As 500 milhas de Indianápolis esse ano está ocorrendo de uma forma atípica, e os treinos classificatórios, que são um show a parte do evento também ocorrerão. Veja como vai acontecer tanto os treinos de sábado quanto os de domingo na 104ª 500 milhas de Indianápolis.
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Nesse ano não teremos pilotos eliminados, mas ainda teremos emoção. |
Antigamente, mesmo que houvessem apenas 33 carros inscritos na prova havia a chance de algum carro não se classificar pois era obrigatório todos os 33 carros classificados fazerem ao menos uma tentativa nos treinos classificatórios e ter um tempo válido, por mais lento que fosse. Essa regra foi modificada, e não é mais necessário completar ao menos uma tentativa, com os carros se classificando para a prova automaticamente.
Daí você pode pensar: "então qual o motivo de se esforçar tanto na qualificação?" Bem, por duas grandes razões que movem as disputas automobilísticas: mostrar que é melhor que os seus concorrentes e dinheiro. As premiações apenas para a qualificação das 500 milhas de Indianápolis chegará a 150 mil dólares no total, além do pole receber todas as atenções durante uma semana inteira, até o domingo da prova propriamente dita.
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Indianápolis tem uma forma muito estranha de estimular os pilotos: os três últimos colocados recebem, respectivamente, apenas 31, 32 e 33 centavos de premiação. |
Sábado
No primeiro deles, no sábado, os pilotos disputam para ficar entre os nove primeiros, que disputarão a pole no segundo, no chamado Fast Nine. Do 10º ao 33º ficam com suas posições já definidas para o dia 23 de agosto, data da prova.
Esse dia de treinos classificatórios tem no total CINCO HORAS E CINQUENTA MINUTOS. um a um seguindo uma ordem que foi sorteada na sexta, logo após o fim do treino livre de sexta-feira. Durante as qualificações, os pilotos podem usar dois carros diferentes, um principal e um reserva (marcado com um T ao lado do número), em caso de problemas ou opção da equipe. Depois, no fim do treino de sábado, apenas a tentativa do melhor carro de cada piloto permanece, e ele não poderá usar um segundo carro pelo resto do evento.
Assim, quando chegar a vez do piloto, ele tem a opção de ir a pista e fazer sua tentativa ou não ir a pista e pular sua vez. Muitas vezes os carros ainda estão sendo aprontados para a qualificação ou a equipe pensa que aquele não é o momento certo para ir pra pista (por estar muito quente ou ventando muito) e pula sua vez, economizando pneus. O sorteio nesse momento é crucial, pois pode te presentear com uma pista em condições perfeitas de vento e temperatura ou simplesmente te atrapalhar tanto que você é obrigado a pular a sua vez para não gastar pneus à toa. Importante salientar que os resultados de sábado se tornam oficiais a partir do momento que todos os carros foram chamados para entrar na pista e, assim, tiveram pelo menos uma chance de ir a pista para fazer tentativas de qualificação.
Depois que todos os 33 carros foram chamados segundo a ordem de sorteio, cada um pode ir novamente a pista ou não. Caso optem, eles tem de entrar em um sistema de fila, que determinará quem terá o direito de ir a pista tentar se classificar naquele momento.
As filas de classificação: Lane 1 à direita e Lane 2 à esquerda. |
Domingo
No domingo teremos realmente a disputa pela pole das 500 milhas de Indianápolis. Cada um dos nove pilotos classificados no sábado tem apenas uma tentativa de quatro voltas para fazer seu melhor resultado e conseguir o prêmio maior da pole.
A ordem de entrada na pista é definida de acordo com o treino classificatório de sábado, onde o carro com o nono melhor tempo no sábado vai a pista primeiro, depois o oitavo, sétimo e assim por diante até que todos vão à pista.
Ao contrário dos treinos de sábado os pilotos não tem a opção de desistir de sua tentativa para fazê-la mais tarde, sendo que a decisão de qualquer adiamento ou cancelamento fica a cargo da direção de prova. Caso o treino seja adiado e retomado posteriormente, a classificação continua a partir do piloto onde se parou o primeiro treino. Nos casos extremos de ser impossível continuar o Fast Nine mesmo em outro dia (lembrando que há o espaço de sete dias entre o Fast Nine e a corrida, proporcionando uma grande janela para realocar eventos adiados) a pole é definida pelos tempos do primeiro treino classificatório, e o piloto mais rápido do sábado se tornaria o pole das 500 milhas de Indianápolis.
Sage Karam recebendo a bandeirada do diretor de prova (acima) e, na mureta, de Robbie Buhl, um dos sócios da Dreyer & Reinbold Racing |
Agora sim, vamos comentar sobre como ocorrem essas tentativas, pois até isso é um ritual à parte.
Quando um piloto está em sua vez e é liberado para ir para a pista (seja por ser sua vez no sorteio ou sua vez na fila), ele tem o direito de fazer duas voltas de aquecimento (podendo ser três caso a direção de prova escolha assim), e quatro voltas em velocidade total.
A primeira dessas voltas de aquecimento é usada para aceleração, onde o piloto passa a volta toda acelerando até atingir a velocidade de cerca de 220 mph na reta principal; a segunda volta de aquecimento é usada para que o piloto possa perceber as condições da pista, a aderência das curvas e, principalmente, a direção do vento e como isso afeta o carro. A terceira volta de aquecimento normalmente é usada a pedido dos pilotos para a direção de prova, em casos que a mudança climática é muito grande, como no fim ou na chegada de uma chuva ou num aumento muito grande de temperatura ou velocidade do vento.
Depois das duas (ou três) voltas de aquecimento, o diretor de prova balança a bandeira verde e a tentativa começa a valer. O piloto ou a equipe pode abortar a tentativa até a passagem do piloto para fazer a terceira volta e, para sinalizar que o piloto/equipe abortaram a tentativa, um membro da equipe (geralmente o dono ou o engenheiro principal do carro) que, durante toda a tentativa de seu piloto fica no muro da reta principal, próximo a torre de tempos, agita a bandeira amarela, e o piloto pode abortar sua tentativa indo para os boxes naquela volta.
Caso o piloto não aborte, ele recebe a bandeira branca do diretor de prova para sinalizar quando é sua última volta da tentativa e também recebe a bandeira quadriculada, assinalando o fim de sua tentativa. Depois disso ele deve voltar para os boxes imediatamente com o carro o mais próximo da linha de dentro possível, a fim de não atrapalhar o próximo piloto a fazer sua tentativa.
O resultado da tentativa é dado pela média dos tempos das quatro voltas dadas pelo piloto, e esse resultado é utilizado para classificar ou não o piloto na tabela de tempos, e isso compõe uma tentativa de classificação para as 500 milhas de Indianápolis, tanto no sábado quanto no domingo.
Ah sim, a questão do tiro. Além do teor tradicional que o tiro carrega desde o início do século passado, quando eram dados tiros tanto para marcar a largada quanto para marcar a chegada das primeiras corridas americanas, tem como motivo usar um sinal único para não confundir todos que assistem. A bandeira quadriculada é agitada um monte de vezes durante os treinos e, uma agitação a mais ou a menos ninguém nota e, se apenas agitassem a bandeira quadriculada para marcar o fim do treino, é capaz ue muita gente não percebesse que o treino acabou.
Assim, quando se ouvir um tiro durante as 500 milhas, já sabe que o treino acabou.
Bem, é isso. Caso haja mais alguma dúvida basta colocar nos comentários, seja aqui, no facebook ou no twitter, que a gente pesquisa e traz a resposta o mais breve possível.
Vale Ressaltar que o IndyCarCast fará ao vivo a cobertura dos treinos tanto de sábado quanto de domingo. Caso queira acompanhar, basta fazer que nem nós e seguir eles no YouTube. Até mais!!
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