Todos foram definidos nessa sexta-feira. A HMD Motorsports dominou as poles da Indy Lights, Braden Eves e Christian Rasmussen dominaram na Indy Pro 2000 e KikoPorto se destacou no grid de 26 carros da USF2000.


Nessa sexta-feira aconteceram os últimos treinos livres e os treinos classificatórios para as duas corridas desse fim de semana em Barber para todas as categorias do Road to Indy: a Indy Lights, a Indy Pro 2000 e a USF2000.


USF2000

Kiko Porto indo para sua segunda temporada na USF2000 bem mais confiante.

Na primeira categoria do Road to Indy, a USF2000, um grid com 26 carros estava presente para a rodada dupla de Barber, o maior grid da categoria desde 2016.

 

Os treinos livres da categoria foram marcados por ausências, onde a grande maioria dos pilotos não foi à pista nos dois primeiros treinos a fim de economizar pneus e equipamentos para as qualificações e corridas. Assim, a grande maioria dos pilotos andou apenas no último treino livre, realizado nessa sexta-feira de manhã.  Nele, o brasileiro Kiko Porto foi o mais rápido, com seu companheiro de equipe Nolan Siegel logo atrás, num fim de semana onde a DEForce vem muito bem.


A equipe dos irmãos Martinez só foi parada no primeiro treino classificatório, onde o indiano Yuven Sundaramoorthy, sendo sua primeira pole no início de sua terceira temporada na USF2000. Ele largará ao lado de um dos companheiros de Kiko, Prescott Campbell, com os também veteranos Josh Pierson e Michael d'Orlando logo atrás. Jace Denmark, da Pabst Racing, foi o melhor novato com o quinto lugar no grid.


A sessão foi conturbada, com duas bandeiras vermelhas que consumiram quase metade da sessão de vinte minutos. Aliando isso com problemas de tráfego, Kiko Porto não conseguiu repetir os bons desempenhos dos treinos livres anteriores e ficou apenas com o 11º lugar no grid de largada da primeira prova, que acontecerá hoje de manhã.


No entanto, no segundo treino classificatório, ele foi bem melhor. Chegou a fazer o segundo melhor tempo da sessão até a bandeira vermelha causada por uma batida Jackson Lee. Na volta da bandeira verde, Porto melhorou sua volta mas seus companheiros de equipe Nolan Siegel e Prescott Campbell melhoraram mais ainda e ficaram com a primeira fila, tendo Kiko Porto em terceiro e Myles Rowe sendo o melhor estreante, no quarto lugar.

Indy Pro 2000


A categoria intermediária do Road to Indy começou extremamente equilibrada em Barber, com os dez primeiros ficando separados por apenas quatro décimos no último treino livre da categoria, na sexta de manhã. Nesse treino o brasileiro Enzo Fittipaldi se deu melhor no dia e fez o terceiro melhor tempo, pouco atrás dos veteranos Artem Petrov e Hunter McElrea.


No entanto, nos dois treinos seguintes o tráfego e a falta de experiência tanto dele quanto da equipe, que vem retornando ao automobilismo americano esse ano. Isso aliado ao grid muito próximo um do outro esse ano na Indy Pro 2000, e Enzo Fittipaldi conseguiu apenas ficar na sexta fila nas duas sessões classificatórias, pouco a frente de seu companheiro de equipe, Enaam Ahmed, que ficou na sétima fila em ambas as ocasiões.


A primeira sessão classificatória foi dominada pelos veteranos, onde Braden eves, campeão da USF2000 do ano retrasado e que competiu apenas meio ano em 2020 por um forte acidente em Indianápolis, conseguiu a pole com seu companheiro de equipe Artem Petrov logo ao lado. Hunter McElra, vice-campeão da USF2000 ano retrasado, ficou com a segunda fila tendo o estreante Wyatt Brichacek ao seu lado.


Na segunda prova o campeão da USF2000 desse ano, Christian Rasmussen, conseguiu melhorar da primeira sessão e assumiu a pole da segunda prova, com McElrea em segundo. O surpreendente Reece Gold conseguiu o terceiro lugar, pouco a frente de Eves e do mais surpreendente ainda Jacob Abel.

Indy Lights

Lundqvist estreou com tudo na Indy Lights

A principal categoria do Road to Indy veio com um grid de 13 carros para Barber, um pouco maior que nos últimos cinco anos. E, mostrando que a categoria está numa nova fase, a HMD Motorsports ainda vem dominando o grid, fazendo a primeira fila nas duas provas desse fim de semana. No primeiro treino classificatório, o campeão da F-Regional Americas Linus Lundqvist conseguiu a pole, com o veterano David Malukas no segundo lugar, e no segundo treino classificatório eles inverteram: Malukas conseguiu a pole e Lunqvist largando em segundo.


A Andretti Autosport, que consumava dominar o campeonato nos últimos anos, conseguiu só a segunda fila com o campeão da Indy Pro 2000 do ano retrasado Kyle Kirkwood na primeira prova e com o veterano Robert Megennis na segunda prova.


As corridas do Road to Indy começam hoje pela manhã, com uma prova da USF2000 e uma da Indy Pro 2000. Pela tarde haverá uma prova da Lights e a segunda prova da USF2000 e, no domingo, antes da prova da Indy, haverá a segunda prova tanto da Indy Pro 2000 quanto da Indy Lights. Os horários estão todos aqui. Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário