O Pernambucano renovou com a equipe mexicana-americana para sua segunda temporada na USF2000. Além do brasileiro, a DEForce Racingo contratou mais três pilotos.

 



O anúncio da renovação de Porto veio bem próximo do fim do ano (no dia 30 de dezembro), onde era confirmado que o brasileiro de 17 anos continuaria na USF2000. 

 

Esse será o quarto ano de parceria entre Kiko Porto e a equipe dos irmãos Martinez, sendo esta a equipe que abrigou o brasileiro durante quase toda sua trajetória no automobilismo americano. Porto corre pela DEForce na F-4 USA em 2018 e 2019, onde saiu com o vice-campeonato no ano retrasado.


O pernambucano estreou no Road to Indy o ano passado, correndo pela própria DEForce Racing na USF2000. No entanto, o que era para ser uma temporada completa acabou se tornando apenas cinco etapas da temporada, com Kiko perdendo a etapa inicial em St. Petersburg por não conseguir viajar para os EUA antes das restrições de entrada dos EUA quando a pandemia mundial começou, em março. Além disso, pele também perdeu as três corridas de New Jersey por ter testado positivo para o covid, voltando a correr novamente duas semanas depois na última etapa do ano em St. Petersburg.


Mas nada disso atrapalhou o bom desempenho do brasileiro (quer dizer, atrapalhou, mas nem tanto) pois, correndo pela mediana DEForce Racing ele conseguiu em sua temporada de estreia duas poles em Indianápolis GP além de sua primeira vitória na categoria em St. Petersburg 1 e mais três pódios.


Com esses resultados Kiko Porto conseguiu terminar o campeonato da USF2000 do ano passado entre os dez primeiros mesmo não participando de um terço do campeonato. Esse resultado é bastante expressivo, tendo em vista que ele é o único que não fez a temporada completa e ficou a frente de pilotos que a fizeram. Além disso, o pernambucano terminou a frente de seus dois companheiros de equipe da temporada que se iniciará esse ano:


DEForce Racing também anuncia a contratação de Prescott Campbell, Elysiah Navarro e Nolan Siegel para a USF2000 em 2021


Anunciados nos dias 31 de dezembro, 3 e 4 de janeiro (aparentemente o conceito de 'ano novo' não existe na equipe) a contratação de Nolan Siegel, Elysiah Navarro e Prescott Campbell para correr a temporada do ano que vem da USF2000 pela DEForce Racing.


Siegel, apesar de ter apenas 16 anos, já é um veterano na categoria. Partindo para sua terceira temporada completa, o americano mostrou considerável evolução do ano retrasado, quando terminou o campeonato na antepenúltima posição. Em 2020 correndo pela Jay Howard Driver Development, ele começou bem o ano conquistando até um pódio em Road América, mas foi aos poucos caindo para o pelotão intermediário e, mesmo conseguindo mais um pódio em Mid-Ohio 2, terminou o ano no 13º lugar.

 

Navarro apesar do nome é americano e tem 16 anos. Correu nos karts até 2018 e, desde lá até esse ano, vinha correndo em campeonatos de Fórmula Ford 1600 (aqueles monopostos sem asas) e, nesse ano, ganhou o campeonato da Lucas Oil Racing School de Fórmula Ford, ganhando 75 mil dólares de patrocínio, o suficiente para que ele entrasse na USF2000 pela DEForce Racing esse ano. Não consegui muito mais detalhes sobre ele pois em seu site não consta nada disso além de fotos dele correndo de Fórmula Ford desde 2018, o cheque de 75 mil dólares pelo campeonato na Lucas Oil Racing School e seu telefone de contato para quem quiser patrocinar.


Campbell seguirá para seu segundo ano na USF2000, sendo que no ano passado ele correu pela Exclusive Autosport. Usando o espalhafatoso número 1 em seu carro por ter ganhado a última bolsa da Mazda para estrear nos monopostos americanos, o americano mostrou desempenho mediano durante a temporada, ficando a maior parte dela no pelotão intermediário. Mais próximo do fim da temporada teve uma maior evolução, onde conseguiu um Top 5 e seu único pódio no ano na rodada tripla de New Jersey, terminando a temporada no 11º lugar.


E esses são os atuais quatro carros da DEForce para a temporada. No ano passado a equipe tinha três carros na garagem, mas dois deles tiveram várias mudanças de pilotos e apenas Kiko Porto acabou fazendo a "temporada completa". 


Isso refletiu bastante no final do ano da equipe. Apesar de no final do ano a equipe ter dois bons pilotos ao seu volante e ter conquistado pódios e até uma vitória, ela é frequentemente apontada como equipe mediana na USF2000.


No ano que vem a equipe vem com dois pilotos que mostraram bastante potencial na temporada passada (Porto e Campbell), um piloto jovem mas bastante experiente (Siegel) e uma aposta quase no escuro (Navarro). Será o suficiente para que a equipe dos irmãos Martinez suba às cabeças e desponte no campeonato? Só o tempo dira!

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