A diferença entre Dixon e Newgarden é de 32 pontos. O quão grande é essa diferença? Essa combinação de resultados já aconteceu? Acompanhe tudo isso!
 


Depois dos resultados da Harvest GP, no circuito misto de Indianápolis, a diferença de Scott Dixon para Josef Newgarden caiu de 78 para 32 pontos de diferença. Isso parece muito, ainda mais em uma temporada onde a etapa final não dará pontuação dobrada, mas não é tanto assim. 
 
Antes de tudo é bom esclarecer que: apenas Scott Dixon e Josef Newgarden tem chances de título. O terceiro no campeonato é Colton Herta, mas o americano está 101 pontos atrás de Dixon e, como uma vitória na Indy vale até 54 pontos, ele (e todo mundo que está atrás dele) estão fora da disputa pelo título.

Nas contas, Dixon está 32 pontos a frente de Newgarden. Assim sendo, como o máximo de pontos que se pode fazer em uma etapa é 54 pontos, Dixon precisaria marcar apenas 22 pontos para garantir o título (já que, nos critérios de desempate, Dixon ganha seja no número de vitórias ou no número de segundos lugares). Ou seja, chegando em nono lugar, Dixon é campeão não importando o que Newgarden faça.


Caso Newgarden não ganhe, chegue em segundo lugar, ele marcaria de 40 a 44 pontos (dependendo dos bônus de pole e voltas lideradas) fazendo com que Dixon precisasse marcar apenas de oito (ou seja, um 22º lugar) a doze (ou seja, um 18º lugar) pontos, o que seria uma tragédia. Com Newgarden chegando em terceiro, as chances seriam quase zero.

Essas são combinações bem difíceis de acontecer. Em 2020, por exemplo, nenhuma dessas combinações de resultados ainda ocorreu, muito devido a grande regularidade de Dixon. Com relação a últimas etapas dos campeonatos passados, a única vez que Dixon ficou fora dos nove primeiros desde a reunificação foi em 2016. 
 
A última vez que Scott Dixon não foi bem em última prova do ano.

Em contrapartida, apenas uma vez esse ano Josef Newgarden conseguiu a quantidade máxima de pontos em uma corrida em 2020, quando na segunda prova de Iowa ele conseguiu a pole e venceu com o maior número de voltas lideradas. O retrospecto também não é muito bom em últimas corridas das temporadas, já que Newgarden nunca venceu a última corrida do ano em sua carreira.
 
Assim sendo, a tarefa de Newgarden não é nada fácil. Não só pela diferença ser consideravelmente grande, o que dá uma folga ao regular Dixon, mas também pelo retrospecto ruim de Newgarden em últimas provas de ano e Dixon quase sempre se dar bem na última corrida do ano.

Mas, se há um lugar bom para dar xabú e as coisas desandarem é o circuito de rua de St. Petersburg, onde uma curva errada e o piloto vai ao muro. Então, a emoção e, para alguns, a torcida contra, é garantida dia 25 de outubro!

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