O Chevrolet Grand Prix of Detroit presented by Lear mudará de local na temporada de 2023, e agora tem data e traçado definido. Confira todos os detalhes!


Esses detalhes foram anunciados ontem (24 de novembro) em uma conferência com a presença do organizador do GP de Detroit Bud Denker, o prefeito de Detroit Mike Duggan, a presidenta do conselho da cidade de Detroit (equivalente a câmara de vereadores de lá) Brenda Jones, o vice-presidente da divisão de automobilismo da GM Jim Campbell, e o arroz de festa oficial da Indy Josef Newgarden.


Nessa conferência foi mostrado primeiro a data oficial da corrida de 2023, que acontecerá nos dias 2 a 4 de junho, uma semana após a provável data das 500 milhas de Indianápolis. Ainda não se sabe se será uma rodada dupla, pois a escolha de duas corridas no fim de semana dependem de outros fatores internos (ter mais eventos paralelos no circuito, como corridas do IMSA, por exemplo) e externos (como a necessidade de ter duas provas para suprir uma maior quantidades de corridas na temporada).


O segundo detalhe foi o lugar, que já não era nenhum segrado. O circuito ficará bem próximo ao Renassaince Center, que é a sede da GM Motors nos EUA e passando as margens do rio Detroit, na divisa com o Canadá, além de utilizar o grande SP Parking como área de padoque e pits.


No entanto, vimos o circuito completo, que é o da primeira imagem. O circuito é razoavelmente pequeno, com apenas 1,7 milha ou cerca de 2,7 quilômetros, sendo o menor circuito de rua do calendário em 2023 e um pouquinho menor que o circuito de Exhibition Place em Toronto. Essas dimensões são bem diferentes do antigo circuito de Detroit, que era gigantesco com mais de 2,5 milhas e era mais travado.


O circuito lembra vagamente Toronto, tendo curvas de 90 graus, uma reta grande de quase um quilômetro seguida de uma curva bem lenta, e uma área de box bem pequena. Essas são as únicas coincidências, pois o novo circuito de Detroit tem curvas bem mais agudas, que prometem um circuito mais lento e com dirigibilidade menos fluida.


Um último ponto interessante do novo circuito de Detroit, que são os boxes. Como a área para montagem dos boxes é bem pequena, eles serão diferentes dos boxes que vemos na temporada, onde os pits para as paradas ficarão dos dois lados da área do pit lane. Assim, teremos os pits de metade do grid à direita e metade à esquerda.


Esse tipo de boxes é bem comum em ovais bem curtos, com menos de meia milha. Quando esse tipo de circuito recebe uma categoria com muitos carros e com uma prova longa o suficiente para ter paradas regulares, eles adotam essa medida. Um exemplo é quando o circuito de Berlin Raceway, que tem 0,42 milhas (cerca de 700 metros) recebe corridas da ARCA, e seus boxes dividem como da imagem abaixo.


O tipo de box é uma novidade na Indy moderna e, com certeza, pode dar uma boa bagunça quando houver uma bandeira amarela em que todo mundo tem de ir aos boxes. Não é uma solução ideal, mas a área não tem muitos espaços para boxes desde quando a CART corria perto nos anos 90.


Essas foram as novidades, sendo esse a primeira etapa da temporada de 2023 a ser completamente confirmada. Nem a Indy 500 de 2023 tem suas datas definidas. Isso é importante pois mostra a vontade de Detroit em receber a Indy e com um grande tempo de preparo, pois agora a cidade terá mais de um ano e meio para preparar o novo circuito e tudo dar certo.

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