Dois pilotos conseguiram renovar seus contratos para a temporada seguinte da Fórmula Indy. O bicampeão da Indy 500 Takuma Sato permanece na Rahal Letterman Lanigan Racing e o novato Rinus VeeKay permanece na Ed Carpenter Racing.

Vamos por partes, notícia por notícia:


Takuma Sato renova com a Rahal Letterman Lanigan Racing


Foi anunciado no sábado da prova em St. Petersburg (24 de outubro) que o japonês Takuma Sato permanecerá na RLL por mais um ano no carro #30, com o apoio da Mi-Jack como patrocinadora master do carro.

O piloto que fará 44 anos no início da temporada do ano que vem seguirá para sua décima primeira temporada na categoria, sendo a quinta pela só pela RLL. Nesse ano o japonês voador conseguiu um feito inédito: completou todas as provas em que largou, além de conseguir sua melhor posição em um campeonato da Indy: o sétimo lugar.

Mas o destaque mesmo desse ano foi mesmo o segundo lugar na corrida em Gateway 1 e a segunda vitória nas 500 milhas de Indianápolis, sendo o sétimo estrangeiro a vencer as 500 milhas mais de uma vez. Cada vez mais Sato vem se especializando em corridas ovais.
 
No entanto Takuma Sato já é um dos pilotos mais velhos do grid, mas os resultados razoáveis e principalmente a melhora gradual de desempenho, em conjunto com o apoio financeiro da Panasonic, fazem com que o japonês ainda seja uma ótima escolha de piloto para ocupar equipes de meio de grid. 
 
Ele vem encabeçando esse projeto de expansão lenta e gradual da Rahal Letterman Lanigan que, aos poucos, vai se juntando as equipes de ponta com motor Honda nos resultados consistentes e regulares, fazendo a equipe não se destacar tanto assim nas provas, mas aparecendo bastante na regularidade dos campeonatos.

Rinus VeeKay renova com a Ed Carpenter Racing


E no domingo da prova em St. Petersburg (25 de outubro, as equipes talvez devessem esperar um pouco para anunciar essas coisas, acabam passando direto no meio de tanta coisa que acontece num fim de semana de prova) a Ed Carpenter Racing confirmou a renovação de Rinus van Kalmthout no carro #21 com apoio da Sonax e da Jumbo.

VeeKay teve uma grande passagem pelo Road to Indy onde, basicamente, duelou em todas as categorias com Oliver Askew. Na USF2000 (em 2017) e na Indy Lights (ano passado) ele foi vice-campeão perdendo para Askew enquanto na Pro Mazda (em 2018) ele foi campeão enquanto o americano foi apenas terceiro. Podemos dizer que, na Indy, pelo menos por enquanto, VeeKay vem levando a melhor nesse pequeno duelo onde os dois vinham disputando ponto a ponto pelo título de novato do ano, até a confirmação da concussão em Askew e a ausência dele em Indianápolis Misto 2. 

VeeKay se sagrou novato do ano com uma corrida de antecedência sobre Álex Palou, ficando 51 pontos a frente do espanhol e quase cem pontos a frente de Askew. 

ele chamou bastante atenção principalmente no fim da temporada, quando conseguiu dois Top 10 na rodada dupla de Gateway e chegou entre os cinco primeiros em duas das três corridas em Indianápolis Misto dessa temporada. Na antepenúltima etapa do ano ele conseguiu o único pódio da equipe, fazendo com que apenas a Meyer Shank Racing, a AJ Foyt Racing e a Carlin terminassem o ano sem subir ao pódio.

Nessa segunda temporada espera-se resultados ainda melhores, tendo em vista que o piloto estará bem mais experiente e a estrutura da Ed Carpenter permanecerá a mesma para o ano que vem. Mas, se esse desempenho se concretizará é esperar para ver.


Acompanhe aqui os pilotos que já estão acertados para 2021:

AJ Foyt Racing: Sebastien Bourdais
Andretti Autosport: Alexander Rossi 
Andretti Harding Steinbrenner Autosport: Colton Herta
Chip Ganassi Racing: Álex Palou, Marcus Ericsson, Scott Dixon 
Ed Carpenter Racing: Ed Carpenter (apenas ovais), Rinus VeeKay
Rahal Letterman Lanigan Racing: Graham Rahal e Takuma Sato
Team Penske: Josef Newgarden, Scott McLaughlin Simon Pagenaud e Will Power

Nenhum comentário:

Postar um comentário