Romain Grosjean e Jimmie Johnson começam, aos poucos, a explorar os ovais, programando testes e suas primeiras provas nesse tipo de circuito na Fórmula Indy.


Durante essas quatro semanas sem corridas da Fórmula Indy, muitas equipe aproveitaram não só para adiantar suas negociações da pré-temporada, com Hélio Castroneves acertando para correr a temporada completa do ano que vem, mas também para fazer e programar vários testes.


Dentre esses testes houveram dois que chamaram bastante a atenção dentre os pilotos que já disputam a temporada esse ano, que foi o primeiro teste de Romain Grosjean nos ovais em Gateway e Jimmie Johnson cogitando e fazendo planos para testar nos ovais a fim de correr nas 500 milhas de Indianápolis do ano que vem.


Grosjean deu suas primeiras voltas em um oval ontem (27 de julho) em um teste coletivo em Gateway. Junto com ele nesse teste estavam os quatro carros da Andretti, Sebastien Bourdais e Dalton Kellett pela Foyt e Scott McLaughlin pela Penske.


O francês fará sua estreia nos ovais no fim de agosto, no próprio circuito de Gateway em conjunto com Pietro Fittipaldi, onde ele decidiu fazer sua estreia nos ovais em junho, deu suas primeiras voltas no circuito ontem, levando sua família junto, e fará sua estreia no fim de agosto.


Em um cronograma mas lento mas ainda possível temos Jimmie Johnson. O americano heptacampeão da NASCAR sempre teve muito receio de correr nos ovais de Indy onde criticou algumas vezes a falta de segurança da categoria em temporadas passadas. Nesse ano ele entrou no #48 da Chip Ganassi Racing apenas para correr nos mistos, enquanto Tony Kanaan guiaria esse carro nos ovais.


No entanto, aos poucos, Johnson está se voltando para os ovais. As conversas de sua estreia nos ovais da Indy começou pouco após as 500 milhas de Indianápolis e agora tivemos um primeiro passo concreto: foi anunciado ontem (27 de julho) que ele fará seu primeiro teste em um oval no final de agosto no oval de Homstead-Miami e, dependendo do andar da carruagem, iniciará os planejamentos para fazer sua primeira 500 milhas de Indianápolis no ano que vem.


Esses dois passos parecem naturais e até insignificante, mas é muito importante. Primeiro tivemos um piloto que passou por um grande acidente e grande trauma na Fórmula 1 e também um piloto que sempre teve mutio receio de correr na Indy por causa dos ovais. Isso por causa da fama e das experiências anteriores dos fortes acidentes de ovais da Indy.


Por isso os dois entraram na Indy mas apenas nos mistos. Ambos realmente não planejavam correr em ovais mesmo correndo na Indy, mas vendo os avanços no ambito da segurança e conseguindo observar uma maior segurança e quebra de tabu da categoria nos ovais, estão aos poucos dando os primeiros passos para correr nesse tipo de circuito.


Isso pode ser uma mudança de paradigma para a categoria. Depois de vários pilotos parando de correr nos ovais por acidentes fortes e tragédias acontecendo nesse tipo de circuito, aos poucos eles vão reedtabelecendo a confiança dos pilotos, que é o primeiro passo para uma maior presença dos ovais na Indy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário