No primeiro dia de atividades do Road to Indy na segunda etapa do campeonato em St. Pete, já tivemos os grids de largada definidos. Os veteranos se deram novamente muito bem na Indy Lights, enquanto o brasileiro Kiko Porto conseguiu uma pole na USF2000 e Enzo Fittipaldi teve batida forte na Indy Pro 2000.

Kiko Porto com seu cheque de mil dólares pela pole.

Vamos categoria por categoria, da menor para a maior:


USF2000

A primeira categoria do Road to Indy já teve seu único treino livre e os treinos classificatórios para as duas corridas que acontecerão amanhã. O os grandes destaques ficam por conta da dupla principal da equipe canadense Exclusive Autosport, os veteranos Christian Brooks e Matt Round-Garrido; pela Cape Motorsports Michael d'Orlando e pelo brasileiro Kiko Porto que corre pela mediana DEForce Racing.


Pela manhã os quatro tiveram entre os cinco primeiros no treino livre. No treino classificatório para a corrida 1, Porto começou bem e assumiu a pole até a bandeira vermelha causada pela rodada de Yuven Sundaramoorthy na curva um. Na volta, Brooks começou a andar mais rápido e fez três voltas mais rápidas seguidas, conseguindo assim a pole. Round-Garrido também virou voltas mais rápidas e assumiu a primeira fila, com d'Orlando em terceiro e Kiko Porto, sem conseguir melhorar muito a volta principalmente por tráfego, ficou com a terceira fila.


No segundo treino classificatório, Brooks vinha novamente com a volta mais rápida do dia até uma bandeira vermelha causada por uma batida de Ely Navarro na curva dez interromper o treino. O treino ele foi reiniciado faltando apenas quatro minutos para seu fim e os pilotos teriam chance de dar apenas mais uma volta rápida na pista. 


Nessa volta única Brooks não conseguiu melhorar seu tempo, mas o brasileiro Kiko Porto conseguiu ser dois centésimos mais rápido que o piloto da Exclusive e pular do quinto lugar para a pole da prova 2. Brooks ficou com o segundo lugar e tanto Round-Garrido quanto o piloto da Turn 3 Motorsports Josh Green conseguiram melhorar seus tempos e assumir a segunda fila, a frente de d'Orlando e Sundarammorhty, que formam a terceira fila.


Essa é a terceira pole do brasileiro na USF2000 sendo que, no ano passado, ele fez a pole de duas provas da rodada tripla em Indianápolis Misto. Será que partindo da pole ele conseguirá sua segunda vitória na USF2000 e se consolidará na briga pelo título?


As duas provas da USF2000 acontecem hoje, uma pela manhã e outra à tarde. Horários e transmissão você pode conferir aqui.


Indy Pro 2000


A segunda categoria do Road to Indy fez um treino livre pela manhã e o treino classificatório de apenas uma de suas duas provas nesse fim de semana pela tarde, com o segundo treino classificatório ficando para hoje as nove da manhã.


No entanto, as duas sessões da categoria hoje foram dominadas por Braden Eves. O campeão da USF2000 do ano retrasado foi o mais rápido na sessão livre pela manhã superando o campeão da USF2000 do ano passado, Christian Rasmussen, e seu arquinimigo na USF2000 de 2019, Hunter McElrea.


No treino classificatório ele também era o mais rápido, sendo o único a dar uma volta abaixo de 1:09 em sua sétima volta, bastante a frente de McElrea, de Rasmussen e de Artem Petrov, que vinha com o terceiro tempo. Isso com nove minutos de treino, até acontecer o grande acidente.


Enzo Fittipaldi vinha em mais um fim de semana de aprendizado, em sua estreia nos circuitos de rua na Indy Pro 2000 e na volta da RP Motorsports USA, que não competiu nos EUA no ano passado. Ele terminou o treino livre em 11º pouca coisa atrás de seu companheiro de equipe, Enaam Ahmed. 


No treino classificatório, Enzo vinha para sua segunda volta rápida até bater forte na curva três. Essa curva é a mais perigosa do circuito de St. Pete, onde alguns pilotos do Road to Indy se machucam por ser uma curva de pé embaixo, bastante ondulada e com o muro colado, uma receita boa para aquelas batidas no muro em ângulos bem complicados que machucam pilotos e destroem carros.


Não há imagens da batida até o momento, mas o carro ficou seriamente danificado e o brasileiro, apesar de alguns machucados, está bem e, se seu carro for consertado durante a noite para as atividades de sábado, ele está liberado para competir. 

 

Lembrando que na Indy Pro 2000, por contenção de gastos, as equipes não trazem dois carros aos circuitos, então a equipe ou deve consertar o carro batido em St. Pete ou trazer um segundo carro da sua fábrica em Indianápolis, a catorze horas de distância. Ambas as situações são bem ruins para Enzo, que terá um fim de semana complicado em St. Pete.


A categoria terá seu segundo treino classificatório pela manhã, com a prova 1 sendo realizada à tarde e a corrida 2 sendo realizada no domingo de manhã.


Indy Lights


A principal categoria de acesso à Fórmula Indy começou diferente na sua segunda etapa em St. Pete, onde a HMD Motorsport, que dominou todo o fim de semana em Barber estava mais apagada e a Andretti Autosport voltou a aparecer mais forte como sempre.


Kyle Kirkwood, o campeão da F-4 USA, da USF2000, da F-3 Americas e da Indy Pro 2000 foi o mais rápido tanto no treino livre como conseguindo a pole para a prova 1, onde quatro dos cinco primeiros no grid da prova 1 são os quatro pilotos da Andretti. O único a se intrometer no quarteto da equipe foi David Malukas, o piloto veterano da HMD.


No treino classificatório da corrida 2 Malukas mostrou ainda mais força e conseguiu a pole da prova 2, com Kirkwood largando logo ao seu lado no segundo lugar. Delvin DeFrancesco e Danial Frost, os dois da Andretti, conseguiram a segunda fila tanto na prova 1 quanto na prova 2.


A terceira corrida da temporada 2021 da Indy Lights acontece no sábado à tarde, enquanto a quarta prova do ano, a corrida 2 de St. Pete, acontece pouco antes da Indy Lights.


Todas essas atividades acontecem em conjunto com a Fórmula Indy, que teve Josef Newgarden como mais rápido no primeiro treino livre. Os horários, transmissão e previsão do tempo pode ser visto no nosso post de horários! Nos vemos nas transmissões, até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário