Josef Newgarden venceu o GP de Gateway da Indy, realizado na noite deste sábado (21). A vitória de Newgarden não apenas reviveu as chances do piloto da Penske no campeonato, mas também trouxe consigo algumas alterações interessantes nos rumos da temporada 2021 da Fórmula Indy, com os abandonos de Palou e Dixon.
Newgarden celebra a sua vitória. (Foto: Chris Owens/INDYCAR) |
Segundo colocado na prova, Pato O’Ward é quem assume a liderança da temporada após a realização da 13ª corrida do calendário. O piloto mexicano foi agressivo em alguns momentos, mas passou a maior parte do tempo aministrando a importante pontuação que obteve no oval curto do Missouri. Will Power, que largou na pole, completou o pódio.
Único brasileiro na prova, Tony Kanaan teve uma atuação um tanto apagada, mas conseguiu escapar das várias confusões que ocorreram ao longo da prova e cruzou a linha de chegada em 13º.
Confusão logo no início da corrida
It wasn't the start Ed Jones or Graham Rahal were hoping for.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) August 22, 2021
Both cars are in the garage area after an early collision. #INDYCAR x NBCSN pic.twitter.com/vJSZMBPeUi
A largada do GP de Gateway foi surpreendentemente limpa, mas a confusão não demorou para chegar, pois já no 3º giro, Ed Jones se enroscou com Graham Rahal. Consequentemente, os dois foram para o muro e abandonaram a prova.
Quando a bandeira verde para a relargada ia ser acionada, Dalton Kellett desacelerou e foi acertado na traseira por Ed Carpenter. Os dois ainda conseguiram voltar sem maiores problemas. A relargada vinha na volta 17, mas surgiu uma outra bandeira amarela. Desta vez, Pagenaud tentou mergulhar para cima de Newgarden, que fechou a porta e arrancou um pedaço da asa do piloto francês companheiro de Penske.
Carpenter vai para o muro
A tough break for the 2019 runner-up finisher at @WWTRaceway.
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) August 22, 2021
See what happened to Ed Carpenter to bring out another caution. TV: NBCSN pic.twitter.com/SoAjG0QWaI
Após as confusões iniciais, a corrida prosseguiu tranquilamente até a volta 55, quando Ed Carpenter perdeu a traseira, rodou e bateu no muro. Além do fim de prova para Carpenter, esse acidente marcou a abertura da primeira janela coletiva de pit-stops.
A Penske mandou muito bem nos trabalhos dos pits, com Newgarden ficando em primeiro e Power assumindo a segunda posição. Colton Herta, da Andretti, vinha em terceiro.
O acidente que mexeu com a tabela do campeonato
Rinus Veekay gets into Scott Dixon AND Alex Palou, and the @IndyCar championship race just got NUTTY!#INDYCAR x NBCSN pic.twitter.com/38DuLSzWZ6
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) August 22, 2021
Após a relargada, Rinus Veekay causou um acidente que levou Dixon e Palou ao muro, justamente os dois grandes nomes da Ganassi na briga pelo campeonato. Obviamente, surgia ali um drama enorme para a equipe de Chip Ganassi, ao mesmo tempo em que era uma ótima notícia para Newgarden e O’Ward.
A volta 77 viu a volta da ação, com Newgarden evitando as investidas dos rivais. Rossi saiu muito bem e logo passou Herta e Power, tomando para si o segundo lugar.
A prova transcorreu sem grandes problemas por um bom tempo, com Herta na primeira posição, mas com uma quebra na saída do pit-lane na volta 185, o jovem americano teve que abandonar mais uma corrida em que tinha boas chances de vitória.
Acidente de Rossi e festa de Newgarden
"I don't know what happened."
— IndyCar on NBC (@IndyCaronNBC) August 22, 2021
Alexander Rossi was checked and released after hitting the wall at @WWTRaceway. #INDYCAR x NBCSN pic.twitter.com/Maq568Qt70
Após a relargada, a Andretti Autosport sofreu mais uma baixa, já que Rossi subiu para a parte suja da pista, perdeu o controle do carro e acertou o muro. Por conta do acidente, a prova ficou sob bandeira amarela por várias voltas para que a pista pudesse ser submetida a um processo de limpeza.
As voltas finais da corrida viram Newgarden e O’Ward colocarem uma boa distância sobre os demais pilotos. Com ambos sabendo que não valia a pena o confronto, ninguém arriscou nada e os resultados finais colocaram O’Ward como líder do campeonato e Newgarden como sério postulante ao campeonato.
Agora, a Indy faz uma pausa de três semanas e volta para uma sequência de três provas em três fins de semana seguidos a partir de 12 de setembro. As etapas restantes são as de Portland, Laguna Seca e Long Beach. Até lá!
Fórmula Indy, GP de Gateway, Classificação Final:
1 | J NEWGARDEN | Penske | Chevrolet | 2:24:10.940 |
---|---|---|---|---|
2 | P O’WARD | McLaren | Chevrolet | +0.540 |
3 | W POWER | Penske | Chevrolet | +5.866 |
4 | S McLAUGHLIN | Penske | Chevrolet | +6.662 |
5 | S BOURDAIS | Foyt | Chevrolet | +7.796 |
6 | T SATO | RLL | Honda | +8.262 |
7 | R HUNTER-REAY | Andretti | Honda | +14.026 |
8 | S PAGENAUD | Penske | Chevrolet | +15.542 |
9 | M ERICSSON | Ganassi | Honda | +18.768 |
10 | J HARVEY | Meyer Shank | Honda | +20.121 |
11 | C DALY | Carlin | Chevrolet | +22.104 |
12 | D KELLETT | Foyt | Chevrolet | +24.558 |
13 | T KANAAN | Ganassi | Honda | +26.837 |
14 | R GROSJEAN | Dale Coyne | Honda | +1 volta |
15 | J HINCHCLIFFE | Andretti | Honda | +17 voltas |
16 | F ROSENQVIST | McLaren | Chevrolet | NC |
17 | A ROSSI | Andretti | Honda | NC |
18 | C HERTA | Andretti | Honda | NC |
19 | S DIXON | Ganassi | Honda | NC |
20 | A PALOU | Ganassi | Honda | NC |
21 | R VEEKAY | Carpenter | Chevrolet | NC |
22 | E CARPENTER | Carpenter | Chevrolet | NC |
23 | G RAHAL | RLL | Honda | NC |
24 | E JONES | Dale Coyne | Honda | NC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário