As bolsas de patrocínio para os campeões da USF2000, Pro Mazda e Indy Lights do ano que vem já foram definidas, e o montante total passa dos dois milhões de dólares.


Na segunda feira passada (5 de novembro) foi anunciado o estado das bolsas fornecidas para os campeões de cada uma das categorias do Road to Indy. A Andersen Promotions divulgou os valores de cada uma das bolsas de patrocínio para cada campeão de 2019 conseguir continuar sua carreira em 2020.

A parte mais importante do anúncio é ver que a própria Andersen Promotions, em conjunto com a INDYCAR, que bancará a premiação em dinheiro da próxima temporada, com a Cooper Tires fornecendo apenas premiação na forma de produtos durante a temporada de 2020. Esse é o ponto mais complicado no fato do Road to Indy não ter mais um empresa fazendo o patrocínio principal das categorias; fazendo com que a própria empresa gestora do Road to Indy tenha de bancar a premiação, e por esse motivo vemos uma diminuição na premiação total em dinheiro, mas um apoio maior em gastos com licença e com pneus.

Para a USF2000, a categoria que serve de primeiro degrau da base da Indy, premiará seu campeão com 250 mil dólares em dinheiro mais 55.600 dólares em pneus fornecidos pela Cooper Tires e das inscrições de todas as provas da Pro Mazda do ano que vem. O valor total de 305.600 dólares representa uma diminuição de 6% no valor das premiações dos últimos dois anos.

O campeão da Pro Mazda de 2019 receberá 500 mil dólares em dinheiro de patrocínio para avançar à Indy Lights, bem como o fornecimento de 96.700 dólares em pneus Cooper Tires da Indy Lights e das inscrições de todas provas da categoria em 2020. O valor da premiação caiu mais de 24% dos 790.300 dólares pagos a Victor Franzoni em 2017 e a Rinus VeeKay em 2018.
A premiação para 2019 tá mais ou menos, mas meu medo era voltar ao patamar de 2011, quando o piloto só ganhava um troféu ou um vaso, uns dias de testes e só.
E, seguindo na contramão das outras categorias, o campeão da Indy Lights em 2019 receberá mais do que Pato O'Ward, o campeão da Indy Lights desse ano. O piloto que se sagrar campeão da maior categoria de base do Road to Indy ganhará uma bolsa de patrocínio no valor de 1,1 milhão de dólares, o suficiente para bancar as 500 milhas de Indianápolis de 2020 e mais duas etapas durante a temporada da Indy principal. Esse valor é pouco mais de 9% (cerca de cem mil dólares) maior que a premiação dada em 2018 e 2017.

No fim, vemos por meio dos valores das premiações e também dos calendários divulgados para o ano que vem, que o foco em 2019 será em tentar ao máximo colocar a Indy Lights em evidência. A categoria terá três provas a mais que a Pro Mazda e a USF2000, será a única a estar nos dois circuitos que estrearão na Indy no ano que vem: COTA e Laguna Seca, e agora terá quase o dobro de premiação da Pro Mazda. Isso tudo para tentar puxar um pouco das equipes e, principalmente dos pilotos, que focam no Road to Indy a participar da Indy Lights. 

No entanto isso pode ter um efeito nas categorias menores. A USF2000 e a Pro Mazda tiveram diminuição no valor de suas bolsas, e vimos que os valores praticados no ano passado já eram complicados. Vimos Victor Franzoni, campeão da Pro Mazda em 2017 e ganhador de uma bolsa patrocínio de 790.300 dólares ter de fazer o famoso start and park em Toronto para ter o orçamento necessário para terminar o ano na Indy Lights.

O foco na Indy Lights é importante, principalmente nessa época de menos de dez carros na principal categoria de base da Indy; só precisamos acompanhar se o preço a pagar não será caro demais para a Pro Mazda e para a USF2000. 

Talvez eu esteja reclamando demais, e só do fato do Road to Indy dar premiação para o campeões mesmo com a perda do patrocínio da Mazda, e uma premiação razoavelmente boa, é de se parabenizar!

Um comentário:

  1. A situação do Road To Indy não é nada boa, principalmente na Indy Lights, portanto a manutenção das bolsas nas 3 categorias é algo a se comemorar com fogos de artifício...

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