Colton Herta literalmente dominou o GP de St. Pete. Mesmo com as investidas de Josef Newgarden no fim, o piloto da Andretti conquistou a vitória na primeira prova em circuito de rua do ano. Simon Pagenaud completou o pódio, enquanto Scott Dixon foi quinto.
Herta celebra sua quarta vitória na categoria. (Foto: INDYCAR) |
Pilotos como Takuma Sato, Marcus Ericsson e Will Power também tiveram bons desempenhos ao longo da corrida, terminando em sexto, sétimo e oitavo, respectivamente. Rinus VeeKay e Sébastien Bourdais completaram o grupo dos dez primeiros.
A largada
RETWEET IF YOU'RE WATCHING THE @GPSTPETE ON @NBC!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 25, 2021
We're green for the second @IndyCar race of the season. Stream: https://t.co/THKlb49aWT pic.twitter.com/nft8MwwYCl
Diferentemente do que costuma acontecer em St. Pete, a largada da corrida de hoje não contou com grandes confusões. Colton Herta defendeu bem a liderança dos ataques de Jack Harvey, e de Josef Newgarden, com cada um tentando tomar a liderança por um lado diferente. Logo atrás, Simon Pagenaud tocou de leve com Bourdais, que ficou com o bico da frente um pouco danificado, mas sem a necessidade de ser trocado.
Não demorou muito para que Herta colocasse mais de 2 segundos de vantagem sobre Harvey, o que mostrava que o piloto americano conseguia imprimir um ritmo forte com seus pneus macios. Por outro lado, Pato O’Ward, pole da corrida passada, não apresentava boas primeiras voltas e já virava alvo de ultrapassagens.
Problemas para Jimmie Johnson
Trouble for @JimmieJohnson, who gets stuck in the hairpin turn.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 25, 2021
Watch @IndyCar on @NBC: https://t.co/THKlb49aWT pic.twitter.com/9MCSXzJROl
Durante a volta 15, Jimmie Johnson acabou ficando preso na barreira de pneus da última curva do circuito. Will Power, Romain Grosjean, Felix Rosenqvist e outros pilotos do fundo do grid foram aos boxes, visando o iminente acionamento de uma bandeira amarela.
Ao mesmo tempo, Max Chilton, único piloto da Carlin, recolhia com problemas mecânicos. A relargada veio somente na volta 22, com o pelotão da frente seguindo na mesma ordem.
O golpe do samurai
Takuma Sato hits James Hinchcliffe!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 25, 2021
Hinch has a flat after the contact in turn 1. TV: @NBC. pic.twitter.com/XqiE7mrvFh
Pouco tempo depois, um novo incidente aconteceu, desta vez por conta da disputa entre Takuma Sato e James Hinchcliffe. Sato acabou acertando o piloto canadense, que teve que se arrastar até os boxes para trocar um pneu furado. Mais atrás, Grosjean e Power também tocavam, com o francês esfregando o carro no muro e repetindo o ato na curva seguinte.
No pelotão da frente, Newgarden finalmente passava Harvey na volta 31, aproveitando a primeira curva e logo abrindo margem imensa para o britânico, que segurava um pelotão com Pagenaud, Bourdais, Rahal, Rossi e Dixon.
Rahal e Rossi se estranham na pista
SHEEEEEEESH.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 25, 2021
Alexander Rossi and Graham Rahal get together! 😱 #INDYCAR // @NBC pic.twitter.com/ubWdxZ8uDB
Por volta do 36º giro, Rahal e Rossi se tocaram fortemente, com os dois carros se espalhando, Na ocasião, o piloto da Andretti levou a pior ficando com o carro atravessado na pista. Ainda assim, a direção de prova não deu bandeira amarela e Rossi voltou exatamente entre Herta e Newgarden, o que acabou atrapalhando bastante o piloto da Penske, que perdia contato com o líder da corrida.
Neste momento, quem fazia uma corrida especial era Ericsson. Saindo do fundo do pelotão, o piloto sueco seguia ganhando terreno de forma consistente, obtendo a oitava colocação de VeeKay e já colando em Bourdais na busca pelo sétimo posto.
Mais confusão
oof#INDYCAR // @NBC // https://t.co/THKlb49aWT pic.twitter.com/861W9bz3AT
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 25, 2021
Antes da volta 80, surgiu mais uma intervenção do safety-car. O causador da confusão foi Ed Jones, que acertou Hinchcliffe, ficou atravessado na pista e ainda acabou sendo acertado por O’Ward. Por incrível que pareça, somente o próprio Ed Jones ficou pelo caminho.
Após a largada, a recuperação de Power atingiu seu auge. O australiano ultrapassou Bourdais e ainda puxou VeeKay junto, derrubando o francês da Foyt para a décima colocação.
Vitória incontestável de Herta
RETWEET TO CONGRATULATE @ColtonHerta ON HIS WIN IN THE @GPSTPete!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) April 25, 2021
What do you think of the @FollowAndretti driver's burnout? pic.twitter.com/RG8onYbn5v
No fim da prova, Herta viu Newgarden crescer, mas conseguiu controlar sua vantagem para vencer sem maiores sustos nos giros finais. Pagenaud fechou o pódio, com as demais posições no top-10 mantidas.
Na parte de trás, a única mudança considerável tinha Palou como protagonista, que enfrentava problemas e veio a terminar nos boxes na 17ª posição.
Leia também: AJ Foyt e seu fantástico campeonato de '64!
Leia também: Os cinco melhores circuitos ovais da Indy
A Fórmula Indy retorna com suas atividades já na próxima semana, com corridas no sábado e no domingo na rodada dupla no oval do Texas. Você poderá acompanhar todas as informações sobre a prova aqui no Indy Center Brasil. Até lá!
Confira a classificação final do GP de St. Pete da Indy:
1 | C HERTA | Andretti | Honda | 1:51:51.412 |
---|---|---|---|---|
2 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +2.493 |
3 | S PAGENAUD | Penske | Chevrolet | +6.150 |
4 | J HARVEY | Meyer Shank | Honda | +8.083 |
5 | S DIXON | Ganassi | Honda | +8.950 |
6 | T SATO | RLL | Honda | +11.680 |
7 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +11.939 |
8 | W POWER | Penske | Chevrolet | +13.236 |
9 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +13.719 |
10 | S BOURDAIS | Foyt | Chevrolet | +15.995 |
11 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +17.593 |
12 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | +18.564 |
13 | R GROSJEAN | Dale Coyne | Honda | +22.728 |
14 | R HUNTER-REAY | Andretti | Honda | +24.128 |
15 | G RAHAL | RLL | Honda | +24.793 |
16 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +48.160 |
17 | A PALOU | Ganassi | Honda | +1 volta |
18 | J HINCHCLIFFE | Andretti | Honda | +1 volta |
19 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | +1 volta |
20 | E JONES | Dale Coyne | Honda | +1 volta |
21 | A ROSSI | Andretti | Honda | +2 voltas |
22 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | +5 voltas |
23 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | NC |
24 | M CHILTON | Carlin | Chevrolet | NC |
Baita prova! As 02 provas da Indy na temporada foram muito boas.
ResponderExcluir