Will Power continua conquistando poles na Indy como se precisasse delas para viver
Foto: Chris Jones/INDYCAR

Olá fãs Indyanistas! A Fórmula Indy realizou seu último treino classificatório da temporada e o que se viu no circuito de rua de St. Petersburg foi um festival de trapalhadas, confusões, amadorismos e manchas profundas na categoria. Dentro da pista, Will Power conquistou mais uma pole position, a 62ª da carreira e agora ele se aproxima do recorde de 67 poles que pertence a Mario Andretti. Na disputa do campeonato, Scott Dixon largará em 11° lugar e Josef Newgarden sairá a partir da 8ª posição.


Transmissão


A transmissão do último treino classificatório da temporada costuma ser uma das partes mais importantes da decisão do campeonato e geralmente reserva surpresas interessantes aos telespectadores. Porém, em 2020, a Fórmula Indy e a NBC conseguiram estragar a experiência de entretenimento dos fãs em praticamente todas as partes do mundo, incluindo os Estados Unidos. Tudo por causa da transmissão ficar restrita apenas aos assinantes do NBC Sports Gold e somente nos Estados Unidos. Essa restrição provocou grande revolta dos fãs da categoria nas redes sociais em diversos países, incluindo o Brasil.


Muro como vilão


No grupo 1 muitos pilotos fizeram contato com o muro e acabaram perdendo tempo precioso nas voltas finais. Foi o caso de Scott McLaughlin e Takuma Sato. Marco Andretti bloqueou Newgarden e perdeu suas duas melhores voltas. Como consequência da punição, Andretti despencou de um medíocre 9° lugar para a melancólica última posição do grid. Os favoritos do grupo conseguiram a classificação com relativa tranquilidade. Exceto Sato que ficou de fora por causa do contato com o muro.


Chilton causa tremenda confusão


No grupo 2 a classificação continuava em ritmo normal como em qualquer fim de semana. Mas os problemas começaram quando Max Chilton causou uma amarela localizada e precisou pagar um drive thru. Na sequência, Chilton continuou provocando problemas na pista e atrapalhando os outros carros. Em uma rodada, Chilton causou mais uma amarela e antecipou o encerramento do grupo 2.


Felix Rosenqvist se assustou com o erro de Chilton e bloqueou Álex Palou. A direção de prova resolveu anular as duas melhores voltas de Rosenqvist e eliminar o carro #10 que havia sido classificado para o Round 2. Na sequência, a direção seguiu punido outros pilotos. Foi o caso de Oliver Askew e Rinus VeeKay pois segundo a direção de prova eles não reduziram a velocidade durante a amarela. E Max Chilton também perdeu sua melhor volta por ter causado toda a confusão.


Com essa salada feita, Conor Daly, que estava eliminado, foi classificado para o Round 2 no lugar de Rosenqvist, e Álex Palou conquistou a vaga em função da punição de VeeKay. Então a Ganassi protestou do resultado em virtude da eliminação de Rosenqvist, e também porque segundo o piloto, os fiscais de pista demoraram muito para sinalizar a bandeira amarela.


Com muitas punições e exclusões de volta, todas as equipes envolvidas realizaram apelações e solicitaram também que excepcionalmente, o Round 2 fosse disputado com 14 carros ao invés de 12, além disso, as equipes questionaram também a cronometragem oficial. A direção de prova averiguou o sistema de cronometragem e não constatou erro porém reiniciou o software da cronometragem. Por causa do reboot da cronometragem, as informações do live timing da Indy ficaram totalmente confusas e dando indicações equivocadas.


Toda essa confusão resultou em mais de meia hora de paralisação para no final das contas não mudar absolutamente nada e muitas punições injustas acabaram sendo aplicadas. Este episódio lamentável demonstrou o total amadorismo da direção de prova da Indy. Uma mancha vergonhosa que somada com o "apagão" da transmissão causou um dos maiores vexames que a categoria já proporcionou em sua centenária história.


Herta brilha no Round 2


Depois da enorme paralisação, o Round 2 começou e estava transcorrendo normalmente. Até que mais uma vez uma rodada causou punição. Dessa vez para Simon Pagenaud. Com a exclusão das duas melhores voltas do francês, o carro #22 despencou para 12°. No final das contas, os dois postulantes ao título foram bastante mal e acabaram eliminados. O grande destaque da sessão ficou para Colton Herta que liderou com autoridade e deu pinta de que vinha fortíssimo para o Fast 6.


Pole de Will Power


No Fast 6 o brilho de Herta se apagou como em um vagalume. O jovem piloto da Andretti atingiu o muro e foi embora da classificação antes do previsto. O protagonismo da Honda caiu no colo de Alexander Rossi, mas o piloto do carro #27 foi superado por uma volta extraordinária e muito arrojada de Will Power. Agora o australiano possui 9 poles em St. Petersburg, 62 poles na carreira e continua faminto para devorar o recorde de poles da categoria que pertence ao lendário Mario Andretti.


Confira o grid de largada para a decisão da temporada 2020 da Fórmula Indy:

Antes da corrida ainda acontecerá um warmup na manhã de domingo para que as equipes realizem os últimos ajustes enquanto que a largada está prevista para às 15h30. Até a próxima!


Saiba mais!


Horários para a decisão da temporada em St. Petersburg


Colton Herta lidera treino livre agitado em St. Petersburg

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