Pato O’Ward se consagrou neste domingo (13) como o primeiro piloto a vencer duas vezes na temporada 2021 da Fórmula Indy. Na ocasião, o mexicano de Monterrey estragou a festa de Josef Newgarden, passando o rival nas voltas finais e ainda assumindo a liderança do campeonato.


Pato O'Ward celebra sua segunda vitória na temporada. (Foto: Arrow McLaren SP)


Vale destacar que o segundo lugar de Newgarden foi um tanto quanto heroico, já que o piloto da Penske estava com pneus macios bastante gastos. Álex Palou, Colton Herta e Graham Rahal fecharam o top-5.


Acidente já na largada



O início da corrida 2 em Detroit viu Josef Newgarden largando muito bem, deixando Colton Herta e Rinus VeeKay brigando pelo segundo posto logo atrás. Mais atrás, Alexander Rossi e Scott Dixon fizeram um sanduíche de Romain Grosjean, mas surpreendentemente nenhum dos três foi ao muro em meio à confusão.


No entanto, os carros ficaram lentos e deram origem a um efeito sanfona, que culminou com Sébastien Bourdais montando na zebra, James Hinchcliffe tirando o pé para não bater e levando uma paulada de Max Chilton. O piloto da Carlin levou a pior nisso tudo, perdendo o bico, parando na barreira de pneus e provocando a primeira bandeira amarela da prova.


Jimmie Johnson roda na pista



Ao longo da corrida, Newgarden conseguiu manter um bom ritmo ao liderar a prova, embora Herta começasse a ameaçar acabar com a sua festa. Foi então que Jimmie Johnson resolveu aprontar faltando 20 voltas para o fim da corrida, rodando sozinho e trazendo mais uma bandeira amarela.


A partir daí, surgiu um imenso drama para Newgarden, que não iria mais sofrer somente com o avanço de Herta, mas também de Palou, Rahal, Dixon, O’Ward e outros que entravam no bolo.


Grosjean sai novamente de um carro em chamas



A relargada veio a 12 voltas do fim, com Newgarden saindo muito bem novamente e deixando o problema para Herta, que foi bater roda com Palou. Então, mais uma amarela surgiu, desta vez causada por Romain Grosjean.


Na ocasião, o piloto franco-suíço saía do carro em chamas, mais uma vez. Felizmente, nada nem perto do que aconteceu no Bahrein, no fim do ano passado. Ainda assim, Grosjean abandonava de novo, deixando a disputa pela vitória para menos de oito voltas em bandeira verde.


A ultrapassagem que definiu a vitória do Pato



A relargada aconteceu com sete voltas para o fim. Newgarden saiu muito bem de novo, mas logo se viu ameaçado por Pato O’Ward, que voava na pista, atropelando Rahal e Palou e colando imediatamente em Herta.


Agressivo, o mexicano apertou, incomodou e viu Newgarden, sem pneus, abrir margem para erros. Foi então que o americano da Pense derrapou e Pato fez a ultrapassagem com direito a um toque entre os dois. Pato disparou e conquistou o seu segundo triunfo em 2021, tornando-se o novo líder da Indy.


A próxima corrida da Indy será realizada já no próximo domingo, no circuito de Road America, em Elkhart Lake, Wisconsin. Até lá!


Confira a classificação final da corrida 2 da Indy em Detroit:


1 P O’WARD McLaren Chevrolet 1:41:30.881
2 J NEWGARDEN Penske Chevrolet +6.760
3 A PALOU Ganassi Honda +6.939
4 C HERTA Andretti Honda +7.056
5 G RAHAL RLL Honda +7.695
6 W POWER Penske Chevrolet +8.442
7 S DIXON Ganassi Honda +8.832
8 S PAGENAUD Penske Chevrolet +9.064
9 M ERICSSON Ganassi Honda +9.525
10 S FERRUCCI RLL Honda +10.686
11 R HUNTER-REAY Andretti Honda +10.985
12 T SATO RLL Honda +11.576
13 A ROSSI Andretti Honda +14.210
14 J HINCHCLIFFE Andretti Honda +14.997
15 C DALY Carpenter Chevrolet +15.153
16 S BOURDAIS Foyt Chevrolet +15.273
17 E JONES Dale Coyne Honda +16.118
18 R VEEKAY Carpenter Chevrolet +18.855
19 J HARVEY Meyer Shank Honda +1 volta
20 S McLAUGHLIN Penske Chevrolet +1 volta
21 J JOHNSON Ganassi Honda +1 volta
22 M CHILTON Carlin Chevrolet +2 voltas
23 D KELLETT Foyt Chevrolet +9 voltas
24 R GROSJEAN Dale Coyne Honda NC
25 O ASKEW McLaren Chevrolet NC


Nenhum comentário:

Postar um comentário