Com uma vitória e um pódio na rodada tripla em New Jersey, o pernambucano está muito próximo do primeiro título do Brasil na USF2000 em mais de vinte anos.


A etapa de New Jersey é a penúltima etapa da temporada 2021 da USF2000. Ela é uma etapa chave não só por estar no final da temporada, mas também por ser uma rodada tripla, sendo três corridas que poderiam decidir o campeonato.


E realmente era decisiva para os dois postulantes ao título da USF2000: o brasileiro Kiko Porto, que é o líder do campeonato, e Michael d'Orlando, vice-líder 21 pontos atrás de Porto. A história todo do campeonato eu contei nesse vídeo aqui.


No entanto, a rodada tripla foi muito fortuita para Kiko Porto. Ele largou da primeira fila e assumiu a liderança passando Christian Brooks por fora. Em contrapartida, Michael d'Orlando conseguiu apenas um lugar na terceira fila e acabou terminando a prova na quinta posição. 


Isso acontece muito devido à pista. Kiko se dá muito bem na pista de New Hampshire, bem como a DEForce Racing tem um ótimo acerto para a pista. Juntando tudo isso a habilidade de Porto em economizar pneus ajudaram muito principalmente na primeira prova. Outra característica importante é a falta de pontos de ultrapassagem na pista, o que fez com que o desempenho não tão bom assim na primeira qualificação de d'Orlando fosse potencializado.


Mas a segunda corrida foi o ponto alto do fim de semana, onde a chuva tinha acabado de parar e a pista estava molhada. D'Orlando se recuperou e conseguiu a pole para a prova 2, enquanto Kiko Porto conseguiu o terceiro lugar no grid mas assumiu o segundo lugar na largada. Na quarta volta ele cosneguiu passar d'Orlando na curva um e enquanto d'Orlando começou a ter grandes problemas com a pista secando aos poucos e ia caindo posições volta após volta.


No fim da prova Myles Rowe que tinha um acerto mais pra pista seca capitalizou e escalou o grid saindo do oitavo lugar para a vitória, deixando Porto em segundo. Em paralelo, d'Orlando caiu para o décimo primeiro lugar no meio da prova e, no fim, alguns pilotos que pararam e conseguiram passá-lo no fim da prova, fazendo-o cair para o 18º lugar. Esse resultado foi importantíssimo para Porto, que já conseguia quase 60 pontos de vantagem para d'Orlando na luta pelo campeonato. 


No entanto, a terceira corrida foi favorável a d'Orlando. Ele largou da pole já com pista seca, enquanto Kiko largou do quarto lugar e na largada ficou encaixotado, caindo para o quinto posto. Na disputa pela vitória com Nolan Siegel, companheiro de equipe de Kiko Porto, os dois se tocaram na nona volta quando Siegel conseguiu passar d'Orlando por fora, e d'Orlando acabou errando, caindo para o quarto lugar.  Kiko Porto também teve problemas na economia de pneus, e caiu para o oitavo lugar na corrida.


Apesar dessa queda de pontos na terceira corrida, a diferença já está bem estabelecida. Kiko Porto sai de New Jersey com 49 pontos de vantagem para d'Orlando sendo que há apenas 66 pontos em disputa na última etapa, uma rodada dupla em Mid-Ohio. Ou seja, para efeitos práticos, basta Kiko Porto fazer 17 pontos em qualquer prova que ele se sagra campeão.


Isso é bem pouvo, o quinto lugar em uma corrida ou duas provas entre os doze primeiros já garante essa quantidade de pontos. Kiko está com a faca e o queijo na mão para o título da USF2000. No entanto, para confirmá-lo teremos que esperar até a primeira semana de outubro, quando a rodada dupla final em Mid-Ohio será realizada! Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário