A penúltima etapa do ano teve de tudo: poucos carros, chuva, problemas e três vencedores diferentes sendo que nenhum deles foi o líder do campeonato.


A penúltima etapa do campeonato foi uma rodada tripla no minúsculo autódromo de New Jersey Motorsports Park. O líder era Christian Rasmussen (Jay Howard) com 32 pontos de vantagem para Braden Eves (Exclusive Autosport) e mais de 80 pontos para Hunter McElrea (Pabst Racing).


No fim de semana teríamos apenas dez carros no grid devido a saída da DEForce Racing nesse fim de semana e a falta de Manuel sulaimán na Juncos. Mas, mesmo com o grid minguado, os cinco primeiros estavam muito próximos, dentro do mesmo décimo nos treinos livres.


Prova 1

Na primeira qualificação quem se deu melhor não foi nenhum dos três mas sim Reece Gold, onde o estreante se aproveitou bastante do bom acerto da Juncos nessa pista e conseguiu a pole no último segundo. McElrea largava na primeira fila, com o líder Rasmussen em terceiro e Braden Eves em quinto.


Já na largada, no sábado a tarde, aconteceu a largada. Gold largou muito bem e passou na primeira curva sozinho, enquanto McElrea e Rasmussen chegaram a ficar lado a lado mas o piloto da Pabst permanceceu a frente do líder. Mais atrás, James Roe vinha no quarto lugar mas largou mal, com Jack Miller (Miller Vinatieri) e Jacol Abel (Abel Motorsports) passando-o na curva um. Eves ficou encaixotado atrás de Roe, e caiu de quinto para sétimo lugar.


E... bem, mais nada aconteceu. Braden Eves mesmo brigando pelo campeonato ficou encaixotado atrás de James Roe e ficou no sétimo lugar. McElrea conseguiu se desvencilhar e abriu distância de Rasmussen consolidando o segundo lugar, enquanto o líder do campeonato ficou em terceiro. E Reece Gold vence!!



Prova 2

No domingo de manhã veio a segunda qualificação e a segunda prova. E com ela veio a chuva, que começou mais fraca durante a qualificação mas apertou bastante durante a corrida. 


No qualify quem se deu melhor for McElrea, que superou Artem Petrov (Juncos) e Braden Eves para conseguir a pole da segunda prova. A Jay Howard não se deu bem com o ajuste para chuva, e Rasmussen largou de nono e penúltimo lugar, a frente apenas de seu companheiro de equipe, Wyatt Brichacek.


Logo na largada, já entrando no domingo a tarde, a chuva apertou bem mais. Petrov passou McElrea por fora na curva um e assumiu a ponta, sendo que o piloto da Pabst ficou no segundo lugar segurando Eves. Mais atrás, Rasmussen e James Roe se tocam brigando pelo oitavo lugar, sendo que o líder do campeonato perde parte da asa dianteira e Roe vai para fora da pista. Rasmussen vai para os pits para trocar a asa e perde uma volta.


As corridas de chuva da Indy Pro 2000 tendem a ser mais confusas, mas também as diferenças entre carros aumenta muito. Petrov abriu um caminhão de diferença para McElrea e Eves e vence tranquilamente. McElrea recebeu um pouco de pressão nas quatro primeiras voltas, mas também passou a abrir distância e terminou tranquilo em segundo, enquanto Eves completava a corrida em terceiro cuidando da distância para Reece Gold, o quarto colocado.


Rasmussen terminou a corrida em penúltimo. Ele voltou dos boxes em último, mas ganhou uma posição com a batida e o abandono de James Roe na volta 20, subindo parar nono. Isso fez a distãncia dele para Eves no campeonato cair para 28 pontos, a menor distância e mais de dois meses pela luta do título.



Prova 3

Três horas depois da corrida 2, os pilotos iriam largar para a corrida 3. O grid de largada era decidido pela segunda melhor volta do segundo treino classificatório ou pela melhor volta da corrida, o que fosse mais rápido, no entanto todos os pilotos ficaram com o tempo da classificação porque as condições de chuva eram bem melhores.  McElrea e Eves ficaram com a primeira fila, seguidos por Artem Petrov e Reece Gold, e Rasmussen largava novamente da oitava posição, a frente apenas de seu companheiro de equipe e de James Roe.


A pista já estava sem chuva e mais seca nofim da prova 2, o que fez com que ela já estivesse completamente seca na prova 3 pela falta de chuva. A largada foi tranquila com McElrea e Eves mantendo a ponta seguido por Petrov, Jacob Abel e Reece Gold. 


Mas pouco depois finalmente o clima de calmaria acabou na Indy Pro 2000. Mais atrás, Rasmussen brigava pelo sétimo lugar com Kyffin Simpson (Juncos) ele acabou furando seu pneu dianteiro direito, indo aos pits para trocá-lo. Na abertura da volta seguinte, Gold e Abel dividiram curva lado a lado com Abel por dentro e Gold por fora, até que Abel deu um chega pra lá em Gold e ele acabou batendo no muro da curva dois, abandonando a prova. 


Abel perdeu momento e Jack Miller se aproximou para ultrapassálo na curva cinco, tendo colocado por fora e Abel por dentro, quando Abel toca a roda dianteira de seu carro na roda traseira de Miller, fazendo-o rodar. Miller ficou parado na pista, e Kyffin Simpson foi na grama  e rodou tentando desviar de Miller. 


A corrida continuou com verde porque Miller e Simpson conseguiram voltar pra corrida bem mais atrás do pelotão, enquanto Gold ficou no muro em uma posição não muito perigosa.


McElrea continuava líder na volta quatro, seguido por Eves, Petrov, Abel, Roe e Brichacek. Simpson vinha em sétimo mais atrás, Miller estava em oitavo mas foi aos boxes e perdeu uma volta, enquanto Rasmussen estava em nono e Gold abandonou. 


A prova esteve bem mais calma depois que quase meio grid bateu. Abel foi punido com 30 segundos ao final da prova e ficou em sétimo, a frente apenas de Miller e Rasmussen. Lá na frente, nada mudou e McElrea venceu, com Braden Eves em segundo e Artem Petrov em terceiro.



E mesmo depois do desastre das segunda e terceira prova, Rasmussen se manteve como líder do campeonato com 392 pontos. O segundo ainda é Braden Eves, mas a diferença caiu para apenas 18 pontos. Em terceiro vem Hunter McElrea mas, mesmo com uma vitória e três pódios no fim de semana, ele está a 45 pontos atrás e praticamente fora da disputa pelo título.


A próxima prova é a final com uma rodada dupla em Mid-Ohio. Ela será realizada no início de outubro com a disputa pelo título. Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário