O GP do Texas da Indy, realizado na tarde deste domingo (20), trouxe consigo um final eletrizante envolvendo Josef Newgarden e Scott McLaughlin, ambos pilotos da Penske. Embora tenha liderado o maior número de voltas, McLaughlin foi ultrapassado por Newgarden na última curva, o que promoveu um fim de prova espetacular.


Newgarden levou a corrida nos metros finais. (Foto: INDYCAR)

O top-3 foi completado pelo sueco Marcus Ericsson, da Ganassi, que impediu um pódio completo da Penske ao completar a prova à frente do australiano Will Power. Já o brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, não completou a prova, pois acabou sendo envolvido num acidente que também envolveu Graham Rahal e Devlin DeFrancesco.


Talvez a maior surpresa da prova tenha sido a ótima condução de Jimmie Johnson. Em sua estreia nos ovais da IndyCar, o heptacampeão da Nascar cruzou a linha de chegada em sexto, o melhor resultado de sua carreira na Indy até aqui.


A largada



O início do GP do Texas viu uma disputa interessante no pelotão da frente, com Rosenqvist e McLaughlin batalhando já nos primeiros metros. Um pouco atrás, Castroneves conseguiu pular ao quarto lugar, mas sofreu com a pressão de Takuma Sato e logo perdeu o posto não apenas para o japonês, mas também para Colton Herta.


Na 12ª volta, Alexander Rossi, da Andretti, sofreu com problemas mecânicos e causou a primeira bandeira amarela da corrida. No entanto, apenas pilotos na parte de trás do grid como Kyle Kirkwood, Dalton Kellett, Ed Carpenter, Callum Ilott e Graham Rahal aproveitaram a bandeira para ir aos pits.


Sato e DeFrancesco provocam a segunda bandeira amarela



Na volta 99, Takuma Sato, foi tocado por Devlin DeFrancesco e acabou acertando de leve o muro da curva 2, o suficiente para fazer a direção de prova acionar a segunda bandeira amarela do dia. Com as tentativas de reparo da Dale Coyne, o japonês perdeu muitas voltas nos pits.


Boa parte do grid aproveitou a bandeira amarela para reabastecer e trocar pneus. Romain Grosjean, com problemas no motor, acabou ficando parado nos boxes. Já O’Ward e Rosenqvist erraram na entrada do pit-box e perderam muitas posições.


Kirkwood vai para o muro



Na volta 114, a bandeira amarela voltou a ser acionada novamente. Dessa vez, ela surgiu por conta de uma pancada de Kyle Kirkwood na entrada da curva 4 após perder a traseira.


Por conta do forte impacto, o muro teve que receber alguns reparos, o que fez o período do safety car durar 15 voltas, com a relargada acontecendo somente na volta 129.


Helinho é envolvido em acidente e abandona



Helio Castroneves não teve um dia de sorte no Texas. Tanto Devlin DeFrancesco quanto Graham Rahal perderam a traseira de seus carros sozinhos e acabaram provocando um acidente que levou o brasileiro junto na entrada da curva 4.


A partir daí, veio mais um longo período de pace-car. Callum Ilott, da Juncos, utilizou o período para mais um pit-stop, enquanto Felix Rosenqvist acabou recolhendo com um problema na suspensão traseira e acabou abandonando a corrida.


Final eletrizante e vitória de Newgarden



Surpreendendo a muitos, a parte final da prova viu pilotos como Ericsson e Veekay assumirem a liderança por algumas voltas. No entanto, foi McLaughlin quem seguiu liderando até a última volta.


Os problemas surgiram para o neozelandês da Penske através dos vários retardatários à sua frente. Foi então que McLaughlin viu o companheiro de equipe Newgarden aplicar uma ultrapassagem pelo lado de fora na última curva da corrida, conquistando seu segundo triunfo no oval de Fort Worth.


Agora, a Indy faz uma pausa de três semanas e retoma as atividades no dia 10 de abril para a tradicional corrida nas charmosas ruas de Long Beach. Até lá!


Fórmula Indy, GP do Texas, Resultado Final:


1 J NEWGARDEN Penske Chevrolet 02:09:29.727
2 S McLAUGHLIN Penske Chevrolet +0.066
3 M ERICSSON Ganassi Honda +1.353
4 W POWER Penske Chevrolet +15.223
5 S DIXON Ganassi Honda +15.673
6 J JOHNSON Ganassi Honda +18.093
7 A PALOU Ganassi Honda +19.193
8 S PAGENAUD Meyer Shank Honda +22.464
9 S FERRUCCI RLL Honda +24.414
10 R VEEKAY Carpenter Chevrolet +25.484
11 D MALUKAS Dale Coyne Honda +26.050
12 C HERTA Andretti Honda +1 volta
13 E CARPENTER Carpenter Chevrolet +1 volta
14 J HILDEBRAND Foyt Chevrolet +1 volta
15 P O’WARD McLaren Chevrolet +1 volta
16 C ILOTT Juncos Chevrolet +1 volta
17 D KELLETT Foyt Chevrolet +2 voltas
18 C DALY Carpenter Chevrolet +3 voltas
19 C LUNDGAARD RLL Honda NC
20 T SATO Dale Coyne Honda NC
21 F ROSENQVIST McLaren Chevrolet NC
22 G RAHAL RLL Honda NC
23 H CASTRONEVES Meyer Shank Honda NC
24 D DEFRANCESCO Andretti Honda NC
25 K KIRKWOOD Foyt Chevrolet NC
26 R GROSJEAN Andretti Honda NC
27 A ROSSI Andretti Honda NC


Um comentário:

  1. A prova foi melhor do que eu esperava. Houve disputas no meio da prova e esse final eletrizante.
    Mas isso não muda o fato que as provas no TMS ainda são sem graça. Esse maltito PJ1 atrapalhou a prova. Eu não sei o motivo de não darem um jeito nisso. Outro problema é a configuração dos carros que a Indycar para esses ovais. Não dá, força uma corrida sem emoções.

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