A temporada 2022 da Fórmula Indy começou em grande estilo para Scott McLaughlin, que conquistou sua primeira vitória na categoria nas ruas de St. Petersburg na tarde deste domingo (27). O piloto neozelandês da Penske largou da pole e conseguiu se dar muito bem em meio a uma intensa batalha estratégica de pit-stops e à pressão nas voltas finais do atual campeão Álex Palou.
McLaughlin celebra sua primeira vitória na IndyCar. |
Por falar em Palou, o espanhol fez uma prova digna de aplausos. Largando apenas da 10ª colocação, o piloto do carro #10 da Ganassi soube se aproveitar muito bem dos pneus e dos pit-stops para conquistar um surpreendente segundo lugar. O australiano Will Power, companheiro de McLaughlin na Penske, cruzou a linha de chegada em terceiro e completou o pódio.
Retornando ao posto de piloto em tempo integral, Helio Castroneves fechou a corrida na 14ª colocação. Correndo com a Meyer Shank, o brasileiro foi um dos pilotos que utilizou uma estratégia de três paradas e recebeu a bandeira quadriculada uma posição à frente do seu companheiro de equipe, Simon Pagenaud.
McLaughlin consegue largar bem
RETWEET if you're watching the NTT @IndyCar Series!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) February 27, 2022
The 2022 season is underway!
📺 : @nbc and @peacockTV
💻 : https://t.co/mvpz1ASI8Z pic.twitter.com/GSRPMckhf9
Após receber a bandeira verde para o início da corrida, McLaughlin conseguiu largar bem e segurou o bom ataque de Colton Herta, que havia ultrapassado Power facilmente. Ainda assim, o grande destaque da largada foi Pato O’Ward, que saiu de 16º para 9º num ritmo alucinante.
A janela de pit-stops foi aberta muito cedo, mais especificamente na volta 8. Para se livrar dos pneus vermelhos, Jack Harvey, que ocupava uma das últimas posições, foi o responsável pelo início dos trabalhos nos pits. Helio Castroneves e Felix Rosenqvist seguiram na estratégia, assim como o bicampeão Josef Newgarden.
Malukas provoca a única bandeira amarela da prova
The first full-course yellow of the season is out for NTT @INDYCAR SERIES rookie, David Malukas.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) February 27, 2022
📺 : @nbc and @peacockTV
💻 : https://t.co/GvChvJgmhK pic.twitter.com/Tx84w1e23v
Diferentemente de outras edições do GP de St. Pete, a corrida deste domingo teve apenas uma bandeira amarela. Na ocasião, David Malukas, da Dale Coyne, perdeu o controle na entrada da curva 3 e destruiu a suspensão esquerda no muro na volta 25.
Com os boxes abertos dois giros depois, McLaughlin, Power, Herta, VeeKay, Ericsson, Grosjean, Palou, Rahal, Sato e outros foram aos boxes, dando a liderança nas mãos de Alexander Rossi, que com pneus duros desde o início, não parou.
Palou não consegue alcançar McLaughlin, que vence a primeira na categoria
RETWEET to congratulate @smclaughlin93 on his FIRST ever NTT @IndyCar SERIES win!@Team_Penske // @GPSTPETE pic.twitter.com/QYUtdXuzGu
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) February 27, 2022
Apesar de uma certa monotonia na pista depois da bandeira amarela, o fim da prova viu uma disputa interessante pela liderança. A pressão de Palou sobre McLaughlin atingiu seu ápice com quatro voltas restantes, especialmente por conta dos retardatários à frente.
Na ocasião, Tatiana Calderón não quis se envolver na briga e logo abriu espaço, mas o mesmo não aconteceu com Devlin DeFrancesco, que não deixava brechas para McLaughlin. Ainda assim, isso não foi suficiente para fazer Palou tentar um ataque e, pela primeira vez na Indy, McLaughlin conquistou a vitória.
A Fórmula Indy retorna com suas atividades no dia 20 de março com o primeiro oval do ano, na tradicional etapa do Texas.
Fórmula Indy, GP de St. Petersburg, Classificação Final:
1 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | 1:51:27.346 |
---|---|---|---|---|
2 | A PALOU | Ganassi | Honda | +0.509 |
3 | W POWER | Penske | Chevrolet | +2.467 |
4 | C HERTA | Andretti | Honda | +15.884 |
5 | R GROSJEAN | Andretti | Honda | +18.452 |
6 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +20.651 |
7 | G RAHAL | RLL | Honda | +21.418 |
8 | S DIXON | Ganassi | Honda | +22.027 |
9 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +22.367 |
10 | T SATO | Dale Coyne | Honda | +23.274 |
11 | C LUNDGAARD | RLL | Honda | +24.424 |
12 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | +26.275 |
13 | J HARVEY | RLL | Honda | +31.668 |
14 | H CASTRONEVES | Meyer Shank | Honda | +33.598 |
15 | S PAGENAUD | Meyer Shank | Honda | +34.214 |
16 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +36.260 |
17 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | +39.036 |
18 | K KIRKWOOD | Foyt | Chevrolet | +58.124 |
19 | C ILOTT | Juncos | Chevrolet | +58.722 |
20 | A ROSSI | Andretti | Honda | +59.163 |
21 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +1.00:135 |
22 | D DEFRANCESCO | Andretti | Honda | +1:02,861 |
23 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | +1 volta |
24 | T CALDERON | Foyt | Chevrolet | +3 voltas |
25 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | NC |
26 | D MALUKAS | Dale Coyne | Honda | NC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário