O colombiano retornará as pistas da Fórmula Indy num carro em homenagem a Peter Revson, que conquistou a pole das 500 milhas de Indianápolis a 50 anos atrás.


Foi anunciado na segunda-feira (5 de abril) apresentou o layout do carro de Juan Pablo Montoya em sua volta as 500 milhas de Indianápolis e à Fórmula Indy. 


O colombiano pilotará o carro #86 da Arrow McLaren SP, tendo a Arrow e a Misson Foods como patrocinadores principais. Num esquema com as laterais brancas e o meio laranja (remetendo vagamente a Conquest Racing), é visado homenagear a conquista de Peter Revson.


Revson foi um piloto americano que fez a grande maioria da sua carreira no automobilismo europeu nos anos 60 e 70, tendo como um dos ápices duas vitórias pela McLaren em 1973. Ele também corria muito esporadicamente na Indy (na época sancionada pela USAC) correndo principalmente pela McLaren. ele conquistou uma vitória em Indy Racing Park em 1969.


Mas seu resultado mais lembrado no mundo da Indy é nas 500 milhas de 1971. Os carros da McLaren vinham muito bem nas voltas lançadas e Peter Revson superou Mark Donohue, Denny Hulme e Bobby Unser para conquistar a pole das 500 milhas de Indianápolis daquele ano.


 

 Na prova daquele ano, Revson foi logo superado por Donohue na largada e esteve um pouco afastado da briga pela liderança da prova, mas conseguiu sobreviver a caótica edição e terminou a corrida no segundo lugar logo atrás de Al Unser. Esse foi o melhor resultado de Revson nas 500 milhas.


Montoya vem captar um pouco desse espírito em sua terceira volta a Indianápolis. Ele não corria na Indy desde 2017, quando pilotou pela Penske e no ano seguinte continuou na equipe mas competindo na IMSA. 

 

Após o encerramento de seu contrato com a Penske, Montoya se alinhou a McLaren para retornar a Indianápolis em seu terceiro retorno. Na sua primeira passagem, ainda na Ganassi em 2000, ele conquistou as 500 milhas de Indianápolis em sua estreia na prova. No ano seguinte ele foi para a Fórmula 1 e, mais de dez anos depois, ele retorna à Indy pela Penske entre 2014 e 2017, conquistando sua segunda 500 milhas em 2015.


Será que sua terceira volta à Indianápolis durará mais tempo, e será que teremos mais uma vitória do colombiano nas 500 milhas?



Confira os pilotos já confirmados para correr na Indy esse ano:

AJ Foyt Racing: Sebastien BourdaisDalton Kellet e Charlie Kimball (500 milhas)

Andretti Autosport: Alexander Rossi, Colton HertaRyan Hunter-ReayJames Hinchcliffe e Marco Andretti (Indy 500 e possíveis provas esporádicas)

Arrow McLaren SP: Félix Rosenqvist e Pato O'Ward

Carlin: Max Chilton (mistos, rua e Indy 500).

Chip Ganassi Racing: Álex PalouMarcus Ericsson, Scott Dixon, Jimmie Johnson (circuitos mistos e de rua) e Tony Kanaan (apenas ovais)

Dale Coyne Racing: Ed JonesRomain Grosjean (circuitos mistos e de rua) e Pietro Fittipaldi (ovais)

Ed Carpenter Racing: Ed Carpenter (apenas ovais) e Rinus VeeKay

Meyer Shank Racing: Jack Harvey e Hélio Castroneves (seis provas)

Paretta Autosport: Simona de Silvestro (500 milhas)

Rahal Letterman Lanigan Racing: Graham Rahal, Takuma Sato e Santino Ferruci (Indy 500)

Team Penske: Josef Newgarden, Scott McLaughlin Simon Pagenaud e Will Power

Nenhum comentário:

Postar um comentário