A segunda rodada tripla da temporada da USF2000 em Mid-Ohio acirrou ainda mais a disputa do título entre o dinamarquês da Jay Howard e o americano da Cape Motorsports.

Piloto com troféu

Nesse fim de semana, em conjunto com a corrida da Indy, o Road to Indy aproveitou para realizar uma segunda visita ao Mid-Ohio Sports Car Course, fazendo uma rodada tripla da Indy Pro 2000 com duas corridas no sábado e outra no domingo, sendo essa a antepenúltima etapa da temporada 2020 da USF 2000.

 

O grande líder dessa temporada, o dinamarquês Christian Rasmussen (Jay Howard Driver Development) que venceu as seis primeiras corridas do ano e tinha estonteantes 88 pontos de vantagem para o segundo colocado do campeonato, parece que encontrou uma má fase nessa parte da temporada. Depois de passar a rodada tripla em Indianápolis Misto sem subir ao pódio (depois de quase um ano subindo no pódio em toda a etapa da USF2000), o piloto da Jay Howard encontrou uma série de problemas na segunda visita que a categoria faz esse ano em Mid-Ohio.

 

Ele, que tinha vencido as três provas anteriores em Mid-Ohio, que aconteceram em julho, confirmou seu favoritismo fazendo a pole para a prova 1 no sábado de manhã mas ainda na primeira volta ele rodou sozinho na curva sete, indo parar na grama e tendo de ir aos boxes para trocar o bico de seu carro. Ele permaneceu na mesma volta do líder e, para sua sorte, houve uma bandeira amarela na segunda volta, o que o fez ficar colado no pelotão para sua corrida de recuperação. Rasmussen conseguiu subir do 21º para o 14º lugar, mas ainda era um resultado muito ruim para ele.

 

Na corrida 2, mais azar. Ele largava da sexta posição e vinha tentando subir para o quinto lugar quando, na segunda volta, houve um toque entre ele e Cameron Shields (Legacy Autosport) pela quinta posição, onde o líder do campeonato ficou preso na caixa de brita e voltando para a prova duas voltas atrás de todo mundo. 

 

Ele terminou a prova na penúltima posição, mas permaneceu na pista com pneus mais novos e isso o ajudou a marcar a volta mais rápida da prova. Como o grid da terceira prova é formado com base nas melhores voltas feitas nas corridas 1 e 2, ele conseguiu a pole da última prova do fim de semana. Com uma outra pequena sorte, Simon Sikes (Legacy Autosport) teve o mesmo problema que Rasmussen na corrida 2 e fez a mesma tática que o dinamarquês, conseguindo o segundo lugar no grid. Rasmussen largou bem e conseguiu uma razoável distância para Sikes, que segurava o resto do pelotão atrás de si. Michael d'Orlando (Cape Motorsports) conseguiu passar Sikes apenas na oitava volta, após a relargada causada por uma bandeira amarela. Rasmussen tinha pneus mais preservados que d'Orlando e o resto do grid, conseguindo abrir distância e vencer de ponta a ponta a terceira prova do fim de semana.

 

Largada de corrida
Uma imagem aleatória da primeira corrida só porque eu achei bonita.

Uma vitória e dois resultados ruins, quando vistos de fora, não parecem coisas tão graves para alguém que tem uma grande vantagem no campeonato, mas o grande problema está no seu principal adversário: Reece Gold. O americano tem uma grande regularidade como ponto positivo e, aliado com sua experiência de uma temporada e o ótimo equipamento da Cape Motorspsorts (que venceu os últimos nove campeonatos da USF2000), a cada passo em falso dado por Rasmussen Gold se aproxima da disputa pelo título.


A rodada tripla de Mid-Ohio prova isso. Enquanto Rasmussen teve problemas e terminou em 14º na primeira prova, Gold largou e terminou em segundo, descontando 17 pontos na briga pelo título. Na segunda prova, que Rasmussen terminou em penúltimo, Gold venceu de ponta a ponta e descontou mais 30 pontos e, na terceira prova que Rasmussen venceu, Gold terminou em terceiro e, mesmo perdendo onze pontos nessa diferença, se aproximou muito do líder do campeonato.


Correndo por fora na briga pelo título vem o brasileiro Eduardo Barrichello. Nesse fim de semana, Dudu teve altos e baixos, primeiro largando do último lugar por um problema no carro e ter de fazer uma corrida de recuperação, terminando no décimo lugar. A segunda prova o brasileiro foi bem, largando e terminando a corrida no segundo lugar pressionando Reece Gold quase o tempo todo mas, como Mid-Ohio é uma pista meio difícil de ultrapassar, Dudu teve que se contentar com o segundo lugar. Na terceira e última prova Dudu conseguiu a terceira melhor volta na corrida 2 e por isso largou da terceira posição na corrida 3, mas não largou muito bem, caiu para o sétimo lugar e lá ficou até o fim da prova.


Novamente, não são resultados ruins, tanto é que o brasileiro conseguiu descontar oito pontos para o líder Rasmussen e chegar um pouco mais perto na briga pelo título, mas como Reece Gold teve um ótimo fim de semana com bastante regularidade, Barrichello acabou ficando mais 29 pontos atrás do vice-líder, fazendo a busca pelo segundo lugar um pouco mais complicada.


No entanto, nada está perdido. Dudu está a 50 pontos de Rasmussen e 36 de Gold, o que não é tanto levando em consideração que o vencedor pode levar de 30 a 33 pontos pra casa (tem toda aquela parte de quem lidera mais voltas ganhar um ponto, pole vale mais um ponto, etc. etc. etc.) e ponderando que agora o líder tem uma disputa direta pelo título, tudo pode acontecer e Eduardo Barrichello ter seu lugar ao sol.

Carro USF 2000
O fim de semana de Kiko Porto foi consideravelmente bom. Ele conseguiu ficar no pelotão principal nas duas primeiras corridas, onde terminou em 7º e 8º. Na terceira corrida ele terminou em 11º e acabou caindo no campeonato de oitavo para décimo, com 141 pontos.

Até pouco antes de Mid-Ohio, parecia que apenas esses três tinham mais condições de lutar pelo título, mas nesse fim de semana surgiu mais um postulante ao título, o americano Michael d'Orlando. Companheiro de equipe de Reece Gold, ele vinha tendo desempenhos razoáveis, ficando constantemente entre os seis primeiros e conseguindo dois pódios na temporada. No entanto, um desempenho ruim na rodada passada em Indianápolis misto o tinha feito ficar quase cem pontos atrás do líder.


Mas nesse fim de semana em Mid-Ohio, d'Orlando mostrou a que veio na USF2000 e teve o melhor fim de semana da sua carreira. Ele largou da terceira posição na corrida 1 e, depois de ultrapassar seu companheiro de equipe e do erro de Rasmussen, venceu a primeira prova do fim de semana e também da sua carreira no Road to Indy. Em conjunto com um sétimo lugar na prova 2 e um segundo lugar na prova 3, d'Orlando conseguiu descontar quase trinta pontos para Rasmussen. Mesmo ainda estando a 73 pontos do líder do campeonato existe um fio de esperança no título, e ele agora está a apenas 23 pontos atrás de Dudu na briga pelo terceiro lugar.


Ainda há um bocado de campeonato para acontecer na USF2000, com 165 pontos em disputa e um título que parecia definido, mas agora está um bocado aberto. A próxima etapa acontece nos dias 9 a 11 de outubro, com uma rodada tripla no New Jersey Motorsports Park! Até lá!

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