O dinamarquês venceu duas das três provas no Thunderbolt Raceway e se sagra campeão da temporada 2020 da USF2000. Dudu Barrichello vence sua terceira prova na categoria.

Piloto com mascara


No fim de semana passado (desculpa a demora) aconteceu a penúltima etapa do ano no Road to Indy, uma rodada tripla tanto da USF2000 quanto da Indy Pro 2000, a The Andersen Companies USF2000 Grand Prix at New Jersey Motorsports Park. 
 
O fim de semana teve uma baixa para os brasileiros. Infelizmente, Kiko Porto foi diagnosticado com Covid-19 e não participou dessa etapa do campeonato. O brasileiro segue assintomático e em isolamento, a fim de melhorar e conseguir voltar para as competições logo.
 
Mas as atenções todas estavam voltadas para a disputa do título. Christian Rasmussen (Jay Howard Driver Development), até a terceira etapa do ano, tinha vencido todas as corridas e liderava o campeonato com grande vantagem mas tinha vacilado um bocado nas duas rodadas triplas seguintes, em Indianápolis Misto e Mid-Ohio 2, fazendo com que a diferença dele para o segundo colocado, Reece Gold (Cape Motorsports), para apenas 14 pontos (lembrando que uma vitória nas categorias do Road to Indy vale 33 pontos).

Além deles, correndo por fora tínhamos Dudu Barrichello (Pabst Racing). O brasileiro se recuperou bastante durante o campeonato, conquistando duas vitórias e chegando ao terceiro lugar no campeonato a 50 pontos do líder, ainda com razoáveis chances de título. Atrás dele estava o companheiro de equipe do vice-líder, Michael d'Orlando, a 73 pontos do líder e com algumas poucas chances de título.

Chegamos a New Jersey para a rodada tripla com a expectativa de ver como Rasmussen se comportaria perante a, principalmente, Gold. No entanto, o piloto da cape não consegue acompanhar o ritmo de Rasmussen e acaba ficando para trás, fazendo com que a disputa fique entre o líder do campeonato e Dudu Barrichello, sendo que o brasileiro tinha de descontar uma grande diferença de pontos.
 
Um outro ponto complicador é o Thunderbolt Raceway, que é um circuito pequeno, estreito e sem pontos óbvios de ultrapassagens, fazendo com que as corridas fossem bastante travadas, mais até do que as vista em Mid-Ohio. Por esse motivo não tem muito o que descrever das provas, sendo que muito dos resumos é 'tal piloto largou, terminou e permaneceu toda a prova em tal posição'. Sinto muito.
 
Barrichello sendo entrevistado no pódio da primeira vitória em New Jersey.
 
Na primeira parte do fim de semana, Barrichello levou a melhor contra os outros, fazendo a pole na sexta-feira e vencendo a primeira prova de ponta a ponta. O resultado foi ótimo, sendo esta a terceira vitória do brasileiro na categoria, mas Rasmussen largou e permaneceu toda a prova logo atrás do brasileiro, terminando a primeira corrida em segundo. Com isso, apenas onze pontos foram descontados na disputa pelo título, caindo de 50 para 39 pontos. 
 
Pior ainda foi a situação de Reece Gold. O vice-líder largou a primeira prova da quarta posição e chegou a assumir o terceiro posto na primeira volta mas na disputa de posição para assumir esse posto acabou danificando sua asa dianteira. Com isso, perdeu desempenho e caía volta a volta pelo grid, terminando a corrida em 15º, marcando apenas 6 pontos e já ficando a 33 pontos da liderança do campeonato.

A situação pioraria ainda mais para ambos no sábado. Com o tempo bastante instável em New Jersey, onde a chuva vinha e ia embora muito rapidamente durante todo o dia, Rasmussen brilhou e voltou a dominar de forma que não se via desde as primeiras etapas do ano. Ele fez a pole e liderou de ponta a ponta a prova 2, enquanto Barrichello largou, permanecia o tempo todo da prova e terminou a corrida na terceira posição. Gold teve outra prova mais ou menos, largando em quinto e terminando em sexto.

Na terceira prova, Rasmussen largou do segundo posto enquanto Barrichello largava de quarto e Gold de sétimo. A corrida foi interrompida com bandeira vermelha devido a chuva e a batida do primeiro colocado, Nolan Siegel. Na volta da bandeira verde, com Siegel batido e fora da prova, Rasmussen liderou o resto da corrida e ganhou a terceira prova também, enquanto Barrichello caiu para sétimo e Gold para nono. Isso porque alguns pilotos aproveitaram a bandeira vermelha dada pela direção de prova a fim de que todos trocassem os pneus para a pista molhada e alguns carros aproveitaram e também mudaram um pouco o acerto, se destacando na corrida com chuva.

Essas duas vitórias, em conjunto com os resultados de Barrichello e Gold, deram o título matemático a Christian Rasmussen. O dinamarquês tem 69 pontos de distância para os dois pilotos mais próximos e, como na última etapa do ano em St. Petersburg serão disputadas duas corridas e 66 pontos, ele tem o título matemático da categoria.

É um título bastante merecido. Ele despontou na categoria já no ano passado, sendo o único piloto a conseguir disputar de igual para igual com Hunter McElrea e Braden Eves, mesmo estando em uma equipe estreante, a Jay Howard Driver Development, e ele mesmo ser estreante na USF2000. Nessa temporada, esse desempenho em conjunto com uma experiência maior e um aumento da estrutura e condições da equipe de Jay Howard fizeram com que ele fosse praticamente imbatível no início do ano, conquistando seis vitórias nas primeiras seis corridas. Ele acabou perdendo um pouco de ritmo durante o campeonato para as equipes que eram mais fortes, como a Pabst e a Cape mas conseguiu se recuperar e dominar mais um fim de semana, conquistando o título matemático.

Sua subida para a Indy Pro 2000 será um grande passo na carreira, onde temos de aguardar qual equipe ele escolherá para subir, tendo em vista que a Jay Howard não possui carros na categoria. Esse passo deve ser um dos mais importantes em sua carreira, tendo em vista que Rasmussen não tem grandes aportes financeiros e depende muito de bons resultados para conseguir avançar mais no Road to Indy.

Já na disputa pelo vice-campeonato, temos Barrichello e Gold literalmente empatados com 306 pontos, onde o brasileiro leva vantagem nos critérios de desempate por ter mais vitórias. O quarto colocado do campeonato ainda é Michael d'Orlando, mas ele já está a 47 pontos dos segundos colocados e tem pouquíssimas chances de chegar nos dois. Kiko Porto, sem correr, acabou caindo do décimo para o 13º lugar no campeonato com 141 pontos.

A próxima etapa acontece nesse fim de semana em St. Pete! Até lá!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário