O espanhol correrá a temporada 2021 da Fórmula Indy no carro #10, no lugar do sueco Felix Rosenqvist, sendo esse o quarto carro anunciado na equipe.

Foi anunciado anteontem (29 de outubro) a contratação do piloto que ocupará o #10 da chip Ganassi Racing na temporada do ano que vem da Fórmula Indy, e ele é o espanhol Álex Palou Montalbo.

Palou segue para sua segunda temporada na categoria. No primeiro ano nos EUA, em sua nova fase da carreira após sair da Europa e passar pelo Japão, o espanhol correu pela Dale Coyne e teve algumas atuações interessantes, incluindo um terceiro lugar em Road America 1 e outros três top 10 mas, muitas vezes, ficava preso no pelotão intermediário e terminou o campeonato no 16º lugar.

Agora é interessante ver como o espanhol se comportará em uma equipe de ponta. O principal problema é que o #10 da Ganassi é um dos carros de ponta mas que os resultados raramente vêm nos últimos anos. Desde o título de Dário Franchitti em 2011 pilotando o #10, nenhum piloto terminou o campeonato entre os cinco primeiros. 
 
O melhor resultado em campeonatos foi justamente o sexto lugar de Félix Rosenqvist no ano passado. Desde 2012, enquanto Scott Dixon conquistou quatro títulos e várias vitórias, os pilotos do #10 conseguiu apenas duas vitórias: Tony Kanaan em Fontana 2014 e Félix Rosenqvist em Road America esse ano.

Muito se fala que a Chip Ganassi, desde a entrada do novo chassi na Indy em 2012, se tornou uma equipe de carro apenas para o Dixon, e muitos pilotos vem meio que "se queimando" correndo no #10, como o brasileiro Tony Kanaan e o inglês Ed Jones. Rosenqvist acabou saindo da equipe após dois anos e saiu meio em alta, mostrando resultados razoáveis levando em conta o histórico do carro.

A Chip Ganassi vem, aos poucos, virando uma equipe semi-grande, onde apenas um carro tem desempenho de realmente equipe grande e deixando os outros carros mais atrás. No entanto, a temporada 2021 é uma boa hora para essa escrita virar, pois a muito possível presença de Jimmie Johnson na equipe e quatro carros de considerável potencial com Marcus Ericsson e Álex Palou para mudar e a equipe voltar aos tempos "áureos" do fim da década de 2000 e início da década de 2010, onde os dois carros da equipe pintavam no pelotão da frente.


Acompanhe aqui os pilotos que já estão acertados para 2021:

AJ Foyt Racing: Sebastien Bourdais
Andretti Autosport: Alexander Rossi 
Andretti Harding Steinbrenner Autosport: Colton Herta
Chip Ganassi Racing: Álex Palou, Marcus Ericsson, Scott Dixon 
Ed Carpenter Racing: Ed Carpenter (apenas ovais), Rinus VeeKay
Rahal Letterman Lanigan Racing: Graham Rahal e Takuma Sato
Team Penske: Josef Newgarden, Scott McLaughlin Simon Pagenaud e Will Power

Nenhum comentário:

Postar um comentário