A volta feita por Andretti hoje é a mais rápida em Fast Friday desde Arie Luyendyik em 1996
Foto: Matt Fraver/INDYCAR

Olá fãs Indyanistas! A IndyCar realizou sua Fast Friday no Indianapolis Motor Speedway e o que não faltou foi velocidade, pilotos raspando nos muros e um passeio da Honda sobre a Chevrolet. O mais rápido do dia foi Marco Andretti com 233.491 mph. 


A sessão de hoje foi a primeira com a pressão do turbo liberada para produzir mais potência nos motores (cerca de 700 hp). Logo no começo os carros da equipe Andretti vieram para a pista e deram suas voltas rápidas. Em pouco mais de uma hora de treino, Marco Andretti já estava na liderança e por lá ficou até o final. O foco de todas as equipes foi o acerto de classificação e nem mesmo na famosa happy hour tivemos muitos carros simultaneamente na pista.


Superioridade da Honda


Chamou atenção a disparidade de velocidade entre os carros da Honda e da Chevrolet e também o calor elevado, por volta de 30°, que exigiu um redobrado cuidado com os pneus durante as 4 voltas rápidas. O top 10 teve a presença de 9 carros da Honda contra apenas 1 da Chevrolet. E o contraste ficou visível nas declarações dos pilotos.


“No meio do dia fizemos quatro voltas realmente sólidas”, disse Andretti. “Esse é o calor do dia, certo? Então estamos no caminho certo a percorrer pois se vai fazer calor já estamos preparados", completou. “Está muito difícil controlar o carro com estas velocidades e com essa temperatura”, disse Simon Pagenaud.


Ao contrário do que se imagina, o resultado mais valioso de hoje não foi o do treino livre em si, mas das voltas sem vácuo e da média de 4 voltas dos carros. O resultado das voltas sem vácuo teve Ryan Hunter-Reay também da equipe Andretti como mais rápido com 232.124 mph. E na média das 4 voltas deu Hunter-Reay de novo com 231.263 mph.


Chevrolet escondendo o jogo?


Scott Dixon ficou na terceira posição do dia com 232.290 mph porém nas voltas sem vácuo ele ficou em segundo lugar com 232.027 mph e na média das 4 voltas terminou em quarto com 230.840 mph. Apesar do bom desempenho, ele se mostrou cético sobre a Honda estar em vantagem contra a Chevrolet. “Parece um pouco estranho até agora. É difícil dizer o que a Chevy está tramando", disse Dixon.


O melhor Penske foi Will Power com 231.605 mph na 11ª colocação, no entanto, nas voltas sem vácuo ele foi apenas o 21° colocado com 230.149 mph e o sexto na média de 4 voltas com 230.201 mph. O australiano se mostrou bastante preocupado em figurar no grupo do fast 9. “Se você ficou entre os 10 primeiros, está em boa posição. Especialmente para nós que estamos apenas tentando entrar nos nove primeiros e ficando em 11º (uma posição próxima do top 10), fiquei muito feliz com isso."


Entre os brasileiros, Tony Kanaan foi o 24° com 229.946 mph e Hélio Castroneves foi o 29° com 228.451 mph. Os dois brasileiros apostaram em acertos mais voltados para a constância das 4 voltas e tentando poupar a potência extra para a classificação. “Todos nós temos trabalhado juntos (na Penske), tentando coisas diferentes no carro para garantir que recebamos muitas informações e o que for melhor para cada piloto", afirmou Castroneves.


Confira na imagem abaixo, as melhores médias de velocidade que estão na coluna BLS enquanto que as médias sem vácuo estão na coluna NTS e a classificação das voltas sem vácuo estão na coluna NTR.


Média de 4 voltas


Acompanhe também o top 10 na média das 4 voltas de classificação:

Amanhã acontece mais um treino livre a partir de 9h30 e a classificação começa às 12h. Participe da live do IndycarCast no grupo IndyCar Brasil 2.0 no Facebook.

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