Opa, pessoal, tudo bem? A temporada da Indy está começando e resolvi trazer um quadro que talvez ninguém mais se interesse, mas eu sim: que grifes os pilotos da temporada 2021 da IndyCar estarão usando? Nos anos anteriores, a Sparco, marca italiana de equipamentos para automobilismo, vinha dominando o grid. Será que essa tendência continuará nesta temporada?
Vencedores da Indy 500 que disputarão a edição deste ano. (Foto: IndyCar) |
Vale só ressaltar que não abordamos as sapatilhas, embora muitas equipes não tenham contratos exclusivos de macacões. Ah, e também nos baseamos nas fotos promocionais e nas apresentações durante os testes feitos até aqui.
Vamos ver?
Penske
Como há pelo menos 8 anos, o time de Roger Penske segue vestindo Puma. Nenhuma novidade até aqui. A vestimenta com a marca alemã também envolve sapatilhas e macacões dos mecânicos – na verdade, toda a operação da Penske no automobilismo em geral.
Chip Ganassi
Scott Dixon, Marcus Ericsson e Alex Palou seguirão usando Sparco. Mas aí entra a diferença: para o carro 48, Tony Kanaan também vestirá a marca italiana, mas Jimmie Johnson usará Alpinestars, marca que o acompanhou durante o período de Nascar.
Andretti
Aqui também há um negócio fora do padrão. Enquanto Colton Herta e James Hinchcliffe usarão Sparco, os americanos Marco Andretti, Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay seguem com outra italiana, OMP. Apenas como adendo, na Fórmula E a equipe usa Puma, e na Road to Indy, HR-X.
McLaren SP
Aqui, voltamos ao exemplo de padrão, até porque, assim como na Penske, há apenas uma marca que veste todo mundo: Sparco. Os italianos, inclusive, assinaram recentemente um contrato que oficializa a parceria com toda a operação do time inglês. Naturalmente, Juan Pablo Montoya seguirá os passos de Pato O’Ward e Felix Rosenqvist e também usará a marca.
Rahal Letterman Lanigan
Takuma Sato e Graham Rahal seguem com Sparco. Santino Ferrucci, que correrá a Indy 500 pelo time, vestirá Impact.
Ed Carpenter
Mesmo padrão da Andretti: Ed Carpenter e Conor Daly seguem usando OMP, Rinus VeeKay usará mais uma vez HR-X.
Meyer Shank
Depois de anos usando Sparco, a equipe campeã de endurance passa a vestir seus pilotos Jack Harvey e Helio Castroneves com a americana HR-X.
Dale Coyne
Cansamos de padrão, não é mesmo? Por isso, estamos com uma das equipes mais, digamos, desprendidas do grid. E olha como o negócio é desprendido mesmo: no carro #51, parceria com a Rick Ware Racing, Romain Grosjean até agora testou com macacão da Alpinestars (que também o acompanhou nos tempos de Haas), enquanto Pietro Fittipaldi já se apresentou com um macacão da HR-X, assim como Cody Ware (filho do sócio), no #52.. Já o #19, com Jimmy Vasser e James Sulivan, terá Ed Jones usando Sparco.
Foyt
Na equipe do texano mais querido do mundo, tanto Sebastien Bourdais quanto Dalton Kellett e Charlie Kimball usarão Sparco.
Carlin
Aqui, nada demais: Max Chilton usa Sparco.
Paretta Autosport
Simona de Silvestro seguirá os passos dos colegas que apenas disputarão as 500 Milhas de Indianápolis, e usará HR-X.
Dreyer & Reinbold
Sage Karam normalmente usa Impact. Confesso que não o vi nas transmissões e não vi nenhuma divulgação dele.
CONCLUSÃO
Embora ainda vejamos um predomínio de Sparco no grid, a HR-X está, aos poucos, chegando. Como não a conhecia, vi que é uma empresa nova, que está focada inicialmente em pilotos amadores de endurance, mas que chega na Indy para talvez crescer de patamar. Também podemos especular a volta da Alpinestars, que esteve como fornecedora de macacões pela última vez na Indy em 2018, com a Danica Patrick.
E para você, qual o macacão mais bonito da temporada?
Texto escrito pelo nosso colaborador Filipe Dutra
Nenhum comentário:
Postar um comentário