No fim de semana em St. Petersburg, foi anunciado o calendário das três categorias do Road to Indy: USF2000, Indy Pro 2000 e Indy Lights. O grande destaque fica pela ausência da tradicional corrida da Indy Lights no oval de Indianápolis.


Foi anunciado na quinta-feira (22 de outubro) o calendário das três categorias que compõem o Road to Indy: a USF2000, a Indy Pro 2000 e a Indy Lights.

O destaque fica principalmente por conta da principal categoria de acesso à Fórmula Indy. A categoria anunciou dez rodadas duplas, ou seja, vinte corridas, no entanto uma das rodadas duplas ainda será anunciada futuramente. O principal ponto de discussão é que a principal prova da categoria, que é a Freedom 100 realizada no oval de Indianápolis na sexta feira antes das famosas 500 milhas, foi retirada do calendário.

A Andersen Promotions, que organiza todas as categorias do Road to Indy, declarou que a decisão de não acontecer a prova ficou por conta da direção da Indy e do Indianapolis Motor Speedway. Já a INDYCAR, declarou que a não realização da prova da Indy Lights foi decidida para haver maior flexibilidade durante os eventos das 500 milhas, deixando as duas semanas completamente livres para as atividades da Indy.

A corrida é a mais famosa e acompanhada da Indy Lights. Muito famosa principalmente pelas suas chegadas super apertadas, vários vencedores da prova, como Ed Carpenter, Josef Newgarden, Colton Herta, Oliver Askew e Jack Harvey, correm hoje na Indy e nas 500 milhas de Indianápolis. 
 
Os famosos finais da Indy Lights em Indianápolis.

 
A saída de Indianápolis oval fez com que apenas um fim de semana Muitas pessoas, tanto fãs como pilotos da própria Indy e da Indy Lights, se manifestaram contra a saída da prova via Twitter. Pilotos como Kyle Kirkwood (campeão da Indy Pro 2000 que correrá na Indy Lights esse ano) e James Hinchcliffe e Graham Rahal foram alguns deles.

Além disso, foi adicionado uma rodada dupla no circuito de Belle Isle em Detroit. Isso fez com que houvesse uma segunda reclamação dos envolvidos na categoria que é o calendário muito apertado, pois em três oportunidades diferentes a categoria terá quatro corridas no intervalo de uma semana. Depois de uma rodada dupla em Belle Isle todo o grid da Lights no fim de semana seguinte corre em Road America, depois eles correm em Mid-Ohio e na semana seguinte fazem uma rodada dupla em Toronto e, as quatro últimas corridas do ano acontecem no intervalo de uma semana: uma rodada dupla em Portland e uma rodada dupla em Laguna Seca.


E ainda há uma rodada dupla da Indy Lights a ser anunciada. Duas datas são prováveis, com uma rodada dupla podendo ser realizada no novo circuito de rua de Nashville, que estreia na Indy no ano que vem em torno do estádio no Tennessee Titans, ou uma rodada dupla na segunda prova do circuito misto de Indianápolis, em conjunto tanto com a Fórmula Indy como com a NASCAR. Caso a categoria não consiga acordo para correr nas duas provas, ela poderá realizar uma rodada dupla no Thunderbolt Raceway, em New Jersey, em conjunto com a Indy Pro 2000 e a USF2000, mas esse cenário já é mais difícil.


A Indy Pro 2000 e a USF2000 tem calendários praticamente iguais. Ambas as categorias começam duas rodadas duplas em St. Pete e em Barber, partindo para cada uma delas fazer uma rodada tripla no circuito misto de Indianápolis e uma corrida no oval de Lucas Oil Raceway.

Depois, ambas continuam juntas na rodada dupla de Road America e partem para Mid-Ohio e aí começam as diferenças. Enquanto a USF2000 faz uma rodada tripla, a Indy Pro 2000 fará apenas uma rodada dupla, já que a categoria parte para fazer uma prova no circuito oval de Gateway. 
 
As duas categorias se juntam novamente para fazerem uma rodada tripla em New Jersey, sendo esta a etapa final dos dois campeonatos. A etapa final tanto da USF2000 quanto da Indy Pro 2000 será em data e local separado de uma etapa da Indy, o que não acontecia desde 2016. O Thunderbolt Raceway receberá pela segunda vez as duas categorias do Road to Indy, sendo que esse ano decidiu o campeonato tanto da USF2000 em favor de Christian Rasmussen quanto o da Indy Pro 2000 em favor de Sting Ray Robb.


E esse é o calendário do Road to Indy para 2021 até o momento! São calendários com quase vinte corridas (sendo que no caso da Indy Lights com literalmente vinte corridas) e poucos ovais, mas Hey! Pelo menos teremos Indy Lights ano que vem.

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