Tanto os Estados Unidos quanto o Canadá possuem academias que dão apoio a jovens americanos nas várias categorias de base que eles correm, ajudando-os a chegar ao seu sonho de pilotar nas categorias Top da América e do mundo. Ambas divulgaram os seis pilotos que vão compor o Team USA Scolarship e o Team Canada Scolarship.

Vamos lá, citar todo mundo. Team Canada (vermelho), da direita pra esquerda, de cima pra baixo: Bedard, Burkett e Pelletier; Willis, Kingsley e Castell. Team USA: Auriemma, deGrand e Cock; Rickards, Stephens e Telitz.
Essas Team's Scolarships funcionam num molde muito parecido com as academias de montadoras e equipes europeias. Elas escolhem os pilotos que vão auxiliar na carreira, e esse auxílio abrange desde bolsas para os pilotos e patrocínio para as equipes que eles vão correr até a treinamentos físicos e testes privados exclusivos para eles.

A Team USA funciona a mais tempo, desde 1990, e por ela já passaram Jimmy Vasser, Bryan Herta, Buddy Rice, A. J. Allmendinger, Charlie Kimbal e, mais recentemente, Josef Newgarden e Conor Daly.

No ano passado, inspirada por essa iniciativa, surgiu no vizinho do norte a Team Canada Scolarship, nos mesmos moldes, mas com um pouco menos de infraestrutura. O objetivo das duas, além do desenvolvimento dos pilotos, é escolher o representante do país no Formula Ford Festival, em outubro.

Pois bem, comecemos com o Canadá. Os seis representantes de cada equipe se destacaram nas duas principais categorias de Fórmula Ford do Canadá: a Toyo Tires F1600, com duas classes, uma com motores mais potentes (classe A) e uma com motores mais fracos (classe B) e a Formula Tour 1600, além de alguns destaques em competições norte-americanas. Os pilotos escolhidos são:

Team Canada:
Olivier Bedard: 17 anos, vice-campeão da Formula Tour 1600.
Daniel Burkett: 19 anos, 11º colocado na USF2000 desse ano e campeão da F-Atlantic de 2014.
Chase Pelletier: 18 anos, 2º colocado do Toyo Tires F1600 (classe A) e correu uma corrida no Pirelli World Challenge, vencendo-a.
Craig Willis: 20 anos, campeão do Toyo Tires F1600 (classe B) de 2013 e terceiro na classe A desse ano.
Jeffery Kingsley: 16 anos, novato do ano na Toyo tiers F1600.
Amy Castell: 19 anos, 3ª colocada no Toyo Tires F1600 (classe B).

Os Estados Unidos tem muito mais categorias Ford, com os pilotos surgindo de vários pontos. Os seis escolhidos são:

Team USA:
Ben Auriemma: 16 anos, corre na Skip Barber Summer Series, e já tem 4 vitórias em seis etapas.
Tristan deGrand: 18 anos, atualmente lidera tanto a Toyo Tires F1600 (classe A) quanto a Formula Tour 1600.
Kenton Cock: 20 anos, é líder do Mazda MX-5 Cup, categoria de turismo chancelada pela SCCA.
Garth Rickards: 21 anos, é 2º colocado da FF1600 americana e fez duas provas pela USF2000.
Michail Stephens: 22 anos, corre na Skip Barber Summer Series e já tem quatro vitórias em seis etapas, treinou na Pro Mazda esse fim de semana no Chris Griffis Memorial.
Aaro Telitz: 22 anos, foi o novato do ano da USF2000, ao terminar o campeonato na quarta posição com uma vitória e seis pódiums.

E a pergunta que fica é: quando vamos ter um Team Brazil pra ajudar nossos pilotos da base???

Nenhum comentário:

Postar um comentário