Newgarden descontou muitos pontos, venceu a última prova, mas não impediu o hexacampeonato de Dixon
Foto: Divulgação/INDYCAR

Olá fãs Indyanistas! Neste domingo terminou a temporada 2020 da Fórmula Indy. A corrida decisiva foi um grande espetáculo a altura das tradições da Indy. Com bandeiras amarelas, reviravoltas e estratégia, todos os ingredientes para uma grande final de temporada. O título ficou nas mãos de Scott Dixon pela sexta vez na história! Na disputa de motores quem levou a melhor foi a Honda! E na corrida a vitória foi de Josef Newgarden!


Outros destaques foram a bela performance de Sebastien Bourdais, que conduziu o carro #14 da AJ Foyt Racing até a quarta posição e cria esperanças de que as coisas podem melhorar em 2021. E também a grande luta para terminar o campeonato dentro do Leader's Circle.


Largada limpa



Na largada todos passaram limpos pela curva 1. Newgarden atacou Bourdais mas não conseguiu fazer a ultrapassagem. McLaughlin não começou bem a prova e despencou para a última posição. Algumas voltas depois da largada, Power ficou lento após errar uma freada. O australiano sujou os pneus e caiu para quarta colocação. Com o declínio de Power, Rossi assumiu a liderança da corrida.



Na volta 7, Newgarden finalmente conseguiu ultrapassar Bourdais porém tomou um X e passou a receber pressão de VeeKay. As coisas só facilitaram para Newgarden quando Bourdais fez sua primeira parada na volta 15. Enquanto isso, Power seguia com muitas dificuldades na pista e segurando muitos carros. No pelotão da frente, que já havia se distanciado de Power, Herta tentou ameaçar a liderança de Rossi, no entanto, o carro #27 conseguiu responder a altura e recuperou uma vantagem segura de mais de 1s.


Na luta do título, Newgarden fez um pit stop na volta 29 enquando Dixon fez sua parada na volta 30. O problemático Power parou na volta 32 e reclamou no rádio que estava com problemas na troca de marchas e no balanço de freio. Ferrucci e Rosenqvist se tocaram e o sueco levou a pior. Imediatamente a Ganassi trouxe o carro #10 para os pits para trocar um pneu furado. Mais alguns pilotos fizeram paradas na volta 33.



Power voltou a frente de Newgarden e tentou abrir passagem. Porém, Newgarden precisou de uma ação muito agressiva para ultrapassar Power e fazer com que o australiano permancesse trancando o caminho dos adversários. Hinchcliffe fazia boa prova e aproveitou para fazer sua parada na volta 34. Sato disputou curva com Ericsson e fez uma bela ultrapassagem. Rossi parou na volta 35.


Sobrou para o HANS



Na volta 37, Power perdeu a traseira do carro e bateu próximo da curva 4. Bandeira amarela! Power não teve pena de violentar seu HANS durante a saída do carro. Os pilotos que estavam no final do grid pararam mais uma vez apostando em estratégias alternativas. A relargada aconteceu na volta 41. Newgarden conseguiu subir para quarto lugar e novamente a amarela foi acionada após Ferrucci bater na curva 2. VeeKay resolveu parar também e entrou no grupo de pilotos com estratégia diferente. Dentro do período de bandeira amarela, Conor Daly aparentemente bateu ou sofreu um furo no pneu traseiro esquerdo e precisou ir para os pits para fazer reparos.



A nova relargada ocorreu na volta 47. McLaughlin rodou e depois foi atingido por VeeKay. Mais uma bandeira amarela na corrida e a situação de vitória começou a surgir para Newgarden. Por outro lado, Dixon ainda permanecia em boa situação na liderança do campeonato. Mais uma relargada, dessa vez na volta 53. Rosenqvist como retardatário estava atrapalhando o líder da prova, Alexander Rossi. Os dois carros se tocaram.


Mais atrás, a luta para garantir 1 milhão de dólares do Leader's Circle (bônus dado aos 22 melhores carros do campeonato) era acirrada. Jack Harvey se envolveu em uma disputa com Pato O'Ward e tirou o pé para não bater. Na sequência, foi atacado por Dixon e perdeu mais uma posição. Logo atrás desse bolo, Askew se estranhou Hunter-Reay e também quase bateu com Harvey. Marco Andretti, desesperado para garantir o milhão para o seu pai, foi ousado pela primeira vez na vida e conseguiu boas ultrapassagens para subir até a sétima colocação.


Também desesperado na luta do campeonato, Newgarden forçou seu ritmo para se aproximar de Hinchcliffe. Para sorte de Newgarden, Colton Herta, que vinha em segundo, errou e foi até a área de escape. Hinchcliffe subiu para segundo e Newgarden para terceiro enquanto Herta mostrou habilidade para voltar rapidamente e sair do episódio com "apenas" duas posições perdidas.



Batalha pelo título


Newgarden parou na volta 66 e garantiu sua estratégia para ir até o final da prova. Rossi e Dixon pararam na volta 67. Depois de voltar com pneus frios, Rossi perdeu o controle do carro na sujeira da pista e bateu no muro. Durante mais uma bandeira amarela, mais pilotos do fundo do grid fizeram paradas.



Colton Herta se aproveitou do caos e assumiu a liderança da corrida. Álex Palou não parou e se posicionou na frente de Newgarden. Outra relargada aconteceu na volta 75. Hinchcliffe atacou Herta e os dois aparentemente se tocaram. Hinchcliffe levou a pior. Mais atrás, Andretti foi tocado por Sato e bateu no muro. Hinchcliffe com avarias no bico acabou rodando e colidiu com Jack Harvey. Mais uma amarela!!!



Durante a bandeira amarela, uma grande nuvem de chuva se aproximou do circuito e começou a cair uma chuva leve na pista. A relargada aconteceu na volta 78. Palou e Newgarden partem com tudo pra cima de Herta e conseguem a ultrapassagem. Newgarden foi mais esperto na manobra e conquistou a liderança da prova. Dixon percebeu que a ultrapassagem de Newgarden poderia ser impactante para o campeonato e passou a atacar no meio de um bolo de carros.



No fim da disputa Dixon ganhou a terceira posição e praticamente sacramentou o título. Oliver Askew bateu na curva e causou mais uma bandeira amarela. Durante a amarela o Pace Car abandonou a corrida duas voltas antes da bandeira verde pois ficou sem combustível!!!



A última relargada da corrida aconteceu na volta 85. O'Ward ultrapassou Dixon e conquistou a terceira posição. Faltando 11 voltas para o final, Palou precisou parar para não ter pane seca e perdeu várias posições. O'Ward herdou a vice liderança e Dixon voltou para o terceiro lugar.


Nas últimas voltas, Herta errou mais uma vez e despencou na classificação. Newgarden conseguiu uma vitória brilhante e que parecia improvável. Entretanto, o triunfo de Newgarden não foi nem de longe o resultado suficiente para tirar o título de Dixon. O neozelandês conquistou seu hexacampeonato na Fórmula Indy.



Classificação da Corrida



Classificação do Campeonato



Classificação de Motores


A Fórmula Indy agora sai de férias e volta somente em março de 2021 e novamente nas ruas de St. Petersburg. Acompanhe todas as notícias da Silly Season aqui no Indy Center Brasil.


Saiba mais!


Cronometragem com defeito, punições e atrasos marcam mais uma pole de Will Power


A nova geração de motores da Indy foi adiada para 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário