O americano foi o mais rápido de onze carros que participaram do treino coletivo em Gateway, que marcou a estreia de Romain Grosjean em um teste de oval oficial na Indy.



O teste foi realizado na quarta-feira (28 de julho) o último teste em oval da temporada regular da Fórmula Indy esse ano, que aconteceu em Gateway, que também será o palco da 13º prova da temporada 2021 da Fórmula Indy. 


Participaram desse teste os quatro carroda da Andretti Autosport (Herta, Rossi, Hunter-Reay e Hinchcliffe), os dois carros da AJ Foyt Racing (Bourdais e Dalton Kellett), dois carros da Ed Carpenter Racing (Ed Carpenter e Rinus VeeKay) um carro da Penske (Scott McLaughlin) e dois carros da Dale Coyne Racing (Ed Jones e Romain Grosjean).


Esse teste é bem importante para o campeonato pois, como a pista de Gateway ainda sediará uma prova esse ano, um teste prévio pode dar grande vantagem no quesito ajuste e assim, a Andretti fez bem em segurar seus pilotos nos testes pré temporada para utilizar esses dias. Isso porque na Indy cada piloto só pode participar de cinco dias de testes (além dos dois dias abertos de teste, onde todos são obrigados a correr, os testes para as 500 milhas de Indianápolis e dos dois dias de testes selecionados pelas fabricantes de motor e de pneus). Todos os quatro pilotos da equipe ainda tinham seus últimos dias livres de treinos e conseguiram bons dados para a 13ª corrida da temporada.


Colton Herta e Alexander Rossi foram os mais rápidos do dia, sendo que Scott McLaughlin, já que a Penske não perde um treino sequer e quase sempre gerencia os dias de testes de seus pilotos para que sempre alguém da equipe esteja na pista, ficou em terceiro. Abaixo está a tabela de tempos:


1 C HERTA Andretti Honda 181.014 mph
2 A ROSSI Andretti Honda 180.723 mph
3 S McLAUGHLIN Penske Chevrolet 180.361 mph
4 E JONES Dale Coyne Honda 180.144 mph
5 R HUNTER-REAY Andretti Honda 180.072 mph
6 J HINCHCLIFFE Andretti Honda 179.426 mph
7 R VEEKAY Carpenter Chevrolet 179.069 mph
8 R GROSJEAN Dale Coyne Honda 177.445 mph
9 S BOURDAIS Foyt Chevrolet 176.748 mph
10 D KELLETT Foyt Chevrolet 176.056 mph
11 E CARPENTER Carpenter Chevrolet 175.644 mph


Mas esse treino teve um segundo ponto muito importante: a estreia de Romain Grosjean nos ovais. O francês estreou na Indy esse ano pela Dale Coyne with Rick Ware Racing para fazer apenas as corridas em circuitos mistos, ou seja, todas menos as provas no Texas, a corrida em Gateway e as 500 milhas de Indianápolis.


No entanto, Grosjean foi gradualmente mudando de mentalidade. Desde as 500 milhas de Indianápolis ele vem cada vez mais adotando a Indy como sua casa, trazendo a sua família para passar algum tempo nos Estados Unidos e cada vez mais se familiarizando com seu futuro estando na Indy.


O último passo para isso se concretizar são os ovais. Ele veio aos poucos cogitando correr nesse tipo de circuito e falava muito em fazer a temporada completa da fórmula Indy em 2022. Mas com os bons resultados que ele obteve nas últimas provas, ele decidiu adiantar e durante o fim de semana em Road America divulgou que correrá no circuito de Gateway no terceiro carro da dale Coyne


Na quarta-feira ele deu o segundo passo rumo aos ovais. Grosjean, com o auxílio de seu companheiro de equipe Ed Jones, deu 166 voltas e teve como melhor volta um honesto 177,445 mph. Esse tempo é apenas três milhas e meia mais lento que o de Herta, e ficou a frente dos dois carros da Foyt e de Ed Carpenter.


Esse resultado é bem importante para ele criar confiança para sua primeira prova no circuito oval, que acontece em Gateway daqui quatro semanas, no dia 21 de agosto.


O próximo teste acontecerá no sábado, dia 31 de julho, com mais oito carros fazendo testes no circuito de Portland, que receberá a antepenúltima prova da temporada 2021 da Fórmula Indy. As corridas voltam no fim de semana que vem, com a primeira corrida no circuito de rua de Nashville no dia 8 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário