Confira aqui quais os pilotos e a pinturas dos carros que irão dar as caras nas ruas de St. Petersburg, na Flórida, além de curtir um pouco mais dos detalhes e história do St. Pete Street Circuit.

Caso queira ver os horários e transmissão das atividades em St. Petersburg, elas estão aqui.


O Firestone Grand Prix of St. Petersburg será pela primeira vez a segunda prova da temporada. O circuito com exatas 1,8 milhas (ou 2,897 km) é um dos menores circuitos mistos da temporada, sendo maior apenas que Toronto por 23 metros. Ele percorre as ruas que margeiam a baía de Tampa, na área oeste da Flórida, passando também pelas ruas do entorno do estádio de baseball Al Lang Stadium e pelo aeroporto Albert Whitted, que serve como reta de largada e chegada.


É um circuito de rua com retas medianas e tem um ponto de ultrapassagem mais óbvio (a curva um, no final da reta do aeroporto) e dois pontos onde a ultrapassagem é difícil mas possível, na curva quatro em frente ao Al Land Stadium e na curva dez próximo a orla da baía de Tampa.


Normalmente a etapa é a abertura do campeonato com exceção em 2010 com a entrada da São Paulo Indy 300 e também no período de pandemia, quando foi a etapa de encerramento no ano passado e será a segunda etapa esse ano. 

 

O circuito e tem bastante relevância histórica para a Indy, sendo o primeiro circuito de rua e o primeiro circuito misto a receber uma prova da Indy Racing League, que só corria em ovais até então. Nessa prova ocorreu o primeiro 1-2-3-4 da Indy, com a Andretti Green terminando com seus quatro caros nas quatro primeiras posições.


O circuito também fez uma homenagem a Dan Wheldon em 2012, por ser a primeira prova após a fatalidade que vitimou o inglês, que morava com sua família em St. Pete, a rua que foi criada para fazer uma ligação entre a baía e o aeroporto recebeu seu nome.


O maior vencedor na pista da Flórida é Hélio Castroneves com três vitórias (2006-07-12). Além dele, a Penske conseguiu mais sete vitórias com Ryan Briscoe (2009), Will Power (2010-14), J P Montoya (2015-16) e Josef Newgarden, que venceu as duas últimas provas em St. Pete. Além deles, os piloto em atividade que venceram no circuito citadino foram Graham Rahal (2008, foi a primeira vitória dele na Indy), James Hinchcliffe (2013, também sua primeira vitória na Indy), e Sebastien Bourdais (2017-18). 

 

Essa é uma das poucas pistas onde Scott Dixon não venceu, ele tem seis pódios e oito Top 5, mas nunca cruzou a linha de chegada em primeiro. No quesito poles, o com melhores resultados é inquestionavelmente Will Power, com nove poles em onze edições.

 

Carros e Pilotos

 

Nesse fim de semana teremos novamente a presença dos 24 pilotos que largaram na etapa anterior, em Barber onde, nos carros que possuem algum tipo de revezamento de pilotos, Conor Daly permanece no #20 da Ed Carpenter Racing, Jimmie Johnson permanece no #48 da Chip Ganassi Racing, Romain Grosjean permanece no #51 da Dale Coyne Race with Rick Ware e Max Chilton permanece no #59 da Carlin.

 

 
Será que Will Power completará sua décima pole e Scott Dixon vai finalmente desencantar e vencer em St. Pete? Veremos! Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário