O sueco conseguiu sua quarta vitória na categoria e agora é o líder do campeonato da Indy Lights.


A Indy Lights segue para sua segunda prova da temporada após mais de dois meses da corrida de abertura em St. Pete, e nos encaminhamos para mais um embate entre HMD Motorsports (e a Global Racing Group, que é parte da HMD mas gerida por outro dono) versus a andretti Autosport.


A HMD começou um pouco a frente da Andretti, com Danial Frost, Lunis Lundqvist e Benjamin Pedersen, que são mais experientes da HMD, ficaram entre os cinco primeiros nas sessões livres, onde as duas foram lideradas por Frost. Christian Rasmussen se intrometeu no trio da HMD no treino 1 e Sting Ray Robb no treino 2, sendo os únicos da Andretti a conseguir fazer isso nos treinos livres.


Na qualificação por um momento pensamos que o resultado poderia ser diferente, já que na metade da sessão Rasmussen e Robb lideravam pela Andretti, mas ´na última saída para a pista Pedersen assumiu a ponta, mas logo foi superado por Lundqvist. Rasmussen não conseguiu melhorar sua volta no fim do treino, e também foi superado pelo companheiro de equipe Sting Ray Robb, caindo para o quarto lugar. 


Um pouco mais pro meio do grid, Hunter McElrea foi bem e consegui o quinto lugar, enquanto Kyffin simpson foi melhor ainda e conseguiu o sexto lugar no grid com a pequena TJ Speed. Frost foi o piloto que surpreendeu negativamente, ficando no oitavo lugar e tendo de largar da quarta fila.


Corrida

A corrida era prevista para começar uma hora e pouco antes da prova da Indy, mas houve a presença da chuva. A corrida foi atrasada e o começo da prova foi declarado como corrida em asfalto molhado, com todos largando com pneus de chuva. O pole Lundqvist levou o pelotão à bandeira verde depois de duas voltas em bandeira amarela.


Com a largada em fila única, a única ultrapassagem que teve na primeira volta foi de Rasmussen em cima de Robb, que subiu para o pódio no terceiro lugar. além disso, McElrea não largou bem por não ter um bom acerto para chuva, perdendo posições para Kyffin Simpson e Manuel Sulaiman.


As brigas estavam boas por conta da imprevisibilidade da chuva, onde Robb, Simpson e Sulaimán brigavam bastante pelo quarto lugar e Rasmussen pressionava Pedersen pelo segundo lugar, até que Rasmussen rodou sozinho e acabou perdendo tempo para os líderes mas não perdeu o terceiro lugar.


A primeira amarela do dia saiu na volta 5 (de 35 totais), quando Christian Bogle rodu na curva 16 e ficou parado na brita. A bandeira amarela apagou a vantagem de 2,5 segundos de Lundqvist sobre Pedersen. Sob amarela, o resto do grid era Rasmussen, Robb, Simpson, Sulaiman, Frost, Brabham, McElrea, Abel, Roe, Francis Jr., Serravalle e Bogle.


A bandeira verde foi dada na volta 8. No reinício, Frost e Rasmussen tiveram problemas na curva 1 e na curva 2, respectivamente. Frost foi espremido por Brabham na na saída da curva 1, enquanto Rasmussen perdeu o carro nas curvas 2 e 3, indo para a grama e caindo da terceira para a sétima posição.


Na volta 11, com 26 minutos restantes, Sulaiman fez um esforço para passar por Simpson na curva 5, mas não conseguiu completar a ultrapassagem e acabou perdendo rendimento, o que fez com que Brabham passasse a pressioná-lo pelo quinto lugar. Na volta 16, Brabham conseguiu colocar por dentro na saída da curva 5, passando por Sulaiman antes da chicane da curva 8.


Na volta seguinte, Sulaiman e Rasmussen estavam disputando o sexto lugar na Curva 5, quando o nº 28 de Rasmussen fez contato com o nº 59 de Sulaiman. Rasmussen foi pra brita mas conseguiu continuar na prova, no entanto perdeu quase meia volta no processo.


Na volta 18, Brabham continuava sua escalada ao passar por Simpson e subir para o quarto lugar. O australiano nascido nos Estados Unidos ficou 1,6 segundos atrás de Robb pelo último lugar no pódio. Brabham estava chegando em Robb quando rodou sozinho na entrada da curva dois, caindo do quarto para o sétimo lugar novamente, mais de vinte segundos atrás dos líderes.


Frost, McElrea e Ernie Francis Jr. passaram facilmente Sulaiman e seu carro danificado para subir para o sexto, sétimo e oitavo lugares, respectivamente.


Mais na frente do grid as coisas decidiram se acirrar ainda mais. A seis minutos do final, com a pista praticamente seca e pneus mais gastos, Pedersen diminuiu a diferença para o líder Lundqvist. O piloto do Global Racing Group foi claramente mais rápido, diminuindo a diferença para 0,6 segundos com cinco minutos restantes.


Enquanto Pedersen pressionava Lundqvist, outros pilotos lutavam por posição posição. Os australianos  Brabham e McElrea estavam lutando pelo quinto lugar. Faltando dois minutos e meio, os dois se tocaram na curva 5. McElrea errou o ponto de frenagem, atingindo seu companheiro de equipe e danificando sua suspensão dianteira direita. Brabham conseguiu continuar, terminando em sétimo. McElrea não, e abandonou nos boxes.


Lundqvist recebeu a bandeira branca apenas 0,3 segundos antes de Pedersen, que estava bem na caixa de câmbio de seu companheiro de equipe da curva 12 à curva 17, chegando a fazer contato na curva final. Pedersen fingiu ir por dentro antes de ir por fora, cruzando a linha apenas um décimo de segundo atrás do vencedor. Lundqvist vence! Pedersen completa a corrida em segundo com Sting Ray robb em terceiro.


Com a vitória Lundqvist pulou para a ponta do campeonato, nove pontos a frente de Pedersen. Os dois passaram Brabham, que caiu para o terceiro lugar doze pontos atrás de Lundavist, e Sting Ray Robb vem em quarto com 67 pontos.


A próxima etapa é uma rodada dupla no misto de Indianápolis daqui duas semanas. Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário