Quem assistiu ao GP de Road America da Indy neste domingo (20) viu uma corrida bastante movimentada que culminou na vitória de Álex Palou. O piloto espanhol passou Josef Newgarden nas voltas finais. Na ocasião, o carro de Newgarden apresentou problemas e levou o americano se arrastar em 21º na linha de chegada.


Palou celebra sua segunda vitória na categoria. (Foto: INDYCAR)

Colton Herta não fez uma corrida necessariamente espetacular, mas conseguiu um importante segundo lugar. O pódio foi completado por Will Power, que finalmente parou de sofrer com o azar que o vinha assolando há um bom tempo.


Embora tenha se classificado muito mal, Scott Dixon conseguiu reverter isso na pista ao terminar em quarto, um ótimo resultado na briga pelo campeonato. Romain Grosjean, que enfrentou disputas ríspidas e trabalhos ruins de sua equipe nos boxes, conseguiu ficar com um ótimo quinto lugar.


Estreante na categoria, Kevin Magnussen teve uma corrida complicada. O dinamarquês até chegou a liderar algumas voltas em uma estratégia diferente, mas problemas mecânicos fizeram o dinamarquês encostar seu carro mais cedo.


A largada



O início do GP de Road America viu Josef Newgarden segurando muito bem a dianteira do pelotão, sustentando os ataques pesados de Jack Harvey, que assumia o segundo lugar em cima de Colton Herta. Colton ainda foi superado por Will Power, mas rapidamente deu o troco em uma disputa pesada, com boas divididas.


Os primeiros giros incluíram disputas muito interessantes na pista, com exceção de Newgarden, que disparava na frente. Pouco atrás, Palou começava a imprimir um ritmo muito rápido, colocando-se atrás de Harvey e prometendo um dia de bom desepenho.


Jimmie Johnson provoca a primeira bandeira amarela



Tudo parecia estar tranquilo para Newgarden, mas sua vantagem desapareceu de uma hora para a outra. Isso porque Jimmie Johnson (como já virou tradição) passeou pela grama, perdeu o controle e deu um beijo no muro, além de destrir uma placa de publicidade. 


Com isso, a prova ficou embolada para todos novamente. A relargada veio na volta 19 e, de novo, Newgarden conseguiu descolar do grupo muito bem, segurando os ataques de Palou, Power e Harvey.


Marcus Ericsson traz a segunda bandeira amarela



Diferentemente do que ocorreu em Detroit, Ericsson não se viu com tanta sorte em Elkhart Lake. O piloto sueco pisou na terra, rodou e ficou preso fora da pista, parando a prova novamente.


O acionamento de uma nova bandeira amarela fez com que quase todo mundo fizesse a segunda ida aos boxes. A exceção era Magnussen e Sato, que viravam, respectivamente, líder e vice, com Newgarden em terceiro. No entanto, Newgarden continuava sendo o líder virtual, já que a estratégia de Magnussen e Sato só daria certo se ocorresem acontecimentos específicos, como grandes períodos de bandeira amarela ou uma eventual chegada da chuva.


Newgarden enfrenta problemas no fim



Com quatro voltas para o fim, uma nova amarela era acionada, com Jones quebrando a suspensão e ficando atravessado na parte externa de uma das curvas do circuito.


A relargada trouxe consigo um enredo que praticamente ninguém imaginava. O carro de Newgarden apresentou problemas assim que recebeu a bandeira verde e, muito lento, foi sendo superado pelo grid inteiro, se arrastando na linha de chegada em 21º.


O segundo triunfo de Palou



Com os problemas de Newgarden, Palou viu a vitória despencar do céu. Com isso, o piloto espanhol retoma a liderança no campeonato.


As emoções da temporada 2021 da Indy retornam em duas semanas, com mais uma etapa em circuito misto: o tradicional GP de Mid-Ohio. Até lá!


GP de Road America, Resultado Final:


1 A PALOU Ganassi Honda 1:50:55.053
2 C HERTA Andretti Honda +1.911
3 W POWER Penske Chevrolet +2.985
4 S DIXON Ganassi Honda +3.905
5 R GROSJEAN Dale Coyne Honda +4.714
6 M ERICSSON Ganassi Honda +5.181
7 A ROSSI Andretti Honda +7.722
8 T SATO RLL Honda +7.915
9 P O’WARD McLaren Chevrolet +9.024
10 M CHILTON Carlin Chevrolet +9.373
11 G RAHAL RLL Honda +9.803
12 O ASKEW Carpenter Chevrolet +11.302
13 R HUNTER-REAY Andretti Honda +11.938
14 S McLAUGHLIN Penske Chevrolet +12.193
15 J HINCHCLIFFE Andretti Honda +13.948
16 S BOURDAIS Foyt Chevrolet +14.117
17 J HARVEY Meyer Shank Honda +15.595
18 S PAGENAUD Penske Chevrolet +16.461
19 C WARE Dale Coyne Honda +16.993
20 C DALY Carpenter Chevrolet +17.556
21 J NEWGARDEN Penske Chevrolet +1:30.789
22 J JOHNSON Ganassi Honda +1 volta
23 E JONES Dale Coyne Honda NC
24 K MAGNUSSEN McLaren Chevrolet NC
25 D KELLETT Foyt Chevrolet NC


Nenhum comentário:

Postar um comentário