O russo de 29 anos finalmente conseguirá ascender à principal categoria de acesso à Fórmula Indy pela equipe canadense Exclusive Autosport, que também estreia na categoria.


Foi anunciado ontem (23 de dezembro, o povo não tem muita noção de timing de anúncio no Road to Indy) o piloto do primeiro carro da Exclusive Autosport, equipe estreante na Indy Lights, e ele é o russo Nikita Lastochkin.

Nikita começou a correr nos EUA aos 16 anos, entrando para a Skip Barber Racing School e depois partindo para a F-1600 canadense pela Team Pelfrey no ano seguinte. Depois disso, pela própria Pelfrey, entrou no Road to Indy em 2015, na USF2000 em sua temporada de estreia e entrando para a Cape Motorsports na temporada seguinte. Em 2017, subiu à Pro Mazda onde fez três temporadas em três equipes diferentes: na Team Pelfrey em seu ano de estreia, indo para a Cape Motosports novamente no ano seguinte e, finalmente, entrando na Exclusive Autosport esse ano na Indy Pro 2000.

Apesar de cinco temporadas e mais de 80 corridas no Road to Indy, Lastochkin não ganhou um a corrida sequer. Seus melhores resultados são dois terceiros lugares conquistados nas duas corridas de Road America, pela Pro Mazda em 2017. Essa, aliás, foi sua melhor temporada, onde terminou em quinto no campeonato com oito pilotos disputando temporada completa.
Eles já testaram juntos no último treino coletivo do ano.
Assim, pode-se dizer que o russo é um outsider. Começou relativamente tarde no automobilismo de monopostos, com 24 anos, e tendo como patrocínio a Russkaya Mekhanika, fábrica russo de snowmobiles. No entanto, o patrocínio em si não dá grande aporte financeiro e, em conjunto com um piloto estreante sem resultados muito expressivos, todos a bordo de uma equipe estreante na categoria, tem um conjunto que pode não dar muito certo, principalmente nessa próxima temporada.

Lastochkin já esteve a bordo da Exclusive Autosport no último teste do ano, realizado semana retrasada. Teve, como resultado, o antepenúltimo tempo no total dos dois dias, ficando a frente apenas de Flinn Lazier e Christian Bogle, dois pilotos que correram apenas na USF2000. Essa primeira temporada tem tudo para ser complicada mas, com um trabalho a longo prazo, as coisas podem melhorar.

Ou não.


Confirmados até o momento na Indy Lights:

Andretti Autosport: Robert Megennis, Kyle Kirkwood, Danial Frost.
Belardi Auto Racing: Rasamus Lindh, Toby Sowery.
Exclusive Autosport: Nikita Lastochkin.
HMD Motorsports: David Malukas, Santiago Urrutia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário