Após um período sem grandes apresentações, Pato O’Ward finalmente afastou a má fase e venceu o GP do Alabama da Indy, disputado neste domingo (1º). O mexicano da McLaren conseguiu assumir a liderança da prova no momento certo e não enfrentou grandes dificuldades para cruzar a linha de chegada na primeira posição.
Pato O'Ward celebra sua primeira vitória no ano. (Foto: INDYCAR) |
Atual campeão da categoria, o espanhol Álex Palou, da Ganassi, até tentou pressionar Pato no fim, mas teve que se contentar com o segundo lugar, posição que o coloca na liderança do campeonato. Pole-position do dia, o holandês Rinus VeeKay liderou o pelotão na primeira metade da prova, mas terminou em terceiro.
Talvez o destaque do dia tenha sido Will Power. O piloto da Penske largou de 19º e terminou com um impressionante quarto lugar, sendo o melhor piloto de sua equipe na corrida, seguido pelo hexacampeão Scott Dixon.
Já o brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, recebeu a bandeira quadriculada apenas em 21º. Na prova, Helinho foi prejudicado por uma punição recebida por conta de um toque em Jimmie Johnson.
A largada
RETWEET if you're watching @IndyCar!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 1, 2022
The #HIGPA at @BarberMotorPark is underway!
📺 : @nbc and @peacockTV
💻 : https://t.co/sruFujAguH pic.twitter.com/wMF7js93hx
A bandeira verde para o GP do Alabama foi dada somente na segunda volta. Isso porque, como o grid não estava próximo o suficiente, a amarela foi acionada ao longo da volta 1.
Com a largada finalmente autorizada, VeeKay conseguiu manter a ponta, seguido por O’Ward. McLaughlin partiu muito bem e tirou Palou da frente, enquanto Newgarden não teve um início bom e logo caiu de sétimo para décimo.
Ilott provoca a bandeira amarela
Helio Castroneves and Callum Ilott played a game of chicken.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 1, 2022
Ilott lost and wound up in the gravel. #INDYCAR pic.twitter.com/Usqx4MkVvV
A primeira parte da corrida não teve muita ação, com exceção de algumas movimentações causadas pelas paradas nos pits. A coisa toda realmente começou a mudar com o acionamento de uma bandeira amarela na volta 33 por conta de Callum Ilott.
Na ocasião, o inglês da Juncos disputava o 13º lugar com o brasileiro Helio Castroneves quando perdeu o controle na curva 9 e parou na caixa de brita. Newgarden, Herta, Grosjean, Harvey, Ericsson e Castroneves, que haviam parado anteriormente numa estratégia alternativa, aproveitaram para fazer o segundo pit-stop da prova.
O’Ward realiza a ultrapassagem decisiva da prova
WHAT A MOVE by @PatricioOWard!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 1, 2022
O'Ward gets by @rinusveekay! Will it be the winning move? #INDYCAR
📺 : @NBC and @PeacockTV pic.twitter.com/hZlDvtlYVb
A segunda rodada de pit-stops para os pilotos com estratégia de duas paradas começou na volta 61. Nesse momento, VeeKay e O’Ward, que brigavam pela liderança, pararam juntos. O mexicano saiu atrás na parada, mas ultrapassou o holandês logo na volta de saída.
Nas voltas seguintes, O’Ward conseguiu abrir espaço na liderança e VeeKay acabou sendo ultrapassado por Palou, que vinha imprimindo um ritmo muito bom após ter retardado sua parada em algumas voltas.
Bandeira quadriculada para o mexicano
'@PatricioOWard WINS at @BarberMotorPark!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) May 1, 2022
RETWEET to congratulate the @ArrowMcLarenSP driver! #INDYCAR pic.twitter.com/unAeQItUu0
Nas voltas finais, Palou até chegou a reduzir a vantagem de O’Ward, mas não conseguiu alcançar o piloto da McLaren, que conquistou a sua terceira vitória na categoria.
Agora, a Indy faz uma pausa de duas semanas e retoma as atividades no dia 14 de maio para a primeira corrida da temporada no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway. Até lá!
Fórmula Indy, GP do Alabama, Resultado Final:
1 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | 01:48:39.436 |
---|---|---|---|---|
2 | A PALOU | Ganassi | Honda | +0.980 |
3 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +12.481 |
4 | W POWER | Penske | Chevrolet | +15.261 |
5 | S DIXON | Ganassi | Honda | +22.829 |
6 | S MCLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +24.064 |
7 | R GROSJEAN | Andretti | Honda | +24.516 |
8 | G RAHAL | RLL | Honda | +31.917 |
9 | A ROSSI | Andretti | Honda | +33.249 |
10 | C HERTA | Andretti | Honda | +33.510 |
11 | S PAGENAUD | Meyer Shank | Honda | +33.741 |
12 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +34.473 |
13 | T SATO | Dale Coyne | Honda | +34.914 |
14 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +35.680 |
15 | C LUNDGAARD | RLL | Honda | +37.041 |
16 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | +41.614 |
17 | D DEFRANCESCO | Andretti | Honda | +42.451 |
18 | J HARVEY | RLL | Honda | +1:02.326 |
19 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +1:03.294 |
20 | D MALUKAS | Dale Coyne | Honda | +1:03.743 |
21 | H CASTRONEVES | Meyer Shank | Honda | +1:04.532 |
22 | K KIRKWOOD | Foyt | Chevrolet | +1 volta |
23 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | +1 volta |
24 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | +1 volta |
25 | T CALDERÓN | Foyt | Chevrolet | +2 voltas |
26 | C ILOTT | Juncos | Chevrolet | +2 voltas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário