O heptacampeão da NASCAR Cup Series fez suas primeiras voltas em um oval com o carro da Fórmula Indy no oval do Texas nessa semana.


Nessa segunda-feira (30 de agosto) Jimmie johnson fez seu primeiro teste em oval com um carro da Indy. Foi no oval do Texas Motor Speedway, a bordo do #48 da Ganassi, o mesmo carro no qual ele vem fazendo suas corridas em misto.


O treino começou as 6 horas da manhã locais, pois as temperaturas mais baixas são as melhores condições para os ovais. Scott Dixon estava lá para guiar a fim de fazer os ajustes, e examinar as condições de pista, enquanto Dário Franchitti e Tony Kanaan auxiliavam e davam dicas fora da pista para Johnson.


Após isso, Johnson guiou em alguns stints por cerca de quatro horas. Por ser um teste privado, não houve informações sobre número de voltas ou o tempo/velocidade marcadas por JJ.

Hoje foi meu primeiro passo para correr em uma Indy 500 ou potencialmente em ovais”, disse Johnson. “Em ovais, eu sinto que preciso trabalhar para ficar mais confortável com o carro na pista, e mais sessões de teste serão necessárias antes que eu possa tomar uma decisão (de correr em ovais), certamente mais conversas com minha família, com Chip, com nossos patrocinadores. Há muitas peças para se encaixar nisso, mas estou muito grato à equipe por achar uma data e dizer: 'Ei, vamos dar umas voltas, ver o que você acha', e então saberemos, assim que eu tiver um ou dois dias para digerir e pensar sobre o teste, qual pode ser o próximo passo e vamos para outro oval e tentar obter mais experiência trabalhando para uma corrida algum dia.


Pelas declarações não é possível saber o quanto JJ realmente gostou da experiência e se isso o faz pensar mais em ovais (obviamente ele disse que adorou o teste e correr em oval, mas todos dizem e nem sempre é verdade). Ele tem um contrato que termina no ano que vem na Ganassi, a princípio para correr todas as prova sem misto no #48.

“A experiência no geral foi incrível”, disse ele. “Aprendemos muito, fui capaz de ganhar velocidade - consegui alguns tempos de volta realmente rápidos. E estando em uma pista que já corri no passado (na NASCAR) foi útil. E o treino que fiz hoje me ajudou a juntar as semelhanças que existem entre a IndyCar e a NASCAR, e certamente há algumas diferenças que eu pude entender hoje também.  

Ele também traçou algumas semelhanças e diferenças entre a NASCAR e a Indy no Texas:

“A forma como você ataca a pista é muito semelhante aos meus dias de NASCAR", disse ele. "A visão que temos são um pouco diferentes e o ritmo do carro é um pouco mais rápido. Portanto, há um bocado de ajustes na minha linha de visão a fazer. As velocidades de processamento de ajustes no carro de corrida, e também as forças G laterais nas curvas são muito altas em comparação com o que estou acostumado ”. 

 Ainda não há mais testes previstos para Johnson em ovais na Indy, sendo seus últimos compromissos esse ano as três últimas provas do campeonato, nos circuitos mistos de Portland, Laguna Seca e Long Beach.


Fonte: Racer

Nenhum comentário:

Postar um comentário