O neto de Emerson Fittipaldi foi anunciado nessa terça-feira como primeiro piloto da Andretti Autosport with RP Motorsports USA.


A confirmação foi feita nesta segunda-feira (8 de fevereiro), onde o brasileiro também anunciou sua saída da academia de jovens pilotos da Ferrari, focando sua carreira nos EUA. A equipe que ele correrá é uma união da famosa Andretti Autosport com a equipe italiana RP Motorsports USA.

Enzo Fittipaldi volta aos EUA depois de alguns anos, quando correu e foi campeão da divisão de Late Model da NASCAR. A partir daí, ele partiu rumo à Europa e chegou até na fórmula 3, onde obteve um quarto lugar como melhor resultado.

No entanto, mesmo ele tendo conversas com algumas equipes para subir à Fórmula 2, a falta de apoio financeiro atrapalhava a concretização desses acertos. Normalmente muitos pilotos nessa mesma condição se voltam as categorias americanas para continuar avançando na carreira, ainda mais para Enzo que tem família em solo americano e essa transição é ainda mais fácil.

Enzo Fittipaldi correndo de Late Model e sendo campeão em 2011.

Mas a volta dele para os EUA traz uma grande expectativa não só por ser mais um brasileiro no Road to Indy (o segundo até o momento, se juntando a Kiko Porto que corre na USF2000), mas pelo seu acerto com a Andretti em algum nível.

A ligação da Andretti Autosport nas categorias menores e da equipe na Indy é bastante forte, onde muitos dos pilotos que correm na equipe de Michael Andretti na Indy Lights acabam parando na equipe dele na Indy Principal. Os exemplos mais recentes são os de Colton Herta, Zach Veach e Carlos Muñoz. Isso sem contar os vários pilotos que ganharam campeonatos pela Andretti e subiram para a Indy, como os dos últimos campeões da categora: Pato O'Ward e Oliver Askew.

Assim, além da Andretti sempre disputar o título nas categorias do Road to Indy, ainda mais estando em parceria com a RP Motorsports que conseguiu algumas vitórias nos dois anos que ela correu na Indy Pro 2000, abre-se uma porta interna pois Enzo Fittipaldi estará dentro da Andretti Autosport e pode buscar subir dentro da própria equipe sem necessariamente ser obrigado a ganhar títulos e negociar com várias equipes.

Por tanto a Andretti quanto a RP serem equipes com bastante renome na categoria como o próprio Enzo ter uma carreira na Europa o fazem aparecer como um dos favoritos ao título, principalmente porque os três primeiros da categoria esse ano subiram para a Indy Lights.

No entanto poucos pilotos ainda acertaram para correr na Indy Pro 2000 esse ano, principalmente os medalhões Hunter McElrea e Parker Thompson, então tudo ainda pode mudar entre os favoritos. Mas o importante é que o Enzo Fittipaldi e o Brasil estão na briga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário