Em fim de semana dominado por Christian Brooks, o pernambucano Kiko Porto conseguiu bons resultados em St. Petersburg assumindo a vice-liderança.

Kiko Porto largando da ponta.

Para conferir o resultado da Lights eles estão aqui, e os resultados da Indy Pro 2000 estão aqui.

 

Nesse sábado aconteceu as duas corridas da segunda etapa da USF2000, com a terceira corrida do ano acontecendo pela manhã e a quarta corrida no fim do dia. Um dia antes, na sexta-feira, aconteceram os dois treinos classificatórios, os resultados estão aqui.


A primeira corrida começou tranquila nas primeiras curvas, onde os cinco primeiros largaram bem e conseguiram manter suas posições mas Kiko Porto acabou caindo do sexto para o sétimo lugar na curva um por estar por fora na curva um. No entanto, na curva sete que é uma da mais apertadas do circuito, Peter Vodanovich (Jay Howard), Eric Evans (Velocity) e Kent Vaccaro (Miller Vinatieri) fazem um 3-wide e os três vão para o muro. Com a pista bloqueada de carros batidos, Trey Burke (Joe Dooling), Eric Evans (Cape) e Nolan Siegel (DEForce) também batem e abandonam. Bandeira amarela que se tornou bandeira vermelha pouco depois.


A relargada veio quinze minutos depois, na volta quatro, mas não durou nem uma curva quando Michael d'Orlando e Josh Green, terceiro e quarto colocados, se tocam na curva um e d'Orlando capota e abandona enquanto Green vai aos boxes para novo bico. Nova bandeira amarela.


A segunda relargada aconteceu na volta nove (de vinte totais) e, novamente, os pilotos não completam uma volta em verde pois Prescott Campbell (Exclusive) que vinha em sexto, tem problemas de freios e passa reto na curva 14, acionando a bandeira amarela novamente.


A terceira relargada veio na volta doze, com Brooks ainda na liderança, seguido por Round-Garrido, Frazer e Kiko Porto, um pouco mais atrás vinha Sundaramoorthy, que tinha acabado de ultrapassar Pierson, Rowe e Kohlbecker. A corrida finalmente durou o suficiente e tanto Brooks quanto Round-Garrido eram mais rápidos e abriam distância do pelotão, enquanto Frazer segurava Porto e Sundaramoorthy pelo último lugar no pódio.


O brasileiro vinha bem próximo de Frazer e tentou colocar por dentro na curva um da volta quinze, os dois ficaram lado a lado quando eles espalharam um pouquinho e, se aproveitando da abertura, Sundaramoorthy passou ambos e assumi o terceiro lugar, com Frazer em quanto e Porto em quinto.


Porto ainda vinha rápido e tentava ultrapassar Frazer para conquistar mais pontos, mas uma volta depois veio outra bandeira amarela. Bijoy Garg e Jace Denmark brigavam pelo nono lugar, quando Denmark colocou por dentro na curva dez e espalhou na saída da curva, não deixando espaço para Garg que parou na barreira de pneus. Michael Myers vinha mais atrás e não conseguiu desviar de Garg, batendo também. Nova bandeira amarela onde Myers e Garg abandonaram, enquanto Denmark tinha caído para o décimo primeiro lugar, mas foi punido pelo contato com mais 30 segundo em seu tempo e caiu para último.


A bandeira amarela foi mais longa e consumiu todas as voltas restantes da corrida. Com bandeira amarela e quadriculada, Brroks vence, seguido de Round-Garrido e Sundaramoorthy! Kiko Porto tem seu segundo Top 5 do ano com o quinto posto.

Resultados e pódio
 

A segunda prova aconteceu no final da tarde de sábado e foi bem menos acidentada. Bijoy Garg e Kent Vaccaro não largaram devido aos danos causados em seus carros na prova 1, e a corrida teve apenas 24 carros largando.


Na largada, Kiko conseguiu manter a liderança largando da pole, com Brooks logo atrás. Michael d'Orlando passa Josh Green pelo quarto lugar e ambos partem para cima de Matt Round-Garrido, o terceiro. Mais atrás, Myles Rowe passa Sundaramoorthy pelo sexto lugar e lideram o pelotão intermediário.


A corrida seguiu sem incidentes em suas primeiras voltas e, com isso, os carros se espalharam na pista. Porto e Brooks vinham fortes na briga pela liderança e abriam alguma distância para Round-Garrido e d'Orlando. Josh Green não tem o melhor dos desempenhos depois da batida da corrida anterior, vinha segurando Rowe, Sundaramoorthy, Spike Kohlbecker e todos os outros pilotos até o décimo quinto colocado.


Apenas na volta sete (de vinte totais) Rowe conseguiu passar Green na curva um, e Sundaramoorthy aproveitou o embalo também passando green no ponto de ultrapassagem seguinte, a curva quatro. Os dois pilotos vinham rápidos e logo chegaram para pressionar d'Orlando e Round-Garrido pelo terceiro lugar. Vendo o perigo, d'Orlando tenta colocar por dentro de Round-Garrido na curva um da volta nove, não consegue e Rowe aproveita a deixa para colocar por dentro de d'Orlando na curva quatro e assume o quarto lugar.


Duas voltas depois, na volta onze, é a vez de Rowe tentar colocar por dentro de Round-Garrido para realizar a ultrapassagem, espalhar e perder posições para d'Orlando e Sundaramoorthy. Este último e Rowe ficam lado a lado na reta seguinte, onde Rowe erra o ponto de freada da curva quatro e os dois colidem, com ambos abandonando e dando origem a primeira bandeira amarela.


A relargada veio faltando seis voltas para o fim. Porto ainda manteve a frente, mas já vinha sofrendo com o desgaste de pneu, acabou perdendo ritmo e foi ultrapassado por Brooks na curva um da volta 16. O brasileiro chegou a cair um pouquinho mais e ser pressionado por d'Orlando, mas logo retomou o ritmo quando seu adversário também era incomodado pelo quarto colocado e colou novamente em Brooks.


No entanto, já não havia tempo hábil para pressionar e tentar recuperar a liderança. Brooks vence, seguido por Porto, com d'Orlando em terceiro e Round-Garrido em quarto!

Resultados e cerimônia do ""champanhe"".

Com as duas vitórias no fim de semana, Christian Brroks pula do quinto lugar no campeonato para a liderança e, com os resultados ruins de Prescott Campbell, Josh Pierson e Yuven Sundaramoorthy, Kiko Porto pulou do sétimo lugar no campeonato para a vice-liderança, com 74 pontos, 23 atrás de Books e um a frente de Campbell.


O grid da USF2000 finalmente tem um descanso após três semanas seguidas de atividades, e a próxima etapa é apenas daqui a três semanas com a rodada tripla em Indianápolis Misto 1. Até lá!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário