Após um período sem grandes apresentações, Pato O’Ward finalmente afastou a má fase e venceu o GP do Alabama da Indy, disputado neste domingo (1º). O mexicano da McLaren conseguiu assumir a liderança da prova no momento certo e não enfrentou grandes dificuldades para cruzar a linha de chegada na primeira posição.


Pato O'Ward celebra sua primeira vitória no ano. (Foto: INDYCAR)


Atual campeão da categoria, o espanhol Álex Palou, da Ganassi, até tentou pressionar Pato no fim, mas teve que se contentar com o segundo lugar, posição que o coloca na liderança do campeonato. Pole-position do dia, o holandês Rinus VeeKay liderou o pelotão na primeira metade da prova, mas terminou em terceiro.


Talvez o destaque do dia tenha sido Will Power. O piloto da Penske largou de 19º e terminou com um impressionante quarto lugar, sendo o melhor piloto de sua equipe na corrida, seguido pelo hexacampeão Scott Dixon.


Já o brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, recebeu a bandeira quadriculada apenas em 21º. Na prova, Helinho foi prejudicado por uma punição recebida por conta de um toque em Jimmie Johnson.


A largada



A bandeira verde para o GP do Alabama foi dada somente na segunda volta. Isso porque, como o grid não estava próximo o suficiente, a amarela foi acionada ao longo da volta 1.


Com a largada finalmente autorizada, VeeKay conseguiu manter a ponta, seguido por O’Ward. McLaughlin partiu muito bem e tirou Palou da frente, enquanto Newgarden não teve um início bom e logo caiu de sétimo para décimo.


Ilott provoca a bandeira amarela



A primeira parte da corrida não teve muita ação, com exceção de algumas movimentações causadas pelas paradas nos pits. A coisa toda realmente começou a mudar com o acionamento de uma bandeira amarela na volta 33 por conta de Callum Ilott.


Na ocasião, o inglês da Juncos disputava o 13º lugar com o brasileiro Helio Castroneves quando perdeu o controle na curva 9 e parou na caixa de brita. Newgarden, Herta, Grosjean, Harvey, Ericsson e Castroneves, que haviam  parado anteriormente numa estratégia alternativa, aproveitaram para fazer o segundo pit-stop da prova.


O’Ward realiza a ultrapassagem decisiva da prova



A segunda rodada de pit-stops para os pilotos com estratégia de duas paradas começou na volta 61. Nesse momento, VeeKay e O’Ward, que brigavam pela liderança, pararam juntos. O mexicano saiu atrás na parada, mas ultrapassou o holandês logo na volta de saída.


Nas voltas seguintes, O’Ward conseguiu abrir espaço na liderança e VeeKay acabou sendo ultrapassado por Palou, que vinha imprimindo um ritmo muito bom após ter retardado sua parada em algumas voltas.


Bandeira quadriculada para o mexicano



Nas voltas finais, Palou até chegou a reduzir a vantagem de O’Ward, mas não conseguiu alcançar o piloto da McLaren, que conquistou a sua terceira vitória na categoria.


Agora, a Indy faz uma pausa de duas semanas e retoma as atividades no dia 14 de maio para a primeira corrida da temporada no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway. Até lá!


Fórmula Indy, GP do Alabama, Resultado Final:


1 P O’WARD McLaren Chevrolet 01:48:39.436
2 A PALOU Ganassi Honda +0.980
3 R VEEKAY Carpenter Chevrolet +12.481
4 W POWER Penske Chevrolet +15.261
5 S DIXON Ganassi Honda +22.829
6 S MCLAUGHLIN Penske Chevrolet +24.064
7 R GROSJEAN Andretti Honda +24.516
8 G RAHAL RLL Honda +31.917
9 A ROSSI Andretti Honda +33.249
10 C HERTA Andretti Honda +33.510
11 S PAGENAUD Meyer Shank Honda +33.741
12 M ERICSSON Ganassi Honda +34.473
13 T SATO Dale Coyne Honda +34.914
14 J NEWGARDEN Penske Chevrolet +35.680
15 C LUNDGAARD RLL Honda +37.041
16 F ROSENQVIST McLaren Chevrolet +41.614
17 D DEFRANCESCO Andretti Honda +42.451
18 J HARVEY RLL Honda +1:02.326
19 C DALY Carpenter Chevrolet +1:03.294
20 D MALUKAS Dale Coyne Honda +1:03.743
21 H CASTRONEVES Meyer Shank Honda +1:04.532
22 K KIRKWOOD Foyt Chevrolet +1 volta
23 D KELLETT Foyt Chevrolet +1 volta
24 J JOHNSON Ganassi Honda +1 volta
25 T CALDERÓN Foyt Chevrolet +2 voltas
26 C ILOTT Juncos Chevrolet +2 voltas


Nenhum comentário:

Postar um comentário