Apesar das diversas estratégias que deram origem a muitos candidatos à vitória no GP de Portland em diferentes momentos na prova, Álex Palou apareceu na frente na hora certa e venceu a prova que culminou no seu retorno à liderança da temporada 2021 da Fórmula Indy.
Palou celebra a vitória em Portland. (Foto: INDYCAR) |
Alexander Rossi esteve perto de encerrar o jejum de vitórias na categoria, mas acabou em segundo. Scott Dixon, consistente como sempre, completou o pódio. Já Josef Newgarden foi possivelmente o piloto mais sortudo do fim de semana. O americano largou em 18º, caiu para 22º com os incidentes da primeira curva, mas chegou em quinto, um resultado que ainda o deixa em terceiro no campeonato.
O brasileiro Helio Castroneves e o franco-suíço Romain Grosjean se envolveram nos incidentes múltiplos da primeira curva da corrida. Os dois até voltaram, mas muito atrás do resto do grid, só cumprindo tabela.
Largada cheia de confusão
RETWEET if you're watching @IndyCar!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) September 12, 2021
The @Portland_GP is underway on @NBC and @PeacockTV, and there's trouble in the first turn.
STREAM: https://t.co/dQFdTWkQMq pic.twitter.com/NE8fklPRrN
O circuito de Portland sempre abriu espaço para confusões logo na primeira curva, e a corrida deste domingo (12) não foi diferente. Uma série de incidentes envolvendo as duas primeiras filas, o toque de Romain Grosjean em James Hinchcliffe e a batida do estreante Callum Ilott em Helio Castroneves e Will Power fez com que Hinch, Helio e Grosjean fossem removidos para os boxes, acabando com as suas chances de obter bons resultados.
Curiosamente, no pelotão da frente, a bagunça foi tão grande que, dos primeiros colocados, apenas Pato O’Ward conseguiu tangenciar a curva corretamente, enquanto todos os demais invadiram a chicane.
Toque de Pagenaud em Power
And they were teammates.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) September 12, 2021
Simon Pagenaud and Will Power make contact, and Pagenaud spins.
Less than 25 laps remain on @NBC and @PeacockTV: https://t.co/dQFdTWkQMq pic.twitter.com/9qJHSDOHVv
Apesar da confusão inicial, a corrida permaneceu em relativa calmaria em termos de acidentes, pelo menos até a parte final. Na ocasião, Pagenaud errou a curva, deslizou e acertou bem no meio do carro de Power, tocando o companheiro. Quem levou a pior foi o próprio francês, que ficou atravessado na pista.
Houve uma tentativa de relargada na volta 89, mas um toque de Bourdais em Askew, deixou este último atravessado na pista. Surgia assim uma nova bandeira amarela.
Vitória de Palou
RETWEET to congratulate @AlexPalou on his WIN in the @Portland_GP!
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) September 12, 2021
He's your new @IndyCar championship leader with two races remaining! pic.twitter.com/Rnr77JGQTu
A relargada propriamente dita veio na volta 92. O que se viu dali para frente foi uma tentativa de Rossi de alcançar Palou, mas sem tanta efetividade, já que o espanhol apresentava um ritmo forte. Palou estava no controle das ações e permaneceu assim até receber a bandeira quadriculada.
As atividades da Indy retornam já na semana que vem, com o GP de Laguna Seca, penúltima etapa da temporada. Até lá!
Fórmula Indy, GP de Gateway, Classificação Final:
1 | A PALOU | Ganassi | Honda | 2:07:04.130 |
---|---|---|---|---|
2 | A ROSSI | Andretti | Honda | +1.290 |
3 | S DIXON | Ganassi | Honda | +4.441 |
4 | J HARVEY | Meyer Shank | Honda | +8.221 |
5 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | +8.957 |
6 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | +9.323 |
7 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +10.343 |
8 | C HERTA | Andretti | Honda | +12.263 |
9 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +13.944 |
10 | G RAHAL | RLL | Honda | +17.545 |
11 | E JONES | Dale Coyne | Honda | +18.159 |
12 | T SATO | RLL | Honda | +18.751 |
13 | W POWER | Penske | Chevrolet | +19.831 |
14 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | +20.849 |
15 | R HUNTER-REAY | Andretti | Honda | +25.564 |
16 | C DALY | Carpenter | Chevrolet | +27.397 |
17 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | +31.946 |
18 | S BOURDAIS | Foyt | Chevrolet | +32.426 |
19 | M CHILTON | Carlin | Chevrolet | +33.290 |
20 | J JOHNSON | Ganassi | Honda | +33.703 |
21 | S PAGENAUD | Penske | Chevrolet | +1 volta |
22 | R GROSJEAN | Dale Coyne | Honda | +15 voltas |
23 | H CASTRONEVES | Meyer Shank | Honda | +19 voltas |
24 | O ASKEW | RLL | Honda | NC |
25 | C ILOTT | Juncos | Chevrolet | NC |
26 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | NC |
27 | J HINCHCLIFFE | Andretti | Honda | NC |
Um destaque é JJ. Vigésimo, mas mesmo em uma pista curta ele nunca esteve perto de tomar uma volta, não se envolveu em confusão e fez tempos competitivos. Mostra que está evoluindo.
ResponderExcluir