Enquanto Kiko Porto dominava e conseguia as duas poles das provas da USF2000, Manuel Sulaimán dominava a Indy Pro 2000 e Danial Frost surpreende dominando a Indy Lights.


Vamos por categorias, da menor para a maior.

USF2000

Em um campeonato cada vez mais embolado, pode-se dizer que foi inesperado tamanho domínio de uma equipe só, e menos esperado ainda foi que a equipe que conseguiu o domínio foi a DEForce Racing. 

 

Equipe tradicionalmente de meio de grid, a equipe dos irmãos Martinez tem um dos quartetos de pilotos mais experientes da categoria, mas a estrutura ainda é de equipe mediana. No entanto, a DEForce começou muito bem o fim de semana fazendo os dois tempos mais rápidos no treino livre 1 de quinta de manhã e os três mais rápidos do segundo treino livre, na quinta a tarde.


Isso era especialmente bom para o brasileiro Kiko Porto que, além de ir muito bem, tinha seus companheiros de equipe para auxiliar e tirar pontos dos seus concorrentes. Assim, enquanto Kiko Porto fazia os dois melhores tempos, o líder do campeonato Yuven sundaramoorthy (Pabst) estava com um terceiro lugar de melhor tempo, o terceiro colocado Christian Brroks (EXclusive) fazia um quarto lugar no primeiro treino livre, e o quarto colocado Michael d'Orlando fazia um quinto lugar no segundo treino livre como melhor resultado.


Esse bom desempenho se repetiu nos dois treinos classificatórios realizados na sexta-feira. Pela manhã houve apenas uma bandeira vermelha rápida causada faltando quatro minutos para o fim da sessão por uma batida de Michael Myers. No entanto isso não atrapalhou o domínio de Porto, que desde a primeira volta lançada já assumiu a pole e não largou mais, enquanto seu companheiro de equipe Nolan Siegel assumiu o segundo lugar logo depois e ambos formam a a primeira fila da primeira prova.


O segundo treino classificatório realizado na sexta à tarde não foi muito diferente. Porto assumiu a ponta da tabela de tempos desde a primeira volta lançada e, nas duas voltas seguintes apenas melhorou ainda mais seu tempo, consolidando-se novamente na pole. Ele era acompanhado de seu companheiro de equipe Prescott Campbell no segundo lugar até faltar cerca de dois minutos para o fim da sessão, quando Nolan Siegel fez uma volta rápida e passou Campbell pelo segundo lugar no grid.


Entre os postulantes ao título, o quarto colocado Michael d'Orlando (Cape) foi o segundo melhor, conseguindo a segunda fila nas duas provas. O líder do campeonato Yuven Sundaramoorthy largará da terceira fila na prova 1 e da quinta fila na prova 2, enquanto o terceiro colocado no campeonato, Christian Brroks, largará apenas do meio do grid em ambas as provas.

 

Indy Pro 2000

Na segunda categoria do Road to Indy, o domínio maior foi da Juncos Racing. A equipe de Ricardo Juncos começou melhor liderando os primeiros treinos livres com Manuel Sulaimán e Reece Gold. Mais pra frente no fim de semana, a Exclusive Autosport mostrou alguma combatividade, com Artem Petrov e o vice-líder do campeonato Braden Eves fazendo os dois melhores tempos no último treino livre, da sexta de manhã.


À tarde veio o primeiro treino classificatório onde Juncos e Exclusive brigaram pela pole. Apesar de Artem Petrov tentar e até conseguir o segundo melhor tempo, lhe dando a primeira fila do grid da prova 1, Manuel Sulaimán foi  o mais rápido com uma volta voadora faltando seis minutos para o fim do treino, conseguindo a pole. Jacob Abel surpreendeu conseguindo o terceiro melhor tempo, a frente da Juncos de Reece Gold e do líder do campeonato, Christian Rasmussen, que conseguiu apenas o quinto tempo em um grid com doze carros.


Na segunda classificação as coisas foram um pouco mais acirradas. Rasmussen se recuperou e brigou pela pole na metade do treino mas tanto Reece Gold quanto Manuel Sulaimán o superaram em suas voltas finais, formando a primeira fila com Gold em segundo e Sulaimán na pole novamente. Brarden Eves não foi bem, ficando em nono no grid 1 e quinto no grid 2.


Indy Lights

A principal categoria de acesso à Fórmula Indy, que vinha se reduzindo aos três favoritos ao título: Linus Lundqvist, David Malukas e Kyle Kirkwood, teve novos personagens nos treinos. 

 

Os três começaram melhor e lideraram os dois primeiros treinos na quinta-feira mas, na sexta os outros pilotos da Andretti também começaram a brilhar. Robert Megennis liderou o último treino livre do fim de semana, com a dupla da Juncos, Alex Peroni e Toby Sowery, logo atrás.


Na primeira qualificação, de sexta a tarde, as melhores voltas foram marcadas nos últimos cinco minutos de treino e a Andretti Autosport se sobressaiu novamente. Kirkwood vinha como mais rápido mas logo foi superado por Danial Frost, que fez a melhor volta da sessão e ficou com a pole. David Malukas (HMD Motosport) se superou e foi o único a furar a barreira da Andretti conseguindo a primeira fila e, nos últimos momentos, Delvin de Francesco (Andretti) também superou Kirkwood e ficou em terceiro, com Kirkwood em quarto. O líder do campeonato, Linus Lundqvist, ficou com o quinto lugar no grid faltando poucos segundos para o fim do treino.

 

A classificação 2 foi bem parecida com a classificação 1, onde todos melhoraram seus tempos na última volta, a esquadra da Andretti brilhou novamente colocando seus quatro carros entre os cinco primeiros e Danial Frost foi o mais rápido deles, conseguindo a pole no último minuto. Malukas foi o único não Andretti nos cinco primeiros, conseguindo um lugar na primeira fila, seguido por Kirkwood, de Francesco e Megennis. Lundqvist não foi tão bem e ficou em sétimo (num grid com treze carros).


Lembrando que as corridas 1 aconteceram hoje e amanhã teremos a segunda corrida das três categorias. Durante a semana, a partir do domingo, vamos liberando aos poucos os resumos das provas do Road to Indy no fim de semana. Até!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário