Marco Andretti novamente foi o mais rápido em Indianapolis e tenta reverter maldição da família Andretti
Foto: Matt Fraver/INDYCAR

Neste sábado a Fórmula Indy definiu os 9 pilotos que disputarão a pole das 500 milhas de Indianapolis neste domingo. A Honda dominou a parte de cima da tabela de classificação com 8 carros contra apenas 1 Chevrolet de Rinus Veekay. E a equipe soberana foi a Andretti com 4 carros nas 4 primeiras posições do grid provisório. Marco Andretti em primeiro com 231.351 mph, Ryan Hunter-Reay em segundo com 231.330 mph, Alexander Rossi em terceiro com 231.268 mph e James Hinchcliffe em quarto com 231.195 mph.


Se a Honda foi superior, para as equipes da Chevrolet só restou uma coleção de resultados ruins. O primeiro deles foi a Penske e a McLaren ficarem de fora da briga pela pole, e por conta do desempenho muito aquém do esperado, alguns nomes fortes vão largar no fundo do grid. É o caso de Hélio Castroneves em 28° lugar com 228.373 mph, Fernando Alonso em 26° com 228.768 mph, Simon Pagenaud em 25° com 228.836 mph, Tony Kanaan em 23° com 229.154 mph e Will Power em 22° com 229.701 mph.


Treino Livre pela manhã


Logo cedo a pista foi aberta para um último treino livre de uma hora antes da classificação. Como já é costumeiro, a sessão serviu apenas para testes muito pontuais e com poucos carros na pista. E todos os que participaram da atividade eram da Chevrolet. Destaque para a Carpenter com o veterano Ed Carpenter e com Conor Daly fazendo a dobradinha na frente  enquanto o novato Rinus VeeKay não foi para a pista. Enquanto que a Penske mandou apenas Simon Pagenaud e Hélio Castroneves e mesmo assim manteve o desempenho ruim da sexta-feira.


Classificação quente


Ao meio dia do horário de Brasília começou a sessão de classificação. A ordem de entrada dos carros foi definida em sorteio na noite anterior e foi decisiva para que os melhores tempos do dia fossem registrados na parte inicial da classificação pois ao longo do dia a pista foi esquentando cada vez mais e poucas mudanças aconteceram após a primeira tentativa dos 33 carros.


Balanço geral


A equipe Rahal mostrou um trabalho muito competente na classificação e alinhou Takuma Sato em nono lugar com 230.792 mph e Graham Rahal na oitava posição com 230.822 mph, justamente os dois primeiros a entrar na pista. O terceiro carro do time, pilotado por Spencer Pigot, ficou na 12ª colocação com 230.539 mph e não muito distante do pelotão de frente da corrida.


A Carpenter conseguiu um resultado surpreendente com Rinus VeeKay que foi o único Chevrolet a se classificar para a disputa da pole com 231.114 mph na sexta posição. Os companheiros, Ed Carpenter e Conor Daly, fizeram um trabalho razoável e vão largar em 16° e 18° respectivamente. Outra surpresa do dia foi a classificação de Alex Palou em 7° lugar com 231.034 mph enquanto Santino Ferrucci foi apenas 19° e James Davison terminou em 27°.


A Ganassi conseguiu um bom resultado com Scott Dixon em quinto lugar com 231.155 mph. O pentacampeão até tentou lutar contra as Andrettis, entretanto, não conseguiu manter o desempenho constante por 4 voltas. Marcus Ericsson terminou em 13° mas chegou a tentar melhorar seu tempo algumas vezes enquanto Felix Rosenqvist terminou em 14° e não buscou melhorar sua posição no grid.


Pato O'Ward conseguiu um bom 15° lugar enquanto Oliver Askew foi apenas 21° colocado, porém, ambos foram melhores que Alonso. Na Penske, o único carro competitivo foi o de Josef Newgarden em 13° lugar, ainda longe de tentar uma vaga no Fast porém melhor que o resultado vexatório dos colegas de equipe. Mas ainda foi um dia bastante amargo para a equipe. E outro destaque negativo ficou para a Foyt que também teve dalton Kellett em 24° e Charlie Kimball em 29°.


Confira o resultado final do primeiro dia de classificação:

A definição das três primeiras filas das 500 milhas de Indianapolis acontece amanhã às 14h. Até a próxima!


Saiba mais!


Andretti e Honda dominam Fast Friday em Indianapolis


Como ocorrem os treinos classificatórios das 500 milhas de Indianápolis de 2020?

Nenhum comentário:

Postar um comentário