As duas corridas de Barber foram dominadas pela HMD Motorsport, com a equipe conseguindo os dois primeiros lugares em ambas as provas.

Os resultados da Indy Pro 2000 estão aqui, e os resultados da USF2000 estão aqui.

O fim de semana de abertura da temporada 2021 da Indy Lights foi realizado com uma rodada dupla, com uma corrida no sábado à tarde e outra no domingo pouco antes da corrida da Fórmula Indy vencida por Álex Palou. Os dois grid de largada foram definidos em treinos na sexta-feira, e os resultados você encontra aqui.


A corrida teve uma largada um pouco conturbada. O pole Linus Lundqvist (Global Racing with HMD) saiu ileso mas, logo atrás, David Malukas (HMD) foi tocado por Kyle Kirkwood (Andretti) quando este colocou por dentro na curva um mas não coneguiu segurar o carro, tocando no carro de Malukas. 

 

O piloto da HMD  acabou abandonando ali mesmo, enquanto Kirkwood teve de ir aos boxes para trocar o bico do carro e voltou no fim do pelotão. Bandeira amarela.


A relargada foi dada na volta cinco (de trinta totais)com Lundqvist na ponta, seguido por seu companheiro de equipe Benjamim Pedersen, Toby Sowery (Juncos) e Delvin De Francesco (Andretti). Alex Peroni, Robert Megennis, Danial Frost e Sting Ray Robb completavam o pelotão intermediário, com Christian Bogle, Nikita Lastochkin, Antonio Serravale e Kirkwood no fim do grid.


Na relargada Sowery pressionou Pedersen pela vice-liderança e chegou a colocar por fora do piloto da Global Racing na curva cinco, mas acabou escorregando e ao invés de conquistar uma posição, acabou perdendo o terceiro lugar para Pedersen.


Mais atrás, Kirkwood começava sua corrida de recuperação, passando Serravale pouco depois da largada e Lastochkin na volta seguinte, mas acabou tendo dificuldades para passar Christian Bogle, conseguindo o nono lugar da prova apenas na volta quinze quando Bogle errou na curva sete e o campeão da Indy Pro 2000 de 2019 o passou.


E... Bem, mais nada aconteceu na prova. O circuito de Barber não é muito propício a ultrapassagens, e vários carros tiveram problemas com o sistema de push to pass, fazendo com que a direção de prova da Indy Lights o inativasse para os treinos classificatórios e para as duas corridas. Com isso, De Francesco ficou a prova toda preso atrás de Pedersen, e Robert Megennis segurou meio grid atrás de si sem ser realmente ameaçado.


A Global faz dobradinha em sua prova de estreia na Indy Lights, conde Pedersen chega em segundo e Linus Lundqvist vence!

Resultados e pódio.

 

A segunda prova foi mais movimentada que a primeira. Apesar dos dois primeiros colocados manterem as suas posições na largada, De Francesco acaba errando na curva um e perde três posições caindo para o sexto lugar. Alex Peroni (Carlin) se aproveita e passa não só De Francesco, mas também Sowery, e sobe para o quarto lugar, com o piloto da Juncos em quinto e De Francesco em sexto. Outro piloto da Andretti que largou mal foi Kirkwood, que também contornou mal a curva um e caiu do quinto para o nono lugar.


Ao fim da primeira volta, Malukas liderava seguido por Lundqvist, Megennis, Peroni, Sowery, De Francesco, Pedersen, Frost, Kirkwood, Robb, Lastochkin, Serravale e Bogle.


Depois de algum tempo e com a dificuldade em ultrapassar, os pilotos começam a se espalhar na pista. Malukas abre uma distância segura para Lundqvist, que abre um caminhão de diferença para Megennis, que segurava Peroni, Sowery, De Francesco, Pedersen, Frost e Kirkwood atrás de si.


As coisas permaneceram assim até a volta quinze (de trinta e cinco totais), quando Peroni errou numa troca de marchas da saída da curva sete, ficou lento e foi ultrapassado tanto por Sowery quanto por De Francesco, caindo para o terceiro posto. 

 

O piloto da Juncos era mais agressivo que o piloto da Carlin e, com isso, Sowery pressionava mais Megennis pelo terceiro lugar até que, na volta 26, ele coloca por dentro na curva cinco enquanto Megennis frita os pneus mas consegue manter sua posição. Mais atrás, Kirkwood investe em Frost e, na curva cinco da volta seguinte, consegue a ultrapassagem e assume o oitavo lugar.


A corrida no pelotão intermediário finalmente vai ficando animada. Kirkwood é mais rápido e passa a pressionar Pedersen, que erra na última curva da volta 28 e é ultrapassado em plena reta principal tanto por Kirkwood quanto por Frost. 

 

A cinco voltas do fim, Sowery tentou colocar por dentro de Megenis, com os dois ficando lado a lado na curva dois até Megennis espalhar para cima do piloto da Juncos e os dois se tocarem de leve, com Megennis se dando mal por furar seu pneu traseiro. Ele se arrasta até os boxes e troca os pneus, perdendo duas voltas no processo. Enquanto isso, Sowery estava por fora na curva dois, mas De Francesco aproveitou para se colocar por dentro dos dois carros que se tocavam e assumiu o terceiro lugar, deixando Sowery em quarto.


Kirkwood se aproveitou da confusão e colocou por dentro de Peroni na curva cinco, conseguindo o quinto lugar da corrida. Na última volta, Danial Frost e Benjamin Pedersen se tocam e o piloto de Cingapura fica parado na caixa de brita, abandonando a prova.


Lá na frente, aconteceu nada, David Malukas domina a prova de ponta a ponta e vence, com Lundqvist em segundo e De Francesco em terceiro!

 

Com a vitória e o segundo lugar, Lundqvist é o líder do campeonato com 57 pontos, treze pontos a mais que De Francesco e 17 a mais que o vencedor da segunda prova, David Malukas. A próxima etapa acontece já nesse fim de semana com mais uma rodada dupla em St. Petersburg, até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário