Opa, pessoal, tudo bem? A temporada da Indy está começando e resolvi trazer um quadro que talvez ninguém mais se interesse, mas eu sim: que grifes os pilotos da temporada 2021 da IndyCar estarão usando? Nos anos anteriores, a Sparco, marca italiana de equipamentos para automobilismo, vinha dominando o grid. Será que essa tendência continuará nesta temporada?


Vencedores da Indy 500 que disputarão a edição deste ano. (Foto: IndyCar)


Vale só ressaltar que não abordamos as sapatilhas, embora muitas equipes não tenham contratos exclusivos de macacões. Ah, e também nos baseamos nas fotos promocionais e nas apresentações durante os testes feitos até aqui. 


Vamos ver?


Penske



Como há pelo menos 8 anos, o time de Roger Penske segue vestindo Puma. Nenhuma novidade até aqui. A vestimenta com a marca alemã também envolve sapatilhas e macacões dos mecânicos – na verdade, toda a operação da Penske no automobilismo em geral.


Chip Ganassi



Scott Dixon, Marcus Ericsson e Alex Palou seguirão usando Sparco. Mas aí entra a diferença: para o carro 48, Tony Kanaan também vestirá a marca italiana, mas Jimmie Johnson usará Alpinestars, marca que o acompanhou durante o período de Nascar. 


Andretti



Aqui também há um negócio fora do padrão. Enquanto Colton Herta e James Hinchcliffe  usarão Sparco, os americanos Marco Andretti, Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay seguem com outra italiana, OMP. Apenas como adendo, na Fórmula E a equipe usa Puma, e na Road to Indy, HR-X.


McLaren SP



Aqui, voltamos ao exemplo de padrão, até porque, assim como na Penske, há apenas uma marca que veste todo mundo: Sparco. Os italianos, inclusive, assinaram recentemente um contrato que oficializa a parceria com toda a operação do time inglês. Naturalmente, Juan Pablo Montoya seguirá os passos de Pato O’Ward e Felix Rosenqvist e também usará a marca. 


Rahal Letterman Lanigan



Takuma Sato e Graham Rahal seguem com Sparco. Santino Ferrucci, que correrá a Indy 500 pelo time, vestirá Impact.


Ed Carpenter



Mesmo padrão da Andretti: Ed Carpenter e Conor Daly seguem usando OMP, Rinus VeeKay usará mais uma vez HR-X.


Meyer Shank



Depois de anos usando Sparco, a equipe campeã de endurance passa a vestir seus pilotos Jack Harvey e Helio Castroneves com a americana HR-X. 


Dale Coyne



Cansamos de padrão, não é mesmo? Por isso, estamos com uma das equipes mais, digamos, desprendidas do grid. E olha como o negócio é desprendido mesmo: no carro #51, parceria com a Rick Ware Racing, Romain Grosjean até agora testou com macacão da Alpinestars (que também o acompanhou nos tempos de Haas), enquanto Pietro Fittipaldi já se apresentou com um macacão da HR-X, assim como Cody Ware (filho do sócio), no #52.. Já o #19, com Jimmy Vasser e James Sulivan, terá Ed Jones usando Sparco.


Foyt



Na equipe do texano mais querido do mundo, tanto Sebastien Bourdais quanto Dalton Kellett e Charlie Kimball usarão Sparco. 


Carlin



Aqui, nada demais: Max Chilton usa Sparco. 


Paretta Autosport



Simona de Silvestro seguirá os passos dos colegas que apenas disputarão as 500 Milhas de Indianápolis, e usará HR-X.


Dreyer & Reinbold



Sage Karam normalmente usa Impact. Confesso que não o vi nas transmissões e não vi nenhuma divulgação dele. 


CONCLUSÃO


Embora ainda vejamos um predomínio de Sparco no grid, a HR-X está, aos poucos, chegando. Como não a conhecia, vi que é uma empresa nova, que está focada inicialmente em pilotos amadores de endurance, mas que chega na Indy para talvez crescer de patamar. Também podemos especular a volta da Alpinestars, que esteve como fornecedora de macacões pela última vez na Indy em 2018, com a Danica Patrick. 


E para você, qual o macacão mais bonito da temporada?


Texto escrito pelo nosso colaborador Filipe Dutra

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário