Marco Andretti tenta mais uma vez quebrar a maldição da Família Andretti em Indianapolis
Foto: Chris Jones/INDYCAR

Olá fãs Indyanistas! Finalmente foram definidas as três primeiras filas para as 500 milhas de Indianapolis e com muita emoção na reta final da classificação. A primeira fila ficou composta então por Marco Andretti, Scott Dixon e Takuma Sato. E por fim, o domingo em Indianapolis ainda contou com um treino livre após a classificação que contou com a liderança mais uma vez de Marco Andretti no apagar das luzes e uma rodada de Dixon.


Simulação da RLL


Ao meio dia do horário de Brasília começou o treino livre reservado apenas para os pilotos do Fast 9 onde apenas os dois carros da Rahal Letterman que estavam classificados foram para a pista. Ambos realizaram duas simulações de média de 4 voltas tentando minimizar o desgaste do pneu ao reduzir um pouco a velocidade nas duas primeiras voltas e logo ficou claro que Takuma Sato tinha um bom acerto para a classificação enquanto Graham Rahal não estava nem um pouco tranquilo para a disputa do Fast 9.


Emoção no Fast 9


O Fast 9 começou com Sato vindo para a pista e confirmando a boa performance apresentada mais cedo. O japonês anotou 4 boas voltas na casa de 230 mph e abriu os trabalhos mostrando consistência com uma média de 230.725. Na sequência, Rahal entrou na pista e mostrou um carro que visivelmente estava andando de forma protocolar, com pouca agressividade em função dos ajustes com mais downforce, apesar disso houveram tentativas frustadas de Rahal de bater no muro e sabotar sua classificação.


O terceiro carro a classificar foi Alex Palou e o piloto catalão começou com uma volta fortíssima de 231.901 mph mas o pneu não aguentou o ritmo e decaiu na terceira e na quarta volta virando apenas 228 mph. Apesar da perda de rendimento, Palou conseguiu terminar na frente de Rahal. Em seguida, o único Chevrolet do Fast 9 veio para a pista, pilotado por Rinus VeeKay, e repetiu a estratégia de Sato ao conquistar uma importante média de 230.704 que colocou o holandês na segunda colocação.


O quinto carro a classificar foi Scott Dixon e o neozelandês fez jus ao favoritismo que tinha nas casas de apostas norte americanas. O piloto do carro #9 conseguiu duas excelentes voltas na casa de 231 mph, uma terceira volta boa em 230 mph e uma quarta volta razoável ainda em 230 mph. Com uma média final de 231.051 mph ele assumiu a liderança provisória da classificação.


Após o show de Dixon começou o fiasco da Andretti. Hinchcliffe fez quatro voltas razoáveis porém mais lentas que Sato e VeeKay e terminou com 2229.870 na quarta posição. Logo depois, Alexander Rossi fez quatro voltas terríveis, e ainda piores que as voltas de Rahal, com direito a uma volta de 227 mph que teria tirado Rossi do Fast 9 se fosse feita no sábado.


Chegou a reta final e Ryan Hunter-Reay também deixou a desejar e com uma média de 230.648 mph apenas se colocou na frente de Hinch. E finalmente o último carro entrou na pista. Marco Andretti protagonizou com maestria uma sequência de 4 voltas muito velozes e corajosas para derrotar Dixon por apenas .017 mph na média final.


A pole ficou na garagem da Andretti apesar do resultado ruim dos outros carros e Marco Andretti foi cumprimentado por todos os companheiros e recebeu elogios de muitos ex pilotos nas redes sociais.



Simulação de corrida


Após a classificação, a Indy fez uma pausa de cerca de 1h30 e os carros voltaram para a pista para mais um treino livre já projetando os ajustes necessários para a corrida. Foi nessa atividade que Dixon quase colocou tudo a perder com uma rodada na saída da curva 4 mas que foi consertada com muito talento por parte do pentacampeão pois ele conseguiu evitar os danos no carro.

Dixon mostrou habilidade ao recuperar o carro com um drift e sem bater no muro

Na parte final da sessão, Hélio Castroneves achou grande volta no vácuo e marcou 224.067 mph. O brasileiro foi o primeiro a virar na casa das 224 mph e parecia que seria a volta mais rápida do treino. Porém, apesar da transmissão apressadamente cortar os minutos finais do treino, o soberano do dia, Marco Andretti, conseguiu uma nova volta rápida de 224.122 mph no apagar das luzes e terminar o dia como o mais rápido também na simulação de corrida.

A última sessão de treinos antes da corrida acontecerá na próxima sexta-feira no tradicional Carb Day a partir das 12h. Até a próxima!


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