O mexicano foi o mais rápido no último teste coletivo da Indy antes do fim da temporada, realizado em Portland. Hélio Castroneves foi o sétimo.




Nesse sábado (31 de julho) foi realizado o último teste oficial da temporada 2021 da Fórmula Indy. Ele foi realizado em Portland, que será palco da 14ª corrida dessa temporada, e encerra uma sequência de três testes coletivos que tem o intuito de preparar as principais equipes para as etapas finais do campeonato. O primeiro desses treinos, realizados em Laguna Seca, teve Newgarden com o melhor tempo; enquanto o segundo teste feito em Gateway teve Colton Herta com a melhor marca.


Nesse terceiro treino, tivemos a presença de oito pilotos: os quatro pilotos da Chip Ganassi que correm nos circuitos mistos (Scott Dixon, Álex Palou, Marcus Ericsson e Jimmie Johnson), a dupla da Arrow McLaren SP (Pato O'Ward e Félix Rosenqvist) e a dupla da Meyer Shank Racing (Jack Harvey e Hélio Castroneves). 


Não houve a participação de todos os pilotos porque na Indy cada piloto só pode participar de cinco dias de testes (além dos dois dias abertos de teste, onde todos são obrigados a correr, os testes para as 500 milhas de Indianápolis e dos dois dias de testes selecionados pelas fabricantes de motor e de pneus). Assim, como a maioria dos pilotos da Penske, Rahal, Carpenter, Foyt, Dale Coyne e Andretti decidiram usar seus dias de treinos em Laguna Seca ou Gateway, apenas Ganassi, Arrow McLaren SP e Meyer Shank estiveram presentes.


Esse treino também mostrou uma pequena batalha indireta entre os líderes do campeonato, isso porque os três primeiros colocados estavam presentes nesse treino e, com isso, teríamos uma pequena batalha para ver quem era os mais rápido. 


A maioria dos tempos mais rápidos foram feitos pela manhã, onde as condições de pista eram melhores e as temperaturas ainda não batiam a casa dos 35 graus na temperaturambiente e 55 graus na temperatura da pista. Pato O'Ward, vice-líder do campeonato, venceu essa mini batalha fazendo a melhor marca, com um tempo um décimo mais rápido do dia, sendo um décimo mais rápido que Scott Dixon (o terceiro no campeonato) e que Álex Palou, que é o líder do campeonato.


Mais atrás, entre aqueles que não brigam pelo título esse ano, Jack harvey se destacou com o quarto lugar, pouco a frente de Rosenqvist e Ericsson. Hélio Castroneves, pegando novamente o ritmo do carro da Indy nos circuitos mistos, ficou em sétimo com um tempo muito próximo ao de Ericsson, além de ficar apenas um décimo atrás de seu companheiro de equipe e menos de três atrás de O'Ward, o mais rápido, o que é um ótimo resultado.


Os tempos extra-oficiais apurados pela Racer (tendo em vista que não há telemetria oficial nesse tipo de treino) estão abaixo:


1 P O'WARD McLaren Chevrolet 59.36s
2 S DIXON Ganassi Honda 59.46s
3 A PALOU Ganassi Honda 59.49s
4 J HARVEY Meyer Shank Honda 59.51s
5 F ROSENQVIST McLaren Chevrolet 59.59s
6 M ERICSSON Ganassi Honda 59.62s
7 H CASTRONEVES Meyer Shank Honda 59.62s
8 J JOHNSON Ganassi Honda 60.38s


Além desse e dos outros dois treinos também houve um teste fechado para RC Enerson e a Top Gun Racing, isso porque as regras da Indy também permitem dois dias extras de treinos para novas equipes no campeonato em pistas que não estão no calendário.O primeiro dia, realizado ainda no final de abril, foi usado em Homstead para preparação para a Indy 500, e o segundo dia foi usado ontem em Sebring.


Não houve um report oficial do treino, mas o próprio RC Enerson declarou que foram completadas 100 voltas sem nenhum grande incidente, o que é bem importante para uma equipe novata em preparação para sua primeira corrida. Não foram mencionados tempos obtidos nesse teste.


A próxima atividade da Indy, então, será a próxima corrida que será realizada no novo circuito nas ruas de Nashville. A corrida acontece nesse fim de semana, até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário