Colton Herta literalmente dominou o GP de St. Pete. Mesmo com as investidas de Josef Newgarden no fim, o piloto da Andretti conquistou a vitória na primeira prova em circuito de rua do ano. Simon Pagenaud completou o pódio, enquanto Scott Dixon foi quinto.


Herta celebra sua quarta vitória na categoria. (Foto: INDYCAR)


Pilotos como Takuma Sato, Marcus Ericsson e Will Power também tiveram bons desempenhos ao longo da corrida, terminando em sexto, sétimo e oitavo, respectivamente. Rinus VeeKay e Sébastien Bourdais completaram o grupo dos dez primeiros.


A largada


 

Diferentemente do que costuma acontecer em St. Pete, a largada da corrida de hoje não contou com grandes confusões. Colton Herta defendeu bem a liderança dos ataques de Jack Harvey, e de Josef Newgarden, com cada um tentando tomar a liderança por um lado diferente. Logo atrás, Simon Pagenaud tocou de leve com Bourdais, que ficou com o bico da frente um pouco danificado, mas sem a necessidade de ser trocado.


Não demorou muito para que Herta colocasse mais de 2 segundos de vantagem sobre Harvey, o que mostrava que o piloto americano conseguia imprimir um ritmo forte com seus pneus macios. Por outro lado, Pato O’Ward, pole da corrida passada, não apresentava boas primeiras voltas e já virava alvo de ultrapassagens.


Problemas para Jimmie Johnson



Durante a volta 15, Jimmie Johnson acabou ficando preso na barreira de pneus da última curva do circuito. Will Power, Romain Grosjean, Felix Rosenqvist e outros pilotos do fundo do grid foram aos boxes, visando o iminente acionamento de uma bandeira amarela.


Ao mesmo tempo, Max Chilton, único piloto da Carlin, recolhia com problemas mecânicos. A relargada veio somente na volta 22, com o pelotão da frente seguindo na mesma ordem.


O golpe do samurai



Pouco tempo depois, um novo incidente aconteceu, desta vez por conta da disputa entre Takuma Sato e James Hinchcliffe. Sato acabou acertando o piloto canadense, que teve que se arrastar até os boxes para trocar um pneu furado. Mais atrás, Grosjean e Power também tocavam, com o francês esfregando o carro no muro e repetindo o ato na curva seguinte.


No pelotão da frente, Newgarden finalmente passava Harvey na volta 31, aproveitando a primeira curva e logo abrindo margem imensa para o britânico, que segurava um pelotão com Pagenaud, Bourdais, Rahal, Rossi e Dixon.


Rahal e Rossi se estranham na pista



Por volta do 36º giro, Rahal e Rossi se tocaram fortemente, com os dois carros se espalhando, Na ocasião, o piloto da Andretti levou a pior ficando com o carro atravessado na pista. Ainda assim, a direção de prova não deu bandeira amarela e Rossi voltou exatamente entre Herta e Newgarden, o que acabou atrapalhando bastante o piloto da Penske, que perdia contato com o líder da corrida.


Neste momento, quem fazia uma corrida especial era Ericsson. Saindo do fundo do pelotão, o piloto sueco seguia ganhando terreno de forma consistente, obtendo a oitava colocação de VeeKay e já colando em Bourdais na busca pelo sétimo posto.


Mais confusão



Antes da volta 80, surgiu mais uma intervenção do safety-car. O causador da confusão foi Ed Jones, que acertou Hinchcliffe, ficou atravessado na pista e ainda acabou sendo acertado por O’Ward. Por incrível que pareça, somente o próprio Ed Jones ficou pelo caminho.


Após a largada, a recuperação de Power atingiu seu auge. O australiano ultrapassou Bourdais e ainda puxou VeeKay junto, derrubando o francês da Foyt para a décima colocação.


Vitória incontestável de Herta



No fim da prova, Herta viu Newgarden crescer, mas conseguiu controlar sua vantagem para vencer sem maiores sustos nos giros finais. Pagenaud fechou o pódio, com as demais posições no top-10 mantidas.


Na parte de trás, a única mudança considerável tinha Palou como protagonista, que enfrentava problemas e veio a terminar nos boxes na 17ª posição.


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A Fórmula Indy retorna com suas atividades já na próxima semana, com corridas no sábado e no domingo na rodada dupla no oval do Texas. Você poderá acompanhar todas as informações sobre a prova aqui no Indy Center Brasil. Até lá!


Confira a classificação final do GP de St. Pete da Indy:


1 C HERTA Andretti Honda 1:51:51.412
2 J NEWGARDEN Penske Chevrolet +2.493
3 S PAGENAUD Penske Chevrolet +6.150
4 J HARVEY Meyer Shank Honda +8.083
5 S DIXON Ganassi Honda +8.950
6 T SATO RLL Honda +11.680
7 M ERICSSON Ganassi Honda +11.939
8 W POWER Penske Chevrolet +13.236
9 R VEEKAY Carpenter Chevrolet +13.719
10 S BOURDAIS Foyt Chevrolet +15.995
11 S McLAUGHLIN Penske Chevrolet +17.593
12 F ROSENQVIST McLaren Chevrolet +18.564
13 R GROSJEAN Dale Coyne Honda +22.728
14 R HUNTER-REAY Andretti Honda +24.128
15 G RAHAL RLL Honda +24.793
16 C DALY Carpenter Chevrolet +48.160
17 A PALOU Ganassi Honda +1 volta
18 J HINCHCLIFFE Andretti Honda +1 volta
19 P O’WARD McLaren Chevrolet +1 volta
20 E JONES Dale Coyne Honda +1 volta
21 A ROSSI Andretti Honda +2 voltas
22 J JOHNSON Ganassi Honda +5 voltas
23 D KELLETT Foyt Chevrolet NC
24 M CHILTON Carlin Chevrolet NC

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