O americano da Juncos Racing vence em Mid-Ohio e, se aproveitando dos deslizes de seus oponentes diretos, dispara na liderança do campeonato.

piloto um com o dedo

Nesse fim de semana, em conjunto com a corrida da Indy, o Road to Indy aproveitou para realizar uma segunda visita ao Mid-Ohio Sports Car Course, fazendo uma rodada dupla da Indy Pro 2000 com uma corrida no sábado e outra no domingo, sendo essa a antepenúltima etapa da temporada 2020 da Indy Pro 2000, a segunda maior categoria de acesso à fórmula Indy.


E o fim de semana foi bastante auspicioso para Sting Ray Robb. O piloto da Juncos teve um fim de semana mágico em Indianápolis Misto, onde venceu as três provas do fim de semana e assumiu a ponta do campeonato, pouco a frente de Devin de Francesco (Andretti Autosport), Danial Frost (Turn 3 Motorsports) e seu companheiro de equipe Artem Petrov.  No entanto, o fim de semana começou diferente pois vimos a equipe DEForce Racing e seus pilotos Parker Thompson e Manuel Sulaimán se dando melhor na tradicional pista do Road to Indy e fazendo os melhores tempos dos treinos livres. Assim, quem dos quatro que estavam brigando pelo título que corresse mais rápido para reassumir a ponta do pelotão (já que a DEForce Racing, por ser equipe média, tinha uma grande tendência de ir caindo aos poucos durante o fim de semana) conseguiria grande vantagem na luta pelo título.


Quem começou melhor foi Danal Frost, que fez a pole da corrida 1 em Mid-Ohio, seguido de perto pela dupla da DEForce. No entanto o piloto de Cingapura não conseguiu aproveitar de sua vantagem e acabou perdendo para ambos os pilotos da DEForce, primeiro para Thompson na largada e depois para Sulaimán na relargada após a bandeira amarela. Essa bandeira amarela foi causa por Devin de Francesco, onde o piloto da Andretti que vinha na vice-liderança do campeonato brigava no meio pelotão até errar sozinho e parar na área de escape da curva dez. Frost deu sorte que o motor de Thompson abriu o bico na volta onze e ele teve de abandonar a prova, com Frost herdando o segundo lugar. Entre os pilotos que brigam pelo título, a dupla da Juncos, Sting Ray Robb e Artem Petrov, passaram quase a prova toda brigando entre si pelo quinto lugar da corrida (que se tornou quarto lugar quando Thompson abandonou), com Robb terminando a frente de seu companheiro de equipe e abrindo distância no campeonato tanto para Petrov quanto para de Francesco.

piloto vencedor Indy Pro 2000
Manuel Sulaimán em sua primeira vitória no Road to Indy

O vencedor da prova foi Manuel Sulaimán. O mexicano é um bom piloto em sua estreia na categoria conseguindo um pódio no oval de Lucas Oil e quase sempre figura entre os seis primeiros no grid, mas sua irregularidade nos resultados o fazem cair na tabela de pontos. Dessa vez, na primeira prova, ele largou em terceiro e foi ousado apenas quando precisou, na relargada da volta cinco para passar Frost por fora na curva três e se aproveitar da quebra do carro de Thompson para conseguir sua primeira vitória na categoria.


A corrida 2 prometia mais do que a corrida 1, a começar pela qualificação, onde três dos quatro pilotos que brigavam mais diretamente pelo título e os dois pilotos da DEForce Racing conquistaram as seis primeiras posições. Sulaimán se deu bem novamente e conseguiu a pole, seguido por Robb na primeira fila e a frente de seus adversários diretos. Hunter McElrea (Pabst Racing) que terminou em terceiro a corrida 1 conseguiu também o terceiro lugar no grid da corrida 2, pouco a frente de Thompson, Frost e de Francesco.

Indy Pro 2000 Chuva
Caiu um dilúvio no começo da prova 2.

No entanto, na hora da largada da corrida 2 caía uma forte chuva. O grid da Indy Pro 2000 partiu para a pista e iria tentar largar mesmo com o tempo ruim (lembrando que não há pneus de chuva na categoria, apenas de pista seca e intermediários) mas os pilotos estavam rodando mesmo durante a volta de apresentação. Foi aí que a sorte de Robb começou a aparecer, pois tanto Frost e de Francesco (postulantes ao título) quanto McElrea e Sulaimán (que eram os pilotos mais próximos de Robb na prova) rodaram e tiveram que voltar no fim do grid. Após quatro tentativas falhas de largada, a direção de prova optou por adiar a largada para após a prova da Indy principal, com Robb na ponta, seguido por Thompson, Petrov (o único que brigava pelo título que ainda estava próximo de Robb) e Jacob Abel (Abel Motorsports). De Francesco e Frost relargariam do fim do grid.


A última corrida do fim de semana recomeçou as cinco da tarde locais, logo depois da prova da Indy principal, e nela não aconteceu muita coisa, com Robb vencendo com um segundo de vantagem para Thompson e mais de oito segundos para Jacob Abel, que passou Petrov na largada e conseguiu segurar o russo durante toda a prova para conseguir seu primeiro pódio na categoria. Frost conseguiu fazer uma corrida de recuperação e terminar no quinto lugar, enquanto de Francesco não conseguiu sair do fim do grid e terminou a corrida em 11º.


Apenas com essas duas provas, Robb conseguiu abrir 33 pontos de vantagem para de Francesco em apenas um fim de semana e agora o americano respira aliviado no campeonato com uma diferença robusta. Sting Ray Robb, apesar de ser um piloto jovem com seus 19 anos recém completados, segue para sua quarta temporada na categoria, sendo que nas três primeiras esteve sempre muito apagado. Agora que ele está em seu segundo ano na Juncos e com muita experiência na bagagem, finalmente vem colhendo bons frutos na temporada, conseguindo suas cinco primeiras vitórias na categoria esse ano, sendo quatro delas nas últimas cinco provas. 

 

Com essa grande sequência de resultados, Sting Ray Robb agora tem 306 pontos, 49 pontos a mais que Devin de Francesco, 63 pontos a mais que Artem Petrov e 64 pontos a mais que Danial Frost. Esses três brigam de forma mais distante pelo título da Indy Pro 2000 esse ano, já que faltam apenas duas rodadas e cinco provas para a acabar a temporada. No quinto lugar vem Hunter McElrea, mas já estando quase 90 pontos atrás de Robb e com chances quase zero de título.


A próxima corrida da Indy Pro 2000 acontece nos dias 4 e 5 de outubro, com uma rodada tripla em um circuito novo para o Road to Indy, o New Jersey Motorsports Park! Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário