A IndyCar está estudando introduzir uma proteção no cockpit de seus carros com o objetivo de proteger os pilotos, principalmente a região da cabeça. De acordo com a revista norte-americana “Racer”, o canopy (nome em inglês) poderá ser visto já a partir da temporada 2018, com o novo carro.

O presidente de competições da Indy, Derrick Walker disse que a ideia é cobrir parcialmente o cockpit dos carros.

“É algo que está sendo cogitado desde que entrei na Indy. Já tivemos algumas conversas com a Dallara para desenvolvermos uma cobertura parcial, não uma completa, mas algo que protegesse os pilotos de pneus e objetos de aço, por exemplo.”

Modelo ilustrativo de uma possível cobertura divulgada
em sites na internet.

Ryan Hunter-Reay, campeão da Indy em 2012 com a Andretti saiu em defesa da cobertura.

“Acredito que isso deveria ser uma prioridade. A Indy e a Fórmula 1 são as únicas categorias grandes do automobilismo mundial com pilotos com a cabeça totalmente exposta. Precisamos começar com isso o quanto antes, pois corremos em ovais em altíssimas velocidades”, disse.

Walker falou como deverá ser o desenvolvimento do canopy.

“Depois de desenhada e desenvolvida, a proteção iria passar por uma bateria de testes em simulador, para avaliar como ficaria a visibilidade para os pilotos. Também precisaríamos estudar qual material usar, um superplástico ou algum vidro especial”, concluiu.

Fonte: Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário