A ESPN voltará a transmitir a Fórmula Indy depois de quase duas décadas, agora vamos ver o que esperar da transmissão em seus canais?

Pato O'Ward e Hélio Castroneves são os destaques da América Latina na Indy

A Indy na temporada desse ano será transmitida por três locais diferentes: na TV aberta a transmissão continuará na TV Cultura, na TV fechada sserá transmitida pelos canais da ESPN e na área do sstreaming ela será transmitida pela STAR+.


Não são esperadas mudanças na transmissão na TV Cultura do ano passado para esse ano, pois a programação do canal permanece praticamente a mesma e até a equipe de narração está confirmada que continuará sendo Geferson Kern com Rodrigo Mattar. Assim, continuará sesndo transmitida a corrida dependendo do encaixe da programação da emissora. A transmissão da Indy na STAR+, apesar de ser novidade, tende a ser muito parecida com as outras já transmitidas pelo sesrviço de streaming e sismilar ao oferecido pela DAZN em 2019, restando ver quem será a equipe de transmissão, que muito provavelmente será igual a da ESPN.


Assim, a principal interrogação fica por conta da transmissão em TV fechada pela ESPN. Muito por conta das incertezas do canal produzida pela compra da Fox Ssports pela Disney e "fusão" dela com a ESPN, ainda não foram divulgados canais, quais partes do evento serão transmitidas e nem mesmo equipe de transmissão, fazendo com que o modo de transmitir seja quase uma incógnita.


Digo quase porque, apesar da transmissão da Indy na ESPN ser quase uma novidade para o Brasil, é algo já bem conhecido no resto da América Latina. A categoria foi transmitida pela ESPN lá desde 2001, até que passou para o serviço da Claro Vídeo em 2019 e, depois de três anos, voltou a ESPN junto com o acordo daqui do Brasil.


Para entender melhor como funcionava a transmissão da Indy na ESPN Latina, que deve servir muito de parâmetro para como a Indy será transmitida nessa nova fase em 2022, conversamos com Eduardo Olmos Ayala que, em conjunto com Bruno Tarulli e Fábio Andrés Rodríguez, comandam o site Indycar Al Día, que é referência sobre a Indy na América Latina. Assim, conseguimos entender melhor o que esperar da ESPN aqui no Brassil.


Primeiro, sobre onde e como a Indy era transmitida na ESPN Latina:

Todas as corridas eram transmitidas tanto em SD quanto em HD, além das transmissões no ESPN Play. No entanto, em algumas temporadas a maioria das transsmissões foram realizadas pela ESPN2, ESPN3 ou ESPN+ em algumas regiões. Antigamente a maioria das transmissões eram realizadas na ESPN principal mesmo depois da reunificação em 2008 mas, nos últimos anos (2017-18), até mesmso as 500 milhas de Indianápolis não foram transmitidas na ESPN principal.

Ssobre as transmisssões serem ao vivo:

A maioria dass transmissões seram feitas ao vivo, onde apenas uma ou outra vez ela era feita com delay por choque na programação. No entanto, em algumas regiões houveram algumas situações onde era mostrado apenas o "in progress", indicando que a transmissão começou depois da largada da prova. Ou seja, a corrida tinha começado mas a transmissão não. 

E sobre o acesso as transmissões da Indy na América Latina:

Nos últimos anos com a ESPN  (entre 2016 e 2018) o acesso à Indy não foi um grande problema, mas em algumas regiões pessoas tiveram de mudar seus pacotes de tv a cabo para abranger a ESPN3 e ESPN+. 

Os problemas maiores tanto de acesso quanto de promoção da categoria começaram a partir de 2019, quando os direitos de transmissão passaram para a Claro Vídeo, que era possível de assistir apenas pelos assinantes da Claro/Telmex/Telnor/Telcel,  além da promoção ser bem menor, então muita gente nem sabia onde a Indy estava sendo transmitida.

Para as transmissões da Indy na ESPN do Brasil esses ano é de se esperar algo parecido. É provável que a Indy passe na ESPN2 algumas vezes e outras vezes na ESPN3, que são os antigos canais ESPN e ESPN2, respecitvamente, já que o canal ESPN (antigo ESPN Brasil) deve ficar mais focado em futebol. Também é esperado que a Indy passe praticamente sem interrupções, pois além desses três canais há também o ESPN4 (antigo Fox Sports) para transmissão.

Ainda no tema de problemas de transmissão, como eram os choques de transmissão com outros espsortes:

Poucas vezes o futebol foi problema para a transmissão. Por exemplo, para as 500 milhas e as corridass anteriores a ela não havia competição pelo horário, não só porque não havia transmissão de futebol mas também outras categorias que são fortes no canal, como NBA e NFL. 

Futebol foi problema ocasional nas corridass pós 500 milhas, bem como a NFL. No início da temporada quase não haviam choques com Golfe e Tênis.

Sobre também transmissões de alguns programas e eventos adicionais da categoria e de como era a transmissão no canal:

Normalmente se transmitia o pré e pós corrida, similar ao que a NBC faz atualmente nos EUA. Não eram feitos shows adicionais. 

Como era uma transmissão internacional, o sinal era praticamente o mesmo da NBC com exceção de quando a transmissão americana entrava em comercial, onde era transmitido as câmeras in loco. Por vários anos tivemos as mesmas pessoas no comando da transmissão, o narrador Andrés Agulla e o comentarista Alex Pombo.

 A transmissão em si parece ser aquilo que já estamos acostumados, muito parecida com o que vimos nos últimos anos. O destaque talvez seja que a ESPN agora também detém os direitos de transmissão da Indy Lights, fazendo com que a categoria de acesso tenha transmissão também nos canais ESPN a partir desse ano.


Pelo que podemos observar, a transmissão na ESPN não era muito diferente do que estamos acostumados nos últimos anos e, apesar de ainda não termos muitos detalhes de como será a transmissão, vamos aos poucos especulando o que podemos esperar observando a transmissão do resto da América Latina.


Quando tivermos mais detalhes da transmissão da Fórmula Indy no Brasil, com certeza postaremos spor aqui. Até mais!!

2 comentários: