Excepcionalmente na temporada que começará esse ano, vários fins de semana de prova da Fórmula Indy terão apenas dois dias de atividades.

 


A medida foi anunciada no início de março pela presidência da INDYCAR, empresa que comanda, sanciona e organiza a Fórmula Indy, onde foi anunciado que onze fins de semana da categoria sofrerão uma redução de um dia em suas atividades.


Essa medida tem duas finalidades: diminuir o tempo de aglomeração que um fim de semana de evento da Indy pode causar, tendo em vista que é esperado que a maioria destes (senão todos) deve ter público presente e, ter milhares de pessoas se aglomerando por dois dias seguidos é melhor do que ter milhares de pessoas se aglomerando por três dias seguidos. A medida também visa diminuir custos de hospedagem e estadia de todo o padoque da Fórmula Indy, ajudando financeiramente as equipes e a própria categoria.


Por esse motivo, todos os fins de semana fora a segunda etapa em St. Pete, a oitava e nona etapas em Toronto e Nashville, respectivamente, a 11ª etapa em Gateway e a última corrida do ano em Long Beach, terão dois dias de atividades. Ainda não foi confirmado como serão distribuídas as atividades em cada fim de semana, mas é esperado que os fins de semana tenham um ou dois treinos livres e um classificatório no primeiro dia e um treino livre e a prova no segundo dia.


Além disso, os fins de semana em Detroit e no Texas, apesar de terem duas provas (uma no sábado e outra no domingo) também terão apenas dois dias de atividades. Nesses casos não se sabe se haverá um segundo treino classificatório substituindo o treino livre do segundo dia, como acontecia nos primórdios das rodadas duplas da Fórmula Indy, ou se o treino classificatório será unificado com o melhor resultado contando para a corrida 1 e o segundo melhor resultado de cada piloto contando para a corrida 2. 

 

Ou se será adotada uma terceira forma de formar o grid para a segunda prova sem necessariamente necessitar de um treino (seja pela classificação do campeonato ou pelo resultado na prova anterior). Essa é uma hipótese viável principalmente no caso do fim de semana em Detroit, já que a segunda corrida ocorrerá ao meio-dia no horário local, não havendo muita margem de trabalho nos horários do fim de semana.


Outro caso especial fica por conta da última etapa em ovais da temporada, realizada em Gateway. O evento perderá dois dias de atividades terá apenas um dia de evento onde, no sábado, dia 21 de agosto, a categoria realizará um ou dois treinos livres, o treino classificatório e a corrida no mesmo dia. O dia anterior, que também seria utilizado pela Indy para treinos, será exclusivo da NASCAR Camping World Truck Series, que também reduzirá suas atividades em um único dia.


Importante ressaltar que os fins de semana em St. Pete, Toronto, Nashville e a final em Long Beach continuarão com três dias de atividades, tendo em vista que ocorrerão nesses locais vários eventos em paralelo com a Indy, sejam eles de automobilismo (como no caso de Toronto e Long Beach), eventos locais (como no caso de St. Pete) ou eventos musicais (como no caso de Nashville). 


Os treinos para as 500 milhas de Indianápolis, até o momento, permanecem inalterados mesmo com a pandemia e seguem a tradição do evento: treinos livres de terça até quinta na semana após a corrida em Indianápolis misto, o Fast Friday acontecendo na sexta, os dois dias de classificação acontecendo no sábado e no domingo e o Carb Day acontecendo na sexta anterior à prova, deixando livre de segunda a quinta caso a categoria interprete que seja necessário mais treinos para a prova e o Rookie Orientation Program sendo decidido apenas um mês antes da prova.


Com isso, a temporada da Fórmula Indy terá apenas 43 dias de atividades oficiais de fins de semana de prova. Isso, aliado a pré-temporada ficar cada vez maior com o calendário compacto, dá uma sensação de que a categoria está cada vez passando mais rápido, o que é ruim. 

 

No entanto, fins de semana mais compactos fazem com que a categoria fique cada vez mais atraente do ponto de vista logístico, tendo em vista que fins de semana bem curtos encaixam melhor em agendas de locais interessados em receber algum outro evento em conjunto com a Indy ou pelo simples fato da categoria incomodar menos a população local, como no caso de circuitos de rua. Estratégia semelhante é adotada pela Fórmula-E e vem obtendo bastante sucesso logístico e pode ser adotada ocasionalmente pela Indy para se acomodar em circuitos com outras categorias, como as recentes operações em conjunto com a NASCAR.



Fonte: Motorsport.com

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