O jovem piloto americano Colton Herta mostrou grande consistência na pista ao conquistar neste domingo (13) a vitória na segunda corrida do fim de semana da Indy no tradicional circuito de Mid-Ohio. O triunfo conferiu à equipe Andretti Autosport sua primeira vitória nesta temporada.


Colton Herta em Mid-Ohio
Colton Herta puxou a trinca da Andretti em Mid-Ohio
Foto: Chris Jones/INDYCAR


Com uma perfomance dominante, Herta liderou 57 das 75 voltas e terminou à frente dos seus companheiros de equipe Alexander Rossi e Ryan Hunter-Reay, lavando a alma da equipe Andretti, que tem apresentado um desempenho bem abaixo do esperado.


Líder do campeonato, Scott Dixon terminou em 10º e viu Josef Newgarden diminuir um pouco da sua vantagem com um 8º lugar.


Largada conturbada



O início da prova viu Herta defender muito bem a primeira posição, enquanto Dixon pressionava Santino Ferrucci pelo segundo lugar. Na disputa pela posição, Ferrucci acabou saindo da pista e voltou ignorando qualquer um que estivesse no caminho. Na ocasião, o piloto americano acabou acertando seu companheiro de equipe, Álex Palou, que consequentemente veio a acertar Felix Rosenqvist.


A relargada só veio a acontecer na volta 5, com Herta aumentando cada vez mais a sua vantagem e deixando Dixon, Ryan Hunter-Reay, Alexander Rossi brigando pelas posições logo atrás.


Estratégias diferentes e erro de Dixon



Com exceção de Takuma Sato e Marco Andretti, todos os pilotos foram para os boxes na volta 16. Essa ação provou ser vantajosa quando Dalton Kellett saiu da pista sozinho e foi parar na brita.


A relargada ocorreu na volta 20, com várias disputas na pista, mas sem acidentes. Foi então que no 22º giro algo muito raro aconteceu: Dixon perdeu o controle do carro e rodou sozinho, caindo para a última colocação.


A corrida também contou com mais um passeio de Marco Andretti pela grama na volta 28.



Fase final


Diferentemente da agitada parte inicial da prova, a fase final trouxe consigo pilotos bem mais cautelosos que buscavam fazer apenas mais uma parada nos boxes.


A prova seguiu com os pilotos tentando combinar um ritmo de corrida com a necessidade de poupar equipamento. Em meio a tudo isso, Dixon conseguiu alongar sua parada. Com pneus mais novos e mais combustível no tanque, Dixon foi um dos poucos pilotos que conseguiram mostrar alguma ofensividade no fim.


No pelotão da frente, Herta, Rossi e Hunter-Reay conseguiram manter a consistência até a bandeirada final, quebrando um jejum de 17 corridas sem triunfos da equipe com uma trinca surpreendente.


Classificação da corrida



A Fórmula Indy retorna com as atividades na pista nos dias 2 e 3 de outubro com uma rodada dupla no circuito misto de Indianápolis. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário