O americano da Juncos Racing varreu a concorrência vencendo as três provas do fim de semana em Indianápolis, acirrando ainda mais a briga pelo título da Indy Pro 2000.

Carro Indy Pro 2000

Parece meio aleatório, mas as duas categorias de acesso à Fórmula Indy esse ano, a Indy Pro 2000 e a USF2000, correram na quinta e sexta-feira (3 e 4 de setembro) no circuito misto de Indianápolis. As duas categorias fizeram uma rodada tripla, com uma corrida na quinta e duas na sexta.


Mesmo com várias atividades, o brilho maior ficou por conta do americano Sting Ray Robb. O jovem de 19 anos é um dos favoritos ao título por dois grandes motivos: primeiro, ele está fazendo sua quarta temporada na categoria, sendo o único piloto que correu nela quando ainda se chamava Pro Mazda, sendo o mais experiente do grid na categoria; e segundo porque ele corre na Juncos Racing, a equipe mais forte do grid (disputando bem próximo com a Andretti Autosport).


No entanto, Sting Ray nunca se destacou muito nas temporadas anteriores, tendo como melhor resultado no campeonato um quarto lugar (num ano em que sete correram a temporada completa). Ele, aliás, conquistou sua primeira vitória esse ano em Mid-Ohio 3.  


Mas hoje foi seu fim de semana de brilhar. Ele conquistou duas poles e venceu as três provas do fim de semana, além de conseguir liderar mais voltas em todas elas. Tamanho domínio foi possível graças ao ótimo acerto que a Juncos conseguiu no fim de semana, conseguindo colocar seus dois pilotos: Sting Ray Robb e Artem Petrov na briga pela vitória o fim de semana todo.


Petrov teve um ótimo começo de fim de semana conseguindo a pole da primeira corrida e vinha liderando a  primeira prova, mas acabou sendo ultrapassado por Robb e Hunter McElrea (Pabst Racing) na nona volta, terminando a corrida em terceiro. No fim da prova, ele foi punido por queimar a relargada da primeira bandeira amarela, recebeu 30 segundos de punição e caiu para o décimo lugar da corrida. McElrea conseguiu garantir o segundo lugar da prova, e Parker Thompson subiu para o terceiro posto.


Devin de Francesco, o então líder do campeonato, também teve vários problemas na primeira corrida. Ele largou apenas da oitava posição (num grid com 14 carros), acabou indo pra grama ainda na primeira volta, caindo para o fim do grid. Fez uma longa corrida de recuperação onde, com algumas ultrapassagens e vários pilotos com problemas, conseguiu selvar um quarto lugar com a punição de Petrov.


Essa prova teve como ponto de destaque o forte acidente entre Braden Eves e Danial Frost na antepenúltima volta. O campeão da USF2000 do ano passado acabou se tocando com o piloto de Cingapura, quebrou o eixo da roda de seu carro, passou por cima da roda solta e capotou em direção ao muro:

 

Braden Eves foi levado para o hospital de Indianápolis de maca, onde foi diagnosticado com fraturas em duas vértebras do pescoço e, infelizmente, ficará de fora do resto da temporada.


As duas outras corridas foram bem mais mornas. 


Na segunda prova quase não houve ações, com as principais ultrapassagens acontecendo na largada. Robb liderou de ponta a ponta e venceu a corrida, com Devin de Francesco fazendo ótima largada passando Petrov e Frost, pulando de quarto para segundo e terminando nessa posição, com Petrov em terceiro e Frost em quinto, após também perder posição para Thompson na segunda volta.


A terceira prova foi um bocado mais emocionante. A largada foi tranquila para todos exceto Danial Frost, que errou o ponto de freada e passou reto na curva um, caindo para o fim do grid. No próximo ponto de ultrapassagem, a curva sete, de Francesco e Thompson, que vinham em terceiro e quarto lugares, se tocaram e caíram para o meio do pelotão. 


Thompson e Manuel Sulaimán (que largou do último lugar na prova) conseguiram fazer corridas de recuperação e escalar o grid novamente, com Sulaimán terminando em quarto e Thompson em quinto. Em contrapartida, de Francesco e Frost não conseguiram fazer o mesmo e se mantiveram no meio do grid, terminando em oitavo e nono, respectivamente.


Lá na frente, sem muita ação, Artem Petrov largou em quinto, ganhou duas posições quando de Francesco e Thompson se tocaram e terminou em terceiro. Hunter McElrea largou e terminou em segundo, enquanto Robb largou e terminou em primeiro, vencendo sua quarta prova na carreira.


Com as três vitórias, Robb assumiu pela primeira vez na sua carreira a liderança do campeonato da Indy Pro 2000. Agora ele tem 256 pontos, dezesseis a mais que Devin de Francesco, que foi bem nas etapas em oval (que recompensavam os pilotos com 50% a mais de pontos) mas caiu para o segundo lugar no campeonato. 


O terceiro no campeonato é Artem Petrov com 207 pontos, oito pontos a mais que Danial Frost, que tem quinze pontos a mais que Hunter McElrea, que tem catorze pontos a mais que Parker Thompson, o sexto colocado no campeonato.


E.. bem, é isso por esse fim de semana na USF2000! O próximo evento confirmado é mais uma rodada tripla nos dia 10 e 11 de outubro em New Jersey Motorsports Park. No entanto, houve o cancelamento da rodada tripla em Mid-Ohio em Julho e, no caso dela voltar, pode ser antes dessa rodada em New Jersey! Até lá!!


E, por fim, um pedido de desculpas. A gente costumava fazer uma cobertura típica das categorias de acesso à Fórmula Indy, com descrição das provas e uma cobertura mais ampliada do campeonato. No entanto, a dificuldade de acesso aos replays das provas e atividades (são três dias inteiros de atividades o dia todo), a falta de tempo deste que vos escreve e o baixo retorno que esses textos davam (pois, além de não darem muito retorno, ficavam no meio das várias postagens do fim de semana e atrapalhava o desempenho dos outros textos). Era bem frustrante aquele formato, onde passava três dias inteiros acompanhando textos e live timing onde, caso quisesse rever alguma atividade não podia por não ter replays, daí produzia textos gigantes que consumiam muito tempo para quase ninguém. 


Agora tenho um novo formato, onde o problema do tempo é resolvido e o problema dos replays é parcialmente resolvido, já que não tenho que cobrir lances de corrida mais obscuros. Espero realmente que apreciem, ficar sem cobrir o Road to Indy é muito frustrante pra mim. Fico realmente feliz em fazer esses textos e fico ainda mais feliz que alguns outros veículos de mídia vem mostrando cada vez mais as categorias de acesso à   Fórmula Indy em seus conteúdos, fazendo com que meu texto fique menos importante por não ter a obrigação de reportar as coisas.

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