Marcus Ericsson finalmente conquistou a sua primeira vitória na Fórmula Indy. Na primeira corrida do fim de semana em Detroit, marcada por duas bandeiras vermelhas e muita confusão, o piloto sueco aproveitou uma pane bizarra no carro de Will Power para ocupar o lugar mais alto do pódio.


Marcus Ericsson celebra sua primeira vitória na categoria. (Foto: INDYCAR)


De fato, é incrível analisarmos o azar gigantesco de Power. O piloto da Penske viu o seu carro morrer antes da relargada final, quando seriam mais apenas três voltas em bandeira verde. Ericsson, que vinha em segundo, subiu para a primeira posição e marchou sem problemas rumo à vitória, com Rinus VeeKay e Pato O’Ward fechando o pódio.


A largada



O início da corrida 1 em Detroit viu Pato O’Ward largar muito bem e deixar Alexander Rossi para trás. Romain Grosjean manteve a terceira colocação, com o companheiro Ed Jones pressionando logo atrás. A surpresa ficou pelo fato de que já na volta 3 grande parte do grid para os boxes para colocar os pneus duros, já que o forte calor local castigava os pneus macios de forma absurda.


Eventualmente, a corrida se tornou uma grande bagunça, com um pelotão mesclando pneus duros velhos, um contando com pneus duros novos e alguns poucos obstinados que ainda tentavam seguir de macios.


Acidente forte de Rosenqvist



A primeira bandeira vermelha da corrida surgiu antes mesmo da volta 30, quando Felix Rosenqvist travou o acelerador e bateu violentamente contra a barreira de pneus da curva 6, que se desfez. O impacto foi tão forte que chegou a destruir uma parte do muro de concreto, atrás dos pneus.


O Dr. Geoffrey Billows, médico da Indy, confirmou minutos depois que Rosenqvist seria levado ao hospital acordado e consciente. O sueco não registrou perda de sentidos por conta da pancada e foi levado ao hospital para realizar exames.


Cerca de uma hora e meia depois, bandeira amarela foi acionada e os carros puderam voltar à pista, com os boxes ficando muito movimentados. Depois da largada, ficava cada vez mais claro que Will Power tinha carro para vencer a corrida, mas quis o destino que o desfecho de tudo isso fosse muito diferente.


Pesadelo para Power



Na fase final da prova, surgiu uma nova bandeira amarela que logo virou vermelha. Agora o responsável era Grosjean, que havia estampado o seu carro no muro da curva 9. Restavam cinco voltas e a prova estava parada de novo.


Quando a pista foi finalmente liberada, algo pra lá de bizarro aconteceu: o carro de Power simplesmente não ligou e o australiano foi melancolicamente ultrapassado por todo o resto do grid ainda dentro dos boxes.


A primeira vitória de Ericsson na categoria



Com a maré de azar de Power, Ericsson virava líder com três voltas pela frente. Sua principal preocupação parecia ser Takuma Sato, que vinha imprimindo um ritmo forte antes da bandeira vermelha e contava com uma maior quantidade de segundos de push-to-pass. No entanto, o japonês da RLL não largou bem e logo se viu ultrapassado por Veekay e O’Ward.


No fim das contas, nem o holandês e nem o mexicano provaram ser ameaças reais a Ericsson, que conduziu o seu carro #8 rumo à linha de chegada sem grandes preocupações.


A segunda corrida da Indy está marcada para às 13h45 deste domingo (13). Você pode conferir as outras atividades do dia clicando aqui.


Confira a classificação final da corrida 1 da Indy em Detroit:


1 M ERICSSON Ganassi Honda 1:45:33.112
2 R VEEKAY Carpenter Chevrolet +1.729
3 P O’WARD McLaren Chevrolet +1.911
4 T SATO RLL Honda +8.169
5 G RAHAL RLL Honda +9.465
6 S FERRUCCI RLL Honda +9.567
7 A ROSSI Andretti Honda +10.341
8 S DIXON Ganassi Honda +10.896
9 E JONES Dale Coyne Honda +11.943
10 J NEWGARDEN Penske Chevrolet +12.506
11 S BOURDAIS Foyt Chevrolet +13.579
12 S PAGENAUD Penske Chevrolet +13.827
13 C DALY Carpenter Chevrolet +14.793
14 C HERTA Andretti Honda +16.089
15 A PALOU Ganassi Honda +17.253
16 J HARVEY Meyer Shank Honda +18.290
17 J HINCHCLIFFE Andretti Honda +19.011
18 D KELLETT Foyt Chevrolet +1 volta
19 S McLAUGHLIN Penske Chevrolet +3 voltas
20 W POWER Penske Chevrolet +3 voltas
21 R HUNTER-REAY Andretti Honda +5 voltas
22 M CHILTON Carlin Chevrolet +5 voltas
23 R GROSJEAN Dale Coyne Honda NC
24 J JOHNSON Ganassi Honda NC
25 F ROSENQVIST McLaren Chevrolet NC


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