Recentemente, o Grupo Bandeirantes fechou negócio para a transmissão das três principais categorias de monopostos da FIA (Fórmulas 1, 2 e 3) e também da Stock Car. Apesar de não haver até o momento confirmação alguma de que a Indy continuará sendo transmitida no BandSports, muitos fãs se perguntam como ficariam os choques de programação da IndyCar com as categorias adquiridas recentemente pelo grupo de comunicação do Morumbi. Pois bem, nós tentaremos analisar isso neste post!


No ano passado, a confirmação da Indy no BandSports ocorreu dias antes da abertura no Texas. (Foto: INDYCAR)

Você já deve saber que o Grupo Bandeirantes fechou recentemente vários acordos de transmissão para 2021 e 2022 tanto na Band como no Bandsports. Segundo as notícias desses acordos, a Band aberta transmitirá todas as corridas da Fórmula 1, enquanto o Bandsports transmitirá os treinos classificatórios e as corridas das categorias de acesso, a Fórmula 2 e a Fórmula 3.

É importante deixar claro que, nas notícias, não se afirma com precisão se serão transmitidos todos os treinos classificatórios nem todas as corridas das categorias de acesso, assim como não mencionam treinos livres, apesar de várias fontes darem a entender que estes também serão transmitidos.

E, para por uma cereja no bolo, a Band confirmou que transmitirá a Stock Car a partir do ano que vem, embora não tenha comentado se os treinos estão incluídos no pacote ou se a categoria será transmitida na Band ou Bandsports.

Também vale mencionar o acordo intricado da Indy com o Grupo Bandeirantes. Até o momento, a empresa não fez qualquer qualquer menção de confirmar ou rejeitar a temporada 2021 da categoria. Ainda assim, não podemos descartar que a transmissão da Indy poderia continuar da mesma forma que esteve no ano passado, com a grande maioria das corridas no canal a cabo Bandsports e apenas as 500 milhas de Indianápolis na Band aberta.

E por último lembramos que, infelizmente, a DAZN devolveu os direitos de transmissão da Fórmula Indy e, portanto, não transmitirá a categoria após dois anos de atividades.

Agora, finalmente começaremos a falar dos choques e das suposições que fizemos para a transmissão da Indy esse ano. Embora não haja confirmação de que a Indy continuará na Band, vaos supor que a transmissão da categoria em 2021 será igual a 2020: apenas a Indy 500 em TV aberta, com o Bandsports transmitindo todas as provas da Indy, todos os treinos classificatórios além do Pole Day e do Bump Day (que acontecem no mesmo dia) da Indy 500 desse ano.

Com isso temos 31 datas da Indy: 16 datas de corridas, 14 datas de treino, uma data de treino e corrida (a corrida 1 e o treino classificatório para a corrida 2 de Detroit), e os Pole e Bump Day.

Dessas datas todas, não existem choques com a Fórmula 1 e suas categorias de acesso, nem da Stock Car em treze delas: nas corridas de Indianápolis GP 1 (que acontece dia 15 de maio), nas 500 Milhas e nos fins de semana de Nashville, Gateway e Indy GP 2 (no dia 14 de agosto). Também não há choques para a transmissão dos treinos classificatórios de St. Petersburg, Road America, Toronto e Laguna Seca.

Existem datas que a Indy choca com os fins de semana de Fórmula 1, mas há a certeza de que não choca horários. As atividades dos fins de semana em Barber, além das corridas de Portland e Long Beach e do Pole e Bump Day da Indy 500 acontecem no mesmo dia da Fórmula 1 ou suas categorias de acesso no domingo, dia no qual todas as atividades destas acabam após a corrida da Fórmula 1 e o horário de término dessas provas não passa de meio-dia, não afetando a transmissão da Indy nesses casos.

Há também o fim de semana no Texas, onde a Indy terá duas provas, uma no sábado a noite e outra no domingo com horário a combinar. Nesse mesmo fim de semana a Fórmula 1 confirmou que haverá corrida mas o local ainda está a definir. No entanto, a não ser que a categoria resolva fazer uma prova extra no continente americano, a prova em nada afetaria e a transmissão da Indy poderia ocorrer normalmente.

Também os choques diretos com as Fórmulas 2 e 3, quando há as transmissões dos treinos classificatórios de Mid-Ohio, Portland e Long Beach. Elas acontecem no mesmo dia das corridas Sprint da F2 (Portland e Long Beach) e da Fórmula 3 (Mid-Ohio) que, apesar de não terem horários confirmados, muito provavelmente chocariam. Daí iria da vontade e traquejo da Band/Bandsports em administrar isso.

Dos choques nos fins de semana de Fórmula 1 só há um que não haverá escapatória. De 11 a 13 de julho acontece a Rodada Dupla em Belle Isle da Indy e, bem próximo, a Fórmula 1 estará correndo no seu GP de Montreal. É um choque direto onde tudo acontece no período da tarde e tudo vira um grande monstro de dor e desespero para o Bandsports. A corrida 1 de Detroit seria diretamente afetada por acontecer no sábado, enquanto a corrida 2 poderia se livrar facilmente se a Band cumprir sua promessa e passar a corrida do Canadá em TV Aberta enquanto a corrida de Detroit 2 da Indy passa na TV fechada.

A Band levou até a Stock junto. (Foto: Divulgação)

E, por último, tem os choques com a Stock Car. Os choques acontecem em quatro domingos: em 25/04 (Indy em St. Petersburg e Stock em Londrina), 11/07 (Indy em Toronto e Stock em Cascavel), 19/09 (Indy em Laguna Seca e Stock em Sta. Cruz do Sul) e 20/06 (Indy em Road America e Stock em Goiânia). Nas três primeiras datas, o choque é menos provável pois, normalmente, a Stock Car realiza suas corridas de domingo no fim da manhã e raramente passando das duas da tarde. Enquanto isso, as corridas em St. Pete, Toronto e Laguna Seca geralmente tem a bandeira verde mais tarde que isso, normalmente após das três e meia da tarde. Como há o choque apenas de Indy e Stock nessas datas, administrar as duas não é difícil, mas lembrando que a Stock não teve seus horários confirmados e que o Bandsports pode mudar essas coisas, então vale ficar de olho!


O maior problema ficaria por conta do fim de semana em Road America, já que a prova sempre começa entre uma e meia e duas da tarde no horário de Brasília, podendo chocar o fim da Stock Car em Goiânia com a corrida da Indy em Road America.

Em suma: tirando o fim de semana de Fórmula 1 no Canadá e três choques de F2 e F3 com treinos classificatórios da Indy, a presença delas em nada afetaria a possibilidade de transmissão da Indy (sendo que muitos desse choques são administráveis); os quatro choques da Stock Car são indefinidos pois a categoria ainda não cravou seus horários, mas se seguir a tendência dos últimos dois anos apenas uma data, a da Indy em Road America, pode ser prejudicada. Ou seja, temos 13 provas completamente livres de choques, duas com choques diretos com a Fórmula 1 (as duas de Detroit) e um potencial choque com a Stock Car (a prova em Road America).


Confira a nossa tabela que resume tudo o que foi explicado: 


Como vocês podem ver, mesmo tendo de especular um pouco no final do texto devido a incertezas de horário (mas usando tendências destes nos últimos anos), a Indy continuaria praticamente ilesa. Como fã da Indy, aprendi muito a desconfiar do Bandsports e sua habilidade de administração dos horários de suas atrações, mas nesse caso, mesmo com um monte de categorias a mais para serem transmitidas, a administração destas continua fácil.

Outra coisa importante que se nota principalmente quando se olha o calendário desse monte de categoria é que, de meio de abril até outubro, haverá muita atividade automobilística no Bandsports. Daí muito se especula: "Será que a presença dessas outras categorias não poderia ajudar na visibilidade da própria Indy, podendo trazer um maior respeito do Bandsports no trato da Indy em sua grade e até ter mais atividades da categoria passando no Grupo Bandeirantes?"

Bem, meu coração diz muito que sim, isso poderia acontecer. No entanto, a realidade olha pra mim e diz "Acorda, maluco! A Band nem anunciou se a Indy vai correr lá mesmo e você acha que vai mudar alguma coisa???"

4 comentários:

  1. A consolidação de categorias na mesma emissora favorece a sinergia do marketing dos patrocinadores e anunciantes.

    ResponderExcluir
  2. A Band é a emissora da decepção. Há anos acompanho a INDY em várias emissoras e ninguém deu a importância que a categoria tem. A Band é mais uma.

    ResponderExcluir
  3. eu acho que esta demorando muito para lançar um Bandsports 2 ou até o Bandsports 3 e acho que isso só vai acontecer em cima da hora, mais isso já tem que acontecer com ou sem Formula Indy Por causa da quantidade de esportes que tem na grade

    ResponderExcluir
  4. só se fizer tipo o sportv fez que e aproveitar o ppville para passar corrida da formula mundial 1999 (Cleveland) aproveitar o ppville da conmebol para ser o ppville da Band e passar as corridas mais seria caro d+ só para passar algumas corridas e espero mesmo caso continue no Bandsports que venha mesmo o Bandsports 2 ou até o Bandsports 3

    ResponderExcluir